4 Cantos: Uma aposta para a música brasileira do momento
Resenha - Ao Vivo em Curitiba - 4 Cantos
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 09 de janeiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não há duvidas de que nenhuma outra banda foi mais ousada na sua estreia do que a 4 CANTOS. O quinteto paranaense realizou um show fechado, exclusivo para convidados e imprensa, em que gravou o seu primeiro álbum, o CD e DVD "Ao Vivo em Curitiba". Embora busque se destacar pelo acentuado profissionalismo, o grupo ainda precisa formatar com maior precisão o seu pop/rock para voos mais distantes.

Com muitas referências da música regional paranaense e da world music, Cassyano Correr (vocal/violão), Rogério Bastos (guitarra), Maycon Ananias (piano), Leomaristi dos Santos (baixo) e Guto Teixeira (bateria) misturam uma série de instrumentos inusitados – como a percussão do fandango e o ukelele – no seu pop/rock bem simples. A banda, que antes assinava com o nome ESCOLA DE ROBÔ, emplacou duas músicas nas paradas das rádios do Paraná e realizou uma sequência de shows de sucesso pelo estado nos anos anteriores. Em sua nova empreitada, os cinco músicos uniram regravações da sua antiga banda e novas composições em "Ao Vivo em Curitiba".
Certamente, Cassyano Correr & Cia. mostram muita qualidade técnica e bom gosto na sua essência mais criativa. Entretanto, a 4 CANTOS necessita compactar a sua música de modo que consiga projetar o grupo com mais força dentro do cenário nacional – extremamente competitivo e pouco aberto às propostas de pouco brilho ou impacto. De qualquer forma, a sonoridade mais cadenciada do quinteto reflete uma tendência acentuadamente mais pop e destinada às baladas emotivas. As músicas, que definitivamente não possuem a natureza mais crua do rock, podem passar um pouco despercebidas em "Ao Vivo em Curitiba" – mesmo com complexidade de arranjos e de melodias adotadas pelo grupo.
No entanto, as músicas que compõem "Ao Vivo em Curitiba" são diretas e não ultrapassam os quatro minutos de duração. De um lado, composições como "Seis Cordas" e "Caos de Todo Dia" mostram o lado mais animado e dançante da banda. De outro, "Ser João ou Ser José" e "Extranjero" (essa com letras em espanhol) evidenciam a capacidade do quinteto em construir baladas com melodias bonitas e bem encaixadas. De qualquer modo, são somente essas que – ao lado da enérgica "Menina" – se destacam no repertório. O restante das faixas, que parece circular com referências simples demais e raros momentos de inspiração ou de impacto sonoro, acaba passando em branco, sobretudo para os fãs que buscam uma identificação mais particular com o grupo curitibano.
No DVD "Ao Vivo em Curitiba", a 4 CANTOS atingiu um nível técnico muito acima da média em comparação com as outras bandas do nosso underground. A qualidade da produção que envolve o vídeo, seja de palco/iluminação ou de gravação/edição, pode deixar muita banda estrangeira (e conceituada no cenário rock n’roll) com inveja. No fim das contas, o repertório do DVD é praticamente o mesmo do CD. Com três músicas adicionais – as baladas "Todas as Cores" e "Em Plena Pedra" e a animada e interessante "Assunto de Nós Dois" –, o quinteto realizou uma apresentação de cerca de uma hora para um público que compareceu em bom número, mesmo se tratando de um evento particular.
Certamente, a 4 CANTOS é mais do que uma aposta para a música brasileira do momento. A banda, que mostrou muita ambição e competência técnica no seu primeiro DVD ao vivo, está no caminho certo para a conquista de um amplo reconhecimento em praticamente todo o Brasil. Com um pouco mais de cuidado no processo de composição – outras músicas de destaque como "Mesmo Lugar" e "Parece que Foi Ontem" parecem evidenciar o que o grupo pode executar com maior entusiasmo – estão entre os melhores momentos desse DVD.
Como conteúdo extra, cerca de quarenta minutos de entrevista com os músicos da banda. Na ocasião, eles falam sobre as influências da 4 CANTOS – que vão de THE BEATLES a LEGIÃO URBANA – e as referências da world music em sua proposta sonora. As entrevistas, que foram realizadas no backstage momentos antes de "Ao Vivo em Curitiba", e em outro ambiente externo, detalham um pouco sobre a produção do CD/DVD e contam mais sobre a trajetória da banda, que iniciou cerca de dez anos atrás. Com certeza, o primeiro registro da 4 CANTOS não poderia ser mais completo e refinado.
Track-list:
01. Seis Cordas
02. Caos de Todo Dia
03. Menina
04. Luna Y Sol
05. Deusa Star
06. Todas as Cores
07. Gasolina
08. Em Plena Pedra
09. Mesmo Lugar
10. De Minha Janela
11. Ser João ou Ser José
12. Extranjero
13. Marina
14. Parece que Foi Ontem
15. Assunto de Nós Dois
16. Além Alma
17. Por que Não?
Outras resenhas de Ao Vivo em Curitiba - 4 Cantos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
A lenda do rock que ficou anos sem falar com Slash; "eu disse uma besteira sobre ele"
Paul Rodgers elege o melhor verso de abertura de todos os tempos
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Guitarrista resume a era de ouro do death metal dos anos 90 em tributo relâmpago
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
O álbum clássico cuja arte já era ruim mas pareceu ainda pior depois que o título foi mudado
O integrante do Metallica que James Hetfield acha fraco, mas está ali por outros motivos


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



