Darkthrone: rejeitando o Black Metal de outrora
Resenha - Circle The Wagons - Darkthrone
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 09 de setembro de 2010
É, foram-se os tempos em que o Darkthrone ascendeu para se tornar um dos ícones da segunda geração do Black Metal... Sem a necessidade de provar mais nada a ninguém, atualmente os noruegueses Fenriz e Nocturno Culto se contentam em simplesmente fazer Música para sua própria satisfação pessoal – o que não é nenhum problema, que fique claro – apegando-se a uma mescla de Thrash Metal, Punk e Rock´n´Roll, barulhento e esporrento como tem que ser.
Assim, novamente o Darkthrone rejeita quase que completamente o Black Metal de outrora. Com "Circle The Wagons", seu 15º álbum de estúdio, a nostalgia bate forte, pois a dupla possui uma incrível facilidade em captar e transmitir todo o espírito underground da turbulenta década de 1980, com uma infinidade de riffs extremamente básicos orientando as composições, que, como já é típico, se intercalam entre as criadas por Fenriz, que tendem ao Thrash, e Nocturno Culto, mais Rock´n´Roll pesadão.
É claro que procurar manter os ideais da velha escola é algo digno de respeito, mas não é necessária uma análise muito profunda para sacar certa falta de inspiração por aqui. Muito se valoriza o lado primitivo, raivoso e sujo, mas a audição acaba não sendo totalmente satisfatória pelo simples fato de existir uma indesejável similaridade entre algumas (poucas) faixas. É claro que há boas canções, bem representadas por "Those Treasures Will Never Befall You", a meio 'sabbathica' "Stylized Corpse", "Black Mountain Totem" e "Eyes Burst At Dawn", mas certamente o Darkthrone é capaz de mais do que isso.
Com um áudio tão cru que se aproxima do oferecido por uma boa demo, "Circle The Wagons" nada mais é do que uma extensão natural do que foi oferecido pelos três últimos discos do Darkthrone. Se o leitor os apreciou, provavelmente também não se decepcionará com este novo trabalho, que, literalmente, despreza os caminhos modernosos que parte do Heavy Metal passou a seguir desde a segunda metade dos anos 1990... É amar ou odiar!
Contato:
http://www.darkthrone.no
http://www.myspace.com/officialdarkthrone
Formação:
Fenriz - voz, baixo, bateria e guitarra em "Bränn Inte Slottet"
Nocturno Culto - guitarra, voz e baixo
Darkthrone - Circle The Wagons
(2010 / Peaceville Records - importado)
01. Those Treasures Will Never Befall You
02. Running For Borders
03. I Am The Graves Of The 80s
04. Stylized Corpse
05. Circle The Wagons
06. Black Mountain Totem
07. I Am The Working Class
08. Eyes Burst At Dawn
09. Bränn Inte Slottet
Nota: 07
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Desmistificando algumas "verdades absolutas" sobre o Dream Theater - que não são tão verdadeiras
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025


Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional


