Dynahead: precisão quase matemática que se torna viciante
Resenha - Antigen - Dynahead
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 07 de julho de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Dynahead já mostrava uma música intrincada e que fugia do convencional quando liberou a demo "Unknown" em 2005. E agora os brasilienses estão, enfim, estreando com "Antigen", que mostra uma personalidade fora do comum ao seguir por caminhos tão mais complexos e experimentais a ponto de a coisa toda parecer rigorosamente desorganizada.
Mas esta observação é precipitada e mantê-la seria uma irresponsabilidade. Aos poucos essa suposta ‘desorganização’ aí começa a adquirir uma precisão quase matemática que se torna viciante. Ainda que as raízes do Thrash Metal apareçam com freqüência e de forma evidente, é incontestável que sua música, tão turbulenta, torcida, quebrada e com uma freqüente sensação meio depressiva, faça com que tudo soe realmente contemporâneo.
Também impressiona a diversidade aplicada nas linhas vocais que, aliada aos vários timbres dos instrumentos que parecem estar ‘fora do lugar’ – mas não estão! – aumentam ainda mais a aura exótica que transborda a todo o momento das caixas de som. Assim sendo, fica praticamente impossível tentar prever o que virá pela frente durante a audição.
A execução é irretocável e tudo é engrandecido pela definição da produção, dividida entre o vocalista Caio Duarte e James Murphy (Testament, Death), que proporcionou um cuidadoso equilíbrio entre o polido e o sujo. E, em dias em que a geração atual realmente parece não se importar mais em adquirir CDs, o Dynahead ainda tem a louvável atitude de embalar suas canções em um luxuoso digipack, todo ilustrado com o característico traço de Gustavo Sazes.
Talvez estas composições venham a ser avançadas demais para o público médio, que geralmente procura por melodias fáceis. Mas com certeza "Antigen" encontrará sua fatia de fiéis admiradores, que perceberão a enormidade de seu repertório. Um complemento de respeito para a coleção de quem aprecia bandas na linha de Nevermore, Scar Symmetry, Tool ou Opeth. Excelente!
Contato:
http://www.dynahead.com.br
http://www.myspace.com/dynahead
Formação:
Caio Duarte - voz
Diogo Mafra - guitarra
Pablo Vilela - guitarra
Diego Teixeira - baixo
Rafael Dantas - bateria
Dynahead - Antigen
(2008 / independente - nacional)
01. Clockwork I
02. Layers Of Days
03. Virtual Twin
04. Tactile Haven
05. Join And Surrender
06. Bloodish Eyes
07. Depart Now
08. Do You Feel Cleansed?
09. Vorsicht!
10. The Starry Messenger
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Prefeito do Rio coloca Paul McCartney e Bono em vídeo sobre megashow em Copacabana
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Steve Harris defende "The X Factor" e reforça o peso emocional do álbum
A melhor música de heavy metal lançada em 1986, segundo o Loudwire - não é "Master of Puppets"
Foo Fighters realiza primeiro show de 2026; confira setlist e vídeos
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Steve Harris afirma que cada show do Iron Maiden é sagrado
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Thrash Metal; como surgiu a música do Anthrax que serviu para batizar o gênero
Masterplan confirma data de lançamento do novo álbum, "Metalmorphosis"
As duas bandas pesadas com mentalidade vencedora, segundo Arnold Schwarzenegger
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Mustaine diz que Ellefson tentou meter o louco durante gravações de disco do Megadeth
Neil Peart sobre o baterista que ele queria ser aos 15 anos: "Elevou o patamar do rock"
Ocultismo e Satanismo no Rock e Heavy Metal


Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Anguish Project mergulha no abismo do inconsciente com o técnico e visceral "Mischance Control"
Motorjesus pisa fundo no acelerador, engata a quinta e atropela tudo em "Streets Of Fire"
Metallica: "Load" não é um álbum ruim e crucificável
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



