Blackmass: profissional ao extremo (literalmente!)
Resenha - Nemesis - Blackmass
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 28 de março de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nos últimos tempos o Paraná tem apresentado alguns nomes muito fortes em se tratando de música extrema, e o Blackmass com certeza figura nesta lista. Os contornos do grupo começaram a ser definidos em 2001, na cidade de Cascavel, e desde então Magus Dux Adramelech (voz e baixo) e Lord Aeshma (guitarra) vem batalhando muito e conseguindo colher os merecidos frutos, tendo inclusive alcançado em 2006 o mercado norte-americano com seu debut, "Gloria Diaboli".

Em 2008 o Blackmass liberou seu segundo álbum, agora pelo selo Free Mind Records. "Nemesis" possui um acabamento ainda superior ao mencionado antecessor e novamente evidencia todo o esforço de seus criadores em proporcionar o melhor produto final possível para o público. Seu Black Metal, apesar de toda a velocidade e agressividade inerentes ao estilo, não segue aquela linha mais tosca, pois é grande a preocupação com a definição dos instrumentos e com as linhas vocais de Adramelech, bastante compreensíveis dentro de sua rispidez.
Importante mencionar que, ainda sem um baterista oficial e em função do prazo para a entrega do CD, o duo fez uso de uma bateria eletrônica que é executada com a habilidade necessária para honrar a fúria dos instrumentos convencionais. De qualquer forma, tudo flui muito bem com a funcionalidade dos arranjos, que contam com o devido respaldo de uma ótima produção. O resultado é honestíssimo e se sobressaem principalmente torpedos como "Bleeding Heaven's Angels", "Midnight Bloody Skies" e "Burn It Down", todos com riffs muito bem sacados.
O Blackmass é tão apegado às amargas raízes do estilo que não abre espaço para acrescentar nada que traga alguma distinção para sua música – o que não será necessariamente um problema ao público blackbanger, em especial aos que tem apreço pelas feras européias na linha de Dark Funeral, Marduk e afins. Assim, "Nemesis" é um álbum profissional ao extremo (literalmente!), que terá grandes chances de influir de forma positiva para que os paranaenses subam mais alguns degraus no cenário underground brasileiro.
Contato:
http://www.myspace.com/blackmass
Blackmass - Nemesis
(2008 / Free Mind Records - nacional)
01. Wondrous Hell's Flames
02. Phantoms
03. Long Knives Rain
04. Diavolul
05. Bleeding Heaven's Angels
06. Midnight Bloody Skies
07. Nemesis
08. Burn It Down
09. Armoured Legions
10. Fierce Plague
11. Torve Morte
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Sharon Osbourne confirma Ozzfest em 2027 e quer "novos talentos" no festival
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
O clássico dos Beatles que para Noel Gallagher levou a música eletrônica "a outro patamar"
Kiko Loureiro escolhe os 10 guitarristas que mudaram a sua vida
O cantor considerado o "Led Zeppelin dos anos 50" por Angus Young


"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



