Fintersforst: excelente nome não conhecido no Brasil
Resenha - ...Zum Tode Hin - Finsterforst
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de janeiro de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Parece ser uma tradição a Paranoid Records lançar excelentes álbuns de conjuntos não tão conhecidos do público brasileiro, e certamente o Finsterforst é mais um destes exemplos. Sua história é recente, pois a banda se formou em 2004, na Alemanha, usando como referência para seu nome de batismo o termo 'Floresta Negra', região localizada ao sul de seu próprio país, e já liberou o EP "Wiege Der Finsternis" (06) e o muito bom "Weltenkraft" (07).

Agora seu mais novo disco chama-se "...Zum Tode Hin" (em português seria algo como "... para a morte"), uma belíssima obra do chamado Pagan Folk Metal e que segue com algumas mudanças consideráveis em relação a seu antecessor. As composições estão bem mais longas – "Untergang" possui nada menos do que 21 minutos – e com uma aura mais sombria, devidamente intercalada com as conhecidas passagens festivas, além do uso comedido da flauta (cortesia de Sevan Kirder, do Eluveitie) também ser imediatamente perceptível.
Uma banda que não perde as características primordiais do Heavy Metal quando possibilita que o acordeão tenha um papel tão importante como o das guitarras já indica a habilidade e comprometimento de seus músicos. O Finsterforst proporciona a combinação de tantas seções furiosas mescladas à calmaria acústica que até mesmo conseguem abrir uma brecha por onde alcançam certa originalidade. E essa constatação, em meio à atual ebulição de grupos do gênero, é algo louvável.
E fica a certeza de que, mesmo com apenas cinco canções que ultrapassam os 70 minutos, o Finsterforst possui um grande reservatório de boas idéias, garantindo que cada um desses minutos realmente valha a pena. As letras são cantadas em alemão e de forma ríspida, e esta mesma rispidez é o único elemento que não consegue acompanhar todo o dinamismo proporcionado pelo restante dos músicos. As vozes são apenas adequadas, e nada mais do que isso. Mas este é um fator que pode estar prestes a ser resolvido, pois o vocalista Marco Schomas abandonou seu posto após o lançamento do disco.
Ainda que de forma séria, o Finsterforst literalmente brinca com a gama de possibilidades que sua música pode proporcionar. O resultado é tão bacana que os entusiastas de nomes como Finntroll, Korpiklaani e, principalmente, o Moonsorrow, praticamente tem a obrigação de conferir "...Zum Tode Hin". Grande trabalho!
Contato:
http://www.finsterforst.de
http://www.myspace.com/finsterforst
Formação:
Marco Schomas - voz
Simon Schillinger - guitarra
David Schuldis - guitarra
Tobias Weinreich - baixo
Sebastian 'AlleyJazz' Scherrer - teclados
Johannes Joseph - acordeão
Cornelius 'Wombo' Heck - bateria
Finsterforst - …Zum Tode Hin
(2009 - Einheit Produktionen / Paranoid Records - nacional)
01. Urquell
02. Das große Erwachen
03. Seines Glückes Schmied
04. Sturmes Ernte
05. Untergang
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
A banda que estava à frente do Aerosmith e se destruiu pelos excessos, segundo Steven Tyler
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A banda que Paul Stanley viu ao vivo e mudou sua vida: "obra de Deus"
Gene Simmons: declarações polêmicas sobre bandas de sucesso
O hit da Legião Urbana que Renato Russo finalmente fala sobre relação amorosa positiva


Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



