A impagável reação de Kurt Cobain ao descobrir o preço dos ingressos em 1993
Por André Garcia
Postado em 03 de maio de 2022
Muita coisa muda em 30 anos. A diferença entre os dias de hoje e o começo dos anos 90 chega a ser chocante quando se trata do preço das coisas, especialmente ingressos para os grandes shows. Em entrevista para a TV em 1993, o Nirvana discutiu o assunto.
"O que vocês acham de artistas que cobram entre $50 e $75 pelos ingressos?", perguntou o apresentador. Kurt Cobain, até então distraído e indiferente, deixou escapar uma expressão de horror ao ouvir aquilo: "Quem cobra tudo isso por um ingresso? Quem faz isso?" Alguém respondeu Madonna e, incrédulo, ele repetiu: "Madonna? Madonna cobra $50 por um ingresso?"
O baixista Krist Novoselic interveio: "Eu digo que a gente tinha que cobrar $25, para meter a mão logo, e vamos ver o quanto eles querem nos assistir... Nós cobramos $17.
Ao discutir os custos de produção e o quanto ia para o bolso da banda, eles chegaram à conclusão de que ficavam com apenas cerca de 20 a 25% do valor do ingresso. Supondo que ele custasse $25, a porcentagem que sobrava para a banda ainda tinha que ser dividida entre os três. "Isso aí, $1,75 para cada um", arredondou Kurt, sem economizar na ironia.
Nos comentários, um fã da banda colocou o vídeo em perspectiva, dizendo que naquela época o salário mínimo nos EUA era $4,25 por hora de trabalho. Dessa forma, um ingresso para assistir Madonna custava 12 horas de trabalho, enquanto o do Nirvana custava quatro, e que Guns N' Roses dois anos antes custou a ele $23 (5 horas e meia de trabalho). Já hoje em dia, um show desse porte custa por lá cerca de 35 vezes o salário mínimo.
Confira as impagáveis reações de Kurt Cobain no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O clássico imortal do Aerosmith que fez Steven Tyler chorar
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Robb Flynn defende o Bring me the Horizon da "polícia do metal"
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
Dirk Verbeuren relembra como foi seu primeiro contato com o Megadeth
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
O dia em que Romário foi assistir a um show do U2 - e não gostou do que viu
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"

A curiosa diferença entre Nirvana e Soundgarden no começo da carreira
O rockstar que não tocava nada mas amava o Aerosmith; "eles sabiam de cor todas as músicas"
A banda favorita de Kurt Cobain e de Noel Gallagher ao mesmo tempo
A banda japonesa que Kurt Cobain adorava: "Ele chorava copiosamente com elas"
3 hits de rock que são ótimos mesmo sem solo de guitarra, segundo a American Songwriter
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain
Zakk Wylde e Dave Grohl: A treta por causa de canções para Ozzy


