Band: "Stage Fright ", clássico atemporal do lendário grupo
Resenha - Stage Fright - Band
Por Pedro Canuto
Postado em 08 de junho de 2011
O fim dos anos 60 é lembrado porbandas psicodélicas, canções intermináveis e o surgimento daquilo que viria a ser o heavy metal, mas muita gente se esquece do THE BAND justamente por fazerem exatamente o contrário que sua geração pedia - mas que banda incrível!
Em 1970 o THE BAND, comandado por Robbie Robertson, viria a lançar seu terceiro álbum de estúdio, seguindo uma linha mais roqueira que os dois trabalhos anteriores igualmente incríveis, diga-se de passagem, mas mantendo as principais características do grupo como a guitarra de Robbie sutil, mas sublime, as belas harmonias vocais e o inconfundível órgão de Garth Hudson.
A bolacha já abre com a frenética "Stranberry Wine", composição roqueira de Levon e Robbie, que segundo a lenda foi gravada por um Levon chapado de Heroína.
Logo depois de toda a agitação da primeira faixa, vem a melhor música do álbum e uma das melhores canções de todos o stempos. "Sleeping" é uma daquelas músicas que não se entende o motivo de nunca estar nos shows ou coletâneas, desde a bela letra de Robbie ao inconfundível e perfeito vocal de Richard Manuel, é sempre emocionante ouvir esta canção.
Você logo se surpreende com a terceira faixa "Time to Kill", presença obrigatória em todos os shows do THE BAND, o som traz um riff rasgado de Robbie e um belo solo desse mestre da guitarra.
A quarta faixa do CD é uma daquelas músicas que aumentam seu astral "Just Another Whistle Stop" possui uma bela harmonia e sempre vinha acompanhada de uma fantástica sessão de improviso antecedendo-a nos shows.
Depois da animada canção anterior vem a melodia emocionante e introspectiva de "All La Glory", uma bela amostra das baladas inconfundíveis do THE BAND, onde Garth Hudson mostra parte de seu maravilhoso arsenal de timbres.
Virando o disco a qualidade se mantém intacta com "The Shape I'm In", uma música animada e dançante que mostra a altíssima qualidade de guitarrista rítmico que Robbie possuía.
Aqui temos outro rockão de primeira, "The W.S. Walcott Medicine Show" foi um dos maiores sucessos do álbum e possui ótima letra e melodia.
Talvez a menos genial música do disco, se podemos dizer assim, "Daniel and the Sacred Harp" é sim muito boa, mas pode cansar com o tempo. Mas a qualidade sobe em seguida com a canção que nomeia a obra e mostra porque Rick Danko era o frontman da banda nos shows e também prova que Rick é um dos baixistas e vocalistas mais injustiçados do rock, a música beira a perfeição.
Fechando com "chave de ouro", "The Rumor" é um primor de letra e música com excelentes vocalizações. Enfim "Stage Fright" é um daqueles álbuns eternos, que você pode se orgulhar de dizer que levaria para uma ilha deserta. Procure pela edição da Capitol lançada em CD com ótimas raridades, um prato cheio para os fãs de boa música.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
13 shows internacionais de rock e metal no Brasil em dezembro de 2025
A maior música do rock progressivo de todos os tempos, segundo Steve Lukather
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
O álbum do AC/DC que é o favorito de Angus Young, guitarrista da banda
John Bush não se arrepende de ter recusado proposta do Metallica
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Nem Jimi Hendrix, nem Eric Clapton existiriam sem esse guitarrista, afirma John Mayer
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
Ex-integrantes do Cradle of Filth levam Dani Filth aos tribunais
Greg Mackintosh relutou, mas cover que ele não queria gravar virou "hit" do Paradise Lost
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
Álbum ao vivo da última turnê de Paul Di'Anno será lançado em 2026
Kurt Cobain sobre como "finalmente" conseguiu ouvir Black Sabbath quando garoto
A banda de abertura forçada pelo Led Zeppelin a sair do palco; "não aguentaram a pressão"
A opinião de Rob Halford sobre o Slayer e "Angel Of Death"


A banda que fez Eric Clapton cogitar largar o Cream para tocar com eles
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



