4 Cantos: Pop Rock com música regional e World Music
Resenha - Ao Vivo em Curitiba - 4 Cantos
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 07 de janeiro de 2011
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não há dúvidas de que nenhuma outra banda foi mais ousada na sua estreia do que a 4 CANTOS. O quinteto paranaense realizou um show fechado, exclusivo para convidados e imprensa, onde gravou o seu primeiro álbum, o CD e DVD "Ao Vivo em Curitiba". Embora busque se destacar pelo acentuado profissionalismo, o grupo ainda precisa formatar com maior precisão o seu pop/rock para voos mais distantes.

Com muitas referências da música regional e da world music, Cassyano Correr (vocal/violão), Rogério Bastos (guitarra), Maycon Ananias (piano), Leomaristi dos Santos (baixo) e Guto Teixeira (bateria) misturam uma série de instrumentos inusitados – como a percussão do fandango e o ukelele – no seu pop/rock bem simples. A banda, que antes assinava com o nome ESCOLA DE ROBÔ, emplacou duas músicas nas paradas das rádios do Paraná e realizou uma sequência de shows de sucesso pelo estado. Em sua nova empreitada, os cinco músicos uniram regravações da sua antiga banda e composições recém feitas em "Ao Vivo em Curitiba".
Certamente, Cassyano Correr & Cia. mostram muita qualidade técnica e bom gosto na sua essência mais criativa. Entretanto, a 4 CANTOS necessita incluir em sua música elementos que possam projetar o grupo com mais força dentro do cenário nacional – extremamente competitivo e pouco aberto às novas propostas. De qualquer forma, a sonoridade mais cadenciada do quinteto reflete uma tendência acentuadamente mais pop e destinada às baladas emotivas. As músicas, que definitivamente não possuem a natureza mais crua do rock, podem passar um pouco despercebidas em "Ao Vivo em Curitiba" – mesmo com a complexidade de arranjos e de melodias adotadas pelo grupo.
No entanto, as músicas que compõem "Ao Vivo em Curitiba" são diretas e não ultrapassam os quatro minutos de duração. De um lado, composições como "Seis Cordas" e "Caos de Todo Dia" mostram o lado mais animado e dançante da banda. De outro, "Ser João ou Ser José" e "Extranjero" (essa com letras em espanhol) evidenciam a capacidade do quinteto em construir baladas com melodias bonitas e bem encaixadas. De qualquer modo, são somente essas que – ao lado da enérgica "Menina" – se destacam no disco. O restante das faixas, que parece circular em torno de características simples demais e raros momentos de inspiração ou de impacto sonoro, acaba passando em branco dentro do repertório da 4 CANTOS, sobretudo para os fãs que buscam uma identificação mais particular com o grupo curitibano.
De qualquer forma, a 4 CANTOS é, claramente, mais do que uma aposta para a música brasileira do momento. A banda, que mostrou muita ambição e competência técnica no seu primeiro registro ao vivo, está no caminho para a conquista de certo reconhecimento em todo o Brasil. Com um pouco mais de cuidado no processo criativo e mantendo a boa qualidade em estúdio – que pode ser conferida através de "Caos de Todo Dia" e "Ser João ou Ser José" que encerram o álbum –, a 4 CANTOS definitivamente irá figurar entre os nomes emergentes do nosso pop/rock.
Track-list:
01. Seis Cordas
02. Caos de Todo Dia
03. Menina
04. Luna Y Sol
05. Deusa Star
06. Gasolina
07. Mesmo Lugar
08. De Minha Janela
09. Ser João ou Ser José
10. Extranjero
11. Marina
12. Parece que Foi Ontem
13. Além Alma
14. Por que Não?
15. Caos de Todo Dia
16. Ser João ou Ser José
Outras resenhas de Ao Vivo em Curitiba - 4 Cantos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
"Guitarra Verde" - um olhar sobre a Fender Stratocaster de Edgard Scandurra
O compositor que Paul McCartney admite jamais conseguir igualar: "Eu o invejo"
Kiko Loureiro relembra o dia que tocou música de Lô Borges com Marty Friedman
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Aerosmith: As 20 frases mais ultrajantes de Steven Tyler
Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica
Seria do Iron Maiden o melhor álbum de heavy metal de todos os tempos?

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto
Charlie Brown Jr.: uma experiência triste e depressiva



