Ihsahn: expandindo os horizontes da música extrema
Resenha - After - Ihsahn
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de maio de 2010
Há tempos que o underground da Noruega é considerado como um dos mais ricos do planeta, onde vários de seus músicos consagrados seguem com projetos que são interessantíssimos e muito diferentes do influente Black Metal que se tornou o objeto de exportação do país. E esse é o caso do Ihsahn, pseudônimo de ninguém menos do que Vegard Sverre Tveitan, a força criativa por trás da horda que fez história sob o nome Emperor.

O Ihsahn está na ativa desde 2005 e "After" é o terceiro álbum de sua carreira-solo, que, por incrível que pareça, se mostra tão bom quanto o (já não mais) inigualável "AngL", de 2008. Sua natureza se revela mais experimental do que nunca, com passagens inusitadas e tão complexas que pendem muitas vezes para o lado do Progressivo propriamente dito, tornando ingrata a tarefa de tentar encaixar o disco em algum dos subgêneros pelo qual o Heavy Metal se enveredou nas últimas décadas.
Muita coisa em "After" será familiar ao amante do Heavy Metal extremo, a sensação sufocante e enegrecida é uma parte fundamental de sua musicalidade. Mas só uma parte... Também influenciado pelo rock propriamente dito, o repertório transita por tantos caminhos distintos, com vocalizações ásperas e limpas, utilizando vários ritmos, texturas e intensidades, com o objetivo claro de atingir – e atinge! – um grande leque emocional.
O saxofone (!!!) se mostra uma peça importantíssima por aqui. Ok... Alguns dirão que seu uso é arriscado, e é, mas o resultado ficou magnífico. Ele é, muitas vezes, total, completamente insano, seja soando como um lamento ou como uma enxurrada de notas desesperadas, por vezes aparentemente fora de ritmo ou de sintonia, mas seguindo um padrão que acaba por se encaixar perfeitamente nas canções.
São pouco mais de 50 minutos divididos em oito faixas que tem em "Undercurrent" um resumo de quase tudo o que "After" proporciona ao ouvinte. Ainda que pareça pretensioso, o Ihsahn se posiciona bem à frente de seus conterrâneos, expandindo os horizontes da música extrema com uma coragem que poucos ousariam. Disco primoroso e indispensável aos que procuram por sons mais próximos do Avant Garde!
Contato:
http://www.ihsahn.com
http://www.myspace.com/ihsahnmusic
Formação:
Ihsahn - voz, guitarras e teclados
Asgeir Mickelson - bateria
Músicos de estúdio:
Lars Koppang Norberg - baixo
Jørgen Munkeby - saxofone
Ihsahn - After
(2010 / Candlelight Records - importado)
01. The Barren Lands
02. A Grave Inversed
03. After
04. Frozen Lakes On Mars
05. Undercurrent
06. Austere
07. Heaven's Black Sea
08. On The Shores
Nota: 09
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Black Sabbath interrompeu turnê nos anos 70 porque Tony Iommi "passou dos limites"
Lobão explica porquê todo sertanejo gostaria, no fundo, de ser roqueiro
O dia que Zé Ramalho detonou Paulo Coelho após escritor o proibir de gravar Raul Seixas

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



