4 Cantos: Uma aposta para a música brasileira do momento
Resenha - Ao Vivo em Curitiba - 4 Cantos
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 09 de janeiro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não há duvidas de que nenhuma outra banda foi mais ousada na sua estreia do que a 4 CANTOS. O quinteto paranaense realizou um show fechado, exclusivo para convidados e imprensa, em que gravou o seu primeiro álbum, o CD e DVD "Ao Vivo em Curitiba". Embora busque se destacar pelo acentuado profissionalismo, o grupo ainda precisa formatar com maior precisão o seu pop/rock para voos mais distantes.

Com muitas referências da música regional paranaense e da world music, Cassyano Correr (vocal/violão), Rogério Bastos (guitarra), Maycon Ananias (piano), Leomaristi dos Santos (baixo) e Guto Teixeira (bateria) misturam uma série de instrumentos inusitados – como a percussão do fandango e o ukelele – no seu pop/rock bem simples. A banda, que antes assinava com o nome ESCOLA DE ROBÔ, emplacou duas músicas nas paradas das rádios do Paraná e realizou uma sequência de shows de sucesso pelo estado nos anos anteriores. Em sua nova empreitada, os cinco músicos uniram regravações da sua antiga banda e novas composições em "Ao Vivo em Curitiba".
Certamente, Cassyano Correr & Cia. mostram muita qualidade técnica e bom gosto na sua essência mais criativa. Entretanto, a 4 CANTOS necessita compactar a sua música de modo que consiga projetar o grupo com mais força dentro do cenário nacional – extremamente competitivo e pouco aberto às propostas de pouco brilho ou impacto. De qualquer forma, a sonoridade mais cadenciada do quinteto reflete uma tendência acentuadamente mais pop e destinada às baladas emotivas. As músicas, que definitivamente não possuem a natureza mais crua do rock, podem passar um pouco despercebidas em "Ao Vivo em Curitiba" – mesmo com complexidade de arranjos e de melodias adotadas pelo grupo.
No entanto, as músicas que compõem "Ao Vivo em Curitiba" são diretas e não ultrapassam os quatro minutos de duração. De um lado, composições como "Seis Cordas" e "Caos de Todo Dia" mostram o lado mais animado e dançante da banda. De outro, "Ser João ou Ser José" e "Extranjero" (essa com letras em espanhol) evidenciam a capacidade do quinteto em construir baladas com melodias bonitas e bem encaixadas. De qualquer modo, são somente essas que – ao lado da enérgica "Menina" – se destacam no repertório. O restante das faixas, que parece circular com referências simples demais e raros momentos de inspiração ou de impacto sonoro, acaba passando em branco, sobretudo para os fãs que buscam uma identificação mais particular com o grupo curitibano.
No DVD "Ao Vivo em Curitiba", a 4 CANTOS atingiu um nível técnico muito acima da média em comparação com as outras bandas do nosso underground. A qualidade da produção que envolve o vídeo, seja de palco/iluminação ou de gravação/edição, pode deixar muita banda estrangeira (e conceituada no cenário rock n’roll) com inveja. No fim das contas, o repertório do DVD é praticamente o mesmo do CD. Com três músicas adicionais – as baladas "Todas as Cores" e "Em Plena Pedra" e a animada e interessante "Assunto de Nós Dois" –, o quinteto realizou uma apresentação de cerca de uma hora para um público que compareceu em bom número, mesmo se tratando de um evento particular.
Certamente, a 4 CANTOS é mais do que uma aposta para a música brasileira do momento. A banda, que mostrou muita ambição e competência técnica no seu primeiro DVD ao vivo, está no caminho certo para a conquista de um amplo reconhecimento em praticamente todo o Brasil. Com um pouco mais de cuidado no processo de composição – outras músicas de destaque como "Mesmo Lugar" e "Parece que Foi Ontem" parecem evidenciar o que o grupo pode executar com maior entusiasmo – estão entre os melhores momentos desse DVD.
Como conteúdo extra, cerca de quarenta minutos de entrevista com os músicos da banda. Na ocasião, eles falam sobre as influências da 4 CANTOS – que vão de THE BEATLES a LEGIÃO URBANA – e as referências da world music em sua proposta sonora. As entrevistas, que foram realizadas no backstage momentos antes de "Ao Vivo em Curitiba", e em outro ambiente externo, detalham um pouco sobre a produção do CD/DVD e contam mais sobre a trajetória da banda, que iniciou cerca de dez anos atrás. Com certeza, o primeiro registro da 4 CANTOS não poderia ser mais completo e refinado.
Track-list:
01. Seis Cordas
02. Caos de Todo Dia
03. Menina
04. Luna Y Sol
05. Deusa Star
06. Todas as Cores
07. Gasolina
08. Em Plena Pedra
09. Mesmo Lugar
10. De Minha Janela
11. Ser João ou Ser José
12. Extranjero
13. Marina
14. Parece que Foi Ontem
15. Assunto de Nós Dois
16. Além Alma
17. Por que Não?
Outras resenhas de Ao Vivo em Curitiba - 4 Cantos
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
A banda nacional que Caetano Veloso se empolgou e achou que fosse britânica
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
Scott Ian conta como foi o dia que Dave mustaine foi demitido do Metallica
A canção de rock nacional que fez o radicalismo roqueiro de Regis Tadeu escorrer pela calça
A frase incrível que fez a tribo Xavante aceitar participar de "Roots", do Sepultura

Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



