South Cry: Pop Rock límpido e surpreendentemente emotivo
Resenha - Blue Moon - South Cry
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de julho de 2011
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Mesmo com uma ferramenta facilitadora como a internet, é impossível acompanhar toda a movimentação que acontece na cena musical de um país com as proporções continentais desse Brasilzão... Então, é natural que muitos lançamentos acabem não alcançando um maior público, como seria o ideal. De qualquer forma, nunca é tarde para conhecer nomes promissores como o South Cry, uma excelente banda da cidade de Bom Jardim (RJ).

Os álbuns "Beyond Metaphor" (03) e "Keep An Eye On Me" (08) provam que o South Cry não é um novato. Mas foi a partir daí que o pessoal investiu consideráveis esforços para que seu nome viesse a ter maiores chances de reconhecimento, contratando um empresário norte-americano e indo gravar seu terceiro álbum no famoso Compass Point Studios (Bahamas), com Sylvia Massy, produtora que inclusive já conquistou um Grammy Awards.
Como não poderia deixar de ser, "Blue Moon" possui um acabamento de áudio impecável e perfeito para o Pop Rock límpido e surpreendentemente emotivo do South Cry. São arranjos simples que primam pelo extremo bom gosto em canções que oscilam entre o swingado e o introspectivo, transmitindo uma positividade contagiante que fatalmente resulta em uma audição agradável do começo ao fim.
Além de toda essa seção instrumental marcante, conta muito a favor a significativa e descontraída atuação do vocalista Daltri Barros, cujo timbre remete parcialmente a Rob Thomas (Matchbox 20) e Anthony Caleb Followill (Kings Of Leon). O som muda um pouco ao longo das 12 faixas, mas nunca se afasta do quadro geral, tendo em "Lord Of Sound", "Thank You", L.I.A.R. ou a matadora releitura do clássico "Help" (Beatles) algumas das evidências de como esses fluminenses sabem trabalhar em prol de seus objetivos.
Os detratores ridicularizam o rock pop por sua (óbvia) tendência comercial, mas é inegável que o gênero está aí, com espaço garantido entre a mídia e público. O lance é se esquivar das apelações que a indústria despeja no mercado, e certamente "Blue Moon" é um belo exemplo de como elaborar música de fácil assimilação, mas com a imprescindível substância. Confiram e tirem suas conclusões: o South Cry tem tudo para sair da obscuridade e alcançar o público que aprecia Radiohead, Pearl Jam, Matchbox 20, Oasis e similares.
Contato:
http://www.southcry.com
http://www.myspace.com/southcry
Formação:
Daltri Barros - voz e guitarra
Guill Erthal - guitarra
Patrick Siliany - baixo
Victor Cunha - bateria
South Cry - Blue Moon
(2010 / Big Sky Rock – nacional)
01. Paradox
02. Lord Of Sound
03. Mayfly
04. Help
05. Autumn
06. Actually
07. Thank You
08. Icarus
09. This Could Be
10. Russian Roulette
11. L.I.A.R.
12. She!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
A lenda do rock nacional que não gosta de Iron Maiden; "fazem música para criança!"
Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
A dificuldade de Canisso no estúdio que acabou virando música dos Raimundos
Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Os 10 melhores discos de metal progressivo lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
Dia Mundial do Rock: 50 músicas para apresentar rock e metal para quem não é muito fã
O ex-guitarrista do Guns N' Roses que Slash considera melhor do que ele
O motivo pelo qual Steven Tyler disse que "daria na cara" de Elvis Presley

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



