Michael: Bandas brasileiras em tributo ao rei do pop
Resenha - Michael - Um Tributo Brasileiro a Michael Jackson
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 25 de janeiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dois anos após a morte de MICHAEL JACKSON, uma série de homenagens ao cantor permanece invadindo as lojas ao redor do mundo. Do disco póstumo "Michael" (2010) ao filme "This Is It", nenhum outro lançamento é mais surpreendente do que "Michael: Um Tributo Brasileiro a Michael Jackson", do selo Discobertas. O CD, que não reproduz o repertório clássico do cantor, investe em bandas nacionais até certo ponto desconhecidas – mas que indicam um certo quê de personalidade em suas versões.
Michael Jackson - Mais Novidades
Embora não tenham sido pensadas como uma unidade, as versões que compõem "Michael: Um Tributo Brasileiro a Michael Jackson" mantêm um nível extremamente padronizado (e excelente) de qualidade. As músicas, que foram gravadas em diferentes estúdios entre 2009 e 2010, contam com a mesma pré-edição e a mesma masterização, assinadas por Marcelo Froés e Ricardo Cavalheira, respectivamente. Com o apoio das editoras que detêm os direitos sobre as músicas, os artistas nacionais puderam trabalhar livremente em cima das músicas de MICHAEL JACKSON sem abrir mão de suas características próprias.
O repertório, que faz um panorama bastante completo da trajetória do rei do pop, apresenta artistas até certo ponto desconhecidos – mas de muito talento. A abertura do álbum ficou por conta de JORGE AILTON, cantor e baixista carioca. O músico assina uma versão até mais vibrante e contagiante de "Blame It on the Boogie", do THE JACKSONS FIVE. Na sequência, o MOOBWA (banda do multi-instrumentista Duca Mendes) evidencia bom gosto em uma versão mais dramática e densa de "Don’t Stop ‘til You Get Enough", que usa e abusa de sintetizadores. Os fãs mais ortodoxos podem até torcer o nariz, mas é nítida a maneira interessantíssima que Duca reconstruiu a faixa.
As outras bandas que completam o repertório de "Michael: Um Tributo Brasileiro a Michael Jackson" exploram muitas referências da música brasileira em suas contribuições. Os cariocas da AMPLEXOS uniram o gingue do pop/rock nacional à sonoridade típica do rei do pop em "Off the Wall". Por outro lado, a acentuada vertente indie do ELETRO deu uma cara nova a "Rock With You". No entanto, a aposta mais tradicional do FUZZCAS (com um certo ar vintage e indie) dá a "The Way You Make Me Feel" o rótulo de outro inegável destaque do tributo, sobretudo pela interpretação da cantora Carol Lima frente ao (mais um) quarteto carioca.
Com as mesmas referências do pop/rock indie, o power-trio por trás do FILHOS DA JUDITH trouxe ao tributo uma interessante releitura de "Wanna Be Startin’ Somethin’", com uma cara bem mais rock e alternativa do que a sua gravação original e verdadeiramente dançante. Do mesmo modo, "Ben" – outra música do THE JACKSONS FIVE – ganhou uma sutileza extra, através unicamente da voz e dos violões da dupla TWIGGY & LUCINHA TURNBULL, o que a sua versão original não possui. Entretanto, "One Day in Your Life", interpretada pela gaúcha HEVELYN COSTA em formato acústico, pode não aparentar as mesmas virtudes que as demais composições do CD possuem.
Infelizmente, a dupla MÁRCIO BIASO & APOENA não soube dar a "The Girl is Mine" o mesmo toque particular à música de MICHAEL JACKSON que os outros artistas do tributo proporcionaram aos fãs do rei do pop. O disco, que parece perder um pouco da sua intensidade nessa sequência de pouco brilho que vai até "The Man", assinada por RODRIGO SANTOS – se recupera brilhantemente na absoluta "Black or White". A carioca JEHANE, além de se mostrar uma cantora muito competente, recriou as guitarras indefectíveis da faixa no piano. O rock n’ roll se transformou em uma balada muito bonita. Por fim, "Bad" – outro clássico do cantor norte-americano – ganhou uma interessante roupagem indie rock com o LES POPS, que chegou a incluir um inusitado banjo na sua releitura.
Certamente, "Michael: Um Tributo Brasileiro a Michael Jackson" é uma sincera e uma homenagem musicalmente rica a um dos maiores artistas pop (e por que não rock?) de todos os tempos. A iniciativa do selo Discobertas em juntar bandas de pouca expressão no cenário brasileiro (e de qualidades inegáveis) em versões muitas vezes diferenciadas, merece o nosso reconhecimento. Não deve ter surgido em todo o mundo um tributo mais interessante do que esse.
Track-list:
01. Blame It on the Boogie (Jorge Ailton)
02. Don’t Stop ‘til You Get Enough (Moobwa)
03. Off the Wall (Amplexos)
04. Rock With You (Eletro)
05. The Way You Make Me Feel (Fuzzcas)
06. Wanna Be Startin’ Somethin’ (Filhos da Judith)
07. Ben (Twiggy & Lucinha Turnbull)
08. One Day in Your Life (Hevelyn Costa)
09. The Girl is Mine (Márcio Biaso & Apoena)
10. The Man (Rodrigo Santos)
11. Black or White (Jehane)
12. Bad (Les Pops)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
A atitude inocente de John Bush que chocou os integrantes do Anthrax
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Corey Taylor, do Slipknot, explica porque o mundo Pop não suporta o Heavy Metal
A diferença entre público de São Paulo e Rio de Janeiro, segundo Humberto Gessinger
A hilária atitude da Blitz que hoje seria alvo certo de cancelamento na internet


Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Veja o teaser oficial de "Michael", cinebiografia de Michael Jackson
Anika Nilles do Rush lembra o início na bateria: "Michael Jackson me manteve firme"



