O clássico que é imbatível, segundo Slash e Bruce Dickinson; "não existe nada mais pesado"
Por Bruce William
Postado em 17 de janeiro de 2025
Durante conversa em 2022 com Matt Pinfield em um episódio do programa New & Approved, Slash revelou qual álbum mais o impactou em sua carreira. Segundo ele, esse trabalho criou as bases para um estilo que influenciou gerações e estabeleceu novos padrões de peso e criatividade.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Se você pensar no cenário musical da época, de repente surge esse trabalho sombrio que abriu caminho para tudo o que viria depois. É especialmente marcante", disse o guitarrista, se referindo ao disco de estreia do Black Sabbath. No entanto, ele fez questão de destacar outro álbum que também deixou uma marca profunda: "Eu adoro aquele disco. O primeiro e ele foram os que mais me impactaram", comentou Slash, antes de concluir com uma frase enfática: "A faixa-título, aquela quebrada no final, não existe nada mais pesado que aquilo."
Lançado em novembro de 1973, o quinto álbum de estúdio do Black Sabbath, "Sabbath Bloody Sabbath", é um marco no Rock Pesado. Gravado após um período conturbado, o álbum foi composto em um castelo na Inglaterra, onde o isolamento permitiu à banda desenvolver uma obra que uniu peso e experimentação, apesar do guitarrista Tony Iommi ter demorado para engrenar no processo de escrita.
"O que aconteceu foi que havíamos feito o 'Vol. 4' em Los Angeles e tínhamos uma casa na cidade. Todos nós morávamos lá", contou Iommi. "E tudo foi ótimo nesse álbum. Fomos para a Inglaterra, fizemos uma turnê e todo o resto, e então, deveríamos fazer outro álbum. Voltamos para a casa [de Los Angeles] novamente, para fazer o 'Sabbath Bloody Sabbath', e eu tive um bloqueio. Simplesmente não deu certo. Tínhamos o estúdio reservado, tudo reservado. E foi um daqueles momentos. Eu realmente entrei em pânico: 'Meu Deus, não consigo pensar em nada que gostamos!'. Eu podia tocar algumas coisas, mas não estava conseguindo entender; eu não gostava. Então cancelamos tudo e voltamos para a Inglaterra."
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden, também exaltou o trabalho em uma entrevista à Double J, da Austrália. "Foi o segundo álbum que comprei em um leilão, depois de 'Deep Purple in Rock'. Eles passaram por transições e lançaram este álbum imenso. Para mim, é um dos melhores álbuns de Rock de todos os tempos", afirmou.
Em 1994, Bruce chegou a regravar a música para a coletânea "Nativity in Black: A Tribute to Black Sabbath". Apesar disso, ele não guarda tanto orgulho dessa versão. "Fiz uma terrível versão porque alguém me ofereceu dinheiro. Prova de que você nunca deve tentar fazer covers de coisas lendárias. Elas devem permanecer lendárias", disse.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior guitarrista da história da música pesada, segundo o Loudwire
O dia em que Phil Lynott disse a um fã famoso: "acabarei com o Thin Lizzy por sua causa"
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
Deathfeast Open Air terá 33 bandas em 3 dias de shows na edição de 2026 do festival
James Hetfield pede namorada em casamento debaixo d'água
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
A música do Megadeth que é um "pop country de gosto duvidoso", segundo o Heavy Consequence
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
Nergal recebe box do Sepultura de Jairo Guedz e fica admirado com seu conteúdo
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
A opinião elogiosa de Ron "Bumblefoot" Thal sobre Slash
De RPM a Madonna: os álbuns que encalharam nas lojas brasileiras, segundo varejista
A música épica que tem uma das melhores melodias do Dream Theater, segundo o Loudwire

Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
Lobão coloca dois álbuns de rock nacional obrigatórios junto com Led Zeppelin e Black Sabbath
A banda que fez o Black Sabbath com Dio afinar e cancelar o show; "estão com medo da gente"


