Blackmass: profissional ao extremo (literalmente!)
Resenha - Nemesis - Blackmass
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 28 de março de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nos últimos tempos o Paraná tem apresentado alguns nomes muito fortes em se tratando de música extrema, e o Blackmass com certeza figura nesta lista. Os contornos do grupo começaram a ser definidos em 2001, na cidade de Cascavel, e desde então Magus Dux Adramelech (voz e baixo) e Lord Aeshma (guitarra) vem batalhando muito e conseguindo colher os merecidos frutos, tendo inclusive alcançado em 2006 o mercado norte-americano com seu debut, "Gloria Diaboli".

Em 2008 o Blackmass liberou seu segundo álbum, agora pelo selo Free Mind Records. "Nemesis" possui um acabamento ainda superior ao mencionado antecessor e novamente evidencia todo o esforço de seus criadores em proporcionar o melhor produto final possível para o público. Seu Black Metal, apesar de toda a velocidade e agressividade inerentes ao estilo, não segue aquela linha mais tosca, pois é grande a preocupação com a definição dos instrumentos e com as linhas vocais de Adramelech, bastante compreensíveis dentro de sua rispidez.
Importante mencionar que, ainda sem um baterista oficial e em função do prazo para a entrega do CD, o duo fez uso de uma bateria eletrônica que é executada com a habilidade necessária para honrar a fúria dos instrumentos convencionais. De qualquer forma, tudo flui muito bem com a funcionalidade dos arranjos, que contam com o devido respaldo de uma ótima produção. O resultado é honestíssimo e se sobressaem principalmente torpedos como "Bleeding Heaven's Angels", "Midnight Bloody Skies" e "Burn It Down", todos com riffs muito bem sacados.
O Blackmass é tão apegado às amargas raízes do estilo que não abre espaço para acrescentar nada que traga alguma distinção para sua música – o que não será necessariamente um problema ao público blackbanger, em especial aos que tem apreço pelas feras européias na linha de Dark Funeral, Marduk e afins. Assim, "Nemesis" é um álbum profissional ao extremo (literalmente!), que terá grandes chances de influir de forma positiva para que os paranaenses subam mais alguns degraus no cenário underground brasileiro.
Contato:
http://www.myspace.com/blackmass
Blackmass - Nemesis
(2008 / Free Mind Records - nacional)
01. Wondrous Hell's Flames
02. Phantoms
03. Long Knives Rain
04. Diavolul
05. Bleeding Heaven's Angels
06. Midnight Bloody Skies
07. Nemesis
08. Burn It Down
09. Armoured Legions
10. Fierce Plague
11. Torve Morte
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Falso Angine de Poitrine excursiona pela Rússia enganando fãs
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
Kerry King queria que o Slayer encerrasse as atividades com a formação original
O dia que Iggor Cavalera descobriu sobre Max e Gloria: "O que está acontecendo aqui?"
Aimee Mann participa de show do Rush e canta "Time Stand Still"; confira vídeo
Narrador do Sportv, Luiz Carlos Jr. toca Dio no Rock and Roll Hall of Fame
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Angra faz postagem em homenagem a Andre Matos, falecido há sete anos
Por que Casagrande precisou de escolta de psicóloga para participar de programa de Gordo?
A música mais difícil do Slipknot para Eloy Casagrande: "tive que meter a bota no bumbo"
A impagável reação de Kurt Cobain ao descobrir o preço dos ingressos em 1993


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



