Caravellus: ouçam e reverenciem esta obra-prima nacional
Resenha - Knowledge Machine - Caravellus
Por Marcos Garcia
Postado em 05 de dezembro de 2010
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os rótulos usados no Metal são detestáveis, na maioria das vezes, já que limitam demais uma banda, e mesmo levam os fãs a conceberem idéias absurdas que muitas vezes, não refletem a realidade de um trabalho de uma banda, limando-a de uma característica única, uma face própria, algo que diga que a banda não é uma cópia.

E indo nessa de rótulos, muitas bandas são jogadas fora, como se costuma fazer por aqui, no Brasil. Quem gosta de rótulos deveria trabalhar em supermercados, fábricas ou em algo relacionado à patentes, já que o Metal brazuca é, sem sombra de dúvidas, um verdadeiro destruidor de barreiras musicais, tão comuns nos dias de hoje, e esse ótimo CD do CARAVELLUS, chamado ‘Knowledge Machine’, mostra claramente o que digo.
Vindos de Pernambuco, essa banda surpreende por unir elementos do chamado Metal Melódico com muito de Prog Metal e muito, muito peso e bom gosto musical, e com vantagens maravilhosas encima de medalhões, que são a falta de pudor de usar algumas doses de outros estilos de Metal, os regionalismos folk característicos de nosso Nordeste e a personalidade firme e forte, mas se o leitor necessita de um referencial mais preciso e menos parnasiano, seria algo como um ‘Images and Words’ mais atualizado, virtuoso e pesado, como nem o próprio DREAM THEATER sonharia em conceber.
Arte bem caprichada, produção sonora límpida e pesada, onde podemos ouvir cada nota e nuance vocal do CD, em um nível de profissionalismo extremo que está cada vez mais em pé de igualdade do que é visto lá por fora. Vocais ótimos, guitarras de alto nível, com equilíbrio entre virtuosismo e feeling (que alguns andam esquecendo hoje em dia), teclados hiper bem sacados e bem postados, e uma zaga baixo/bateria extremamente competente, com muita garra e peso.
Uma breve intro, ‘Deus Ex-Machina’ (termo que traduzido seria ‘deus vindo da máquina’, um termo usado pelos gregos na tragédia de Eurípedes), e entra ‘Corsairs in Black’, uma faixa cativante e bem grudenta, extremamente bem feita, pesada e rápida na medida certa, e que é o primeiro vídeo promocional do CD, que chega a usar alguns momentos bem Death/Black em vocalizações e andamentos; ‘When the Night Has Fallen’ é mais climática, em uma viagem progressiva bem intensa; ‘Beyond the Skies’ já entra com um solo de guitarra extremamente bem virtuoso à lá Petrucci/Satriani, e os temos quebrados deixam o ouvinte pregado na cadeira, fora as mudanças de clima que permeiam a faixa; temos na linda ‘The Divine Comedy’ uma alternância entre momentos amenos e pesados bem constante, e como o vocalista canta muito bem, esbanjando talento em cada momento; Uma narrativa em português sobre a velocidade dos bumbos introduz ‘Behind the Mask’, mais uma faixa que une peso, viagem e bom gosto; já em ‘Wherever I Am’, vemos um momento extremamente ameno, com piano, voz, violão e leves toques na bateria, ou seja, uma baladaça daquelas de deixar os olhos cheios de lágrimas de alegria; ‘Dance of Damnation’ é outra música cheia de peso, um típico hit do estilo em shows ao vivo, ou seja, ouça, decore e cante junto quando chegar a hora; e fechando, a longa ‘Knowledge Machine’, que como toda faixa título que se preze, tem excelentes variações melódicas, minimalismos mil, e que não cansa o ouvinte em momento algum.
O CARAVELLUS é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores revelações da cena Brasileira de 2010, e desejo-lhes muito sucesso. Ouçam e reverenciem esta obra-prima nacional, ò gregos e troianos do Metal!
Nota 10
Formação:
Raphael Dantas – Vocal
Glauber Oliveira – Guitarras
Daniel Felix – Teclados
Cleison Johann – Baixo
Pedro Nunes – Bateria
Tracklist:
01. Deus Ex Machina (intro)
02. Corsairs in Black
03. When the Night Has Fallen
04. Beyond the Skies
05. The Divine Comedy
06. Behind the Mask
07. Wherever I Am
08. Dance of Damnation
09. Knowledge Machine
Contatos:
http://www.caravellus.net
http://www.myspace.com/caravellus
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
A faixa definitiva do Motorhead não é "Ace of Spades" nem "Overkill", de acordo com Rob Halford
Com orçamento apertado na atual turnê, Incantation pede comida aos fãs
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
Twisted Sister confirma que fará shows com Sebastian Bach nos vocais
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
Em biografia, atriz de Hollywood admite ter dispensado Brad Pitt por Sebastian Bach
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
A pior música do "Black Album", do Metallica, de acordo com a Metal Hammer
Os 100 maiores hinos do rock progressivo segundo leitores da Classic Rock
O integrante que mais depende financeiramente do Angra, segundo Rafael Bittencourt
A única música do Iron Maiden com créditos de compositor a Nicko McBrain



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



