Fintersforst: excelente nome não conhecido no Brasil
Resenha - ...Zum Tode Hin - Finsterforst
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de janeiro de 2010
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Parece ser uma tradição a Paranoid Records lançar excelentes álbuns de conjuntos não tão conhecidos do público brasileiro, e certamente o Finsterforst é mais um destes exemplos. Sua história é recente, pois a banda se formou em 2004, na Alemanha, usando como referência para seu nome de batismo o termo 'Floresta Negra', região localizada ao sul de seu próprio país, e já liberou o EP "Wiege Der Finsternis" (06) e o muito bom "Weltenkraft" (07).

Agora seu mais novo disco chama-se "...Zum Tode Hin" (em português seria algo como "... para a morte"), uma belíssima obra do chamado Pagan Folk Metal e que segue com algumas mudanças consideráveis em relação a seu antecessor. As composições estão bem mais longas – "Untergang" possui nada menos do que 21 minutos – e com uma aura mais sombria, devidamente intercalada com as conhecidas passagens festivas, além do uso comedido da flauta (cortesia de Sevan Kirder, do Eluveitie) também ser imediatamente perceptível.
Uma banda que não perde as características primordiais do Heavy Metal quando possibilita que o acordeão tenha um papel tão importante como o das guitarras já indica a habilidade e comprometimento de seus músicos. O Finsterforst proporciona a combinação de tantas seções furiosas mescladas à calmaria acústica que até mesmo conseguem abrir uma brecha por onde alcançam certa originalidade. E essa constatação, em meio à atual ebulição de grupos do gênero, é algo louvável.
E fica a certeza de que, mesmo com apenas cinco canções que ultrapassam os 70 minutos, o Finsterforst possui um grande reservatório de boas idéias, garantindo que cada um desses minutos realmente valha a pena. As letras são cantadas em alemão e de forma ríspida, e esta mesma rispidez é o único elemento que não consegue acompanhar todo o dinamismo proporcionado pelo restante dos músicos. As vozes são apenas adequadas, e nada mais do que isso. Mas este é um fator que pode estar prestes a ser resolvido, pois o vocalista Marco Schomas abandonou seu posto após o lançamento do disco.
Ainda que de forma séria, o Finsterforst literalmente brinca com a gama de possibilidades que sua música pode proporcionar. O resultado é tão bacana que os entusiastas de nomes como Finntroll, Korpiklaani e, principalmente, o Moonsorrow, praticamente tem a obrigação de conferir "...Zum Tode Hin". Grande trabalho!
Contato:
http://www.finsterforst.de
http://www.myspace.com/finsterforst
Formação:
Marco Schomas - voz
Simon Schillinger - guitarra
David Schuldis - guitarra
Tobias Weinreich - baixo
Sebastian 'AlleyJazz' Scherrer - teclados
Johannes Joseph - acordeão
Cornelius 'Wombo' Heck - bateria
Finsterforst - …Zum Tode Hin
(2009 - Einheit Produktionen / Paranoid Records - nacional)
01. Urquell
02. Das große Erwachen
03. Seines Glückes Schmied
04. Sturmes Ernte
05. Untergang
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Turnê que Michale Graves faria pelo Brasil é cancelada um dia antes do início
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
Europe divulga "Come This Madness", faixa-título de seu próximo disco
Ozzfest confirma segundo país que receberá o evento em 2027
Dragonforce anuncia seu novo disco de estúdio e lança o single "Hunger of the Beast"
Cogumelo Records: 46 anos no coração do rock pesado de Belo Horizonte
Seven Crossroads Festival anuncia oito atrações, seis delas inéditas no Brasil
A banda punk que fez John Lennon pensar "Era assim que os Beatles eram no começo"
A banda que pouca gente conhece que juntou membros do Angra e Biquini Cavadão
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
O dia que Andre Matos criticou a voz da cantora Marisa Monte
Quando o Rush abriu para uma banda lendária e Alex Lifeson quase desistiu da guitarra
O álbum de rock brasileiro do anos 1970 que saiu apenas na versão pirata e numerada

Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



