Blackmass: profissional ao extremo (literalmente!)
Resenha - Nemesis - Blackmass
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 28 de março de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nos últimos tempos o Paraná tem apresentado alguns nomes muito fortes em se tratando de música extrema, e o Blackmass com certeza figura nesta lista. Os contornos do grupo começaram a ser definidos em 2001, na cidade de Cascavel, e desde então Magus Dux Adramelech (voz e baixo) e Lord Aeshma (guitarra) vem batalhando muito e conseguindo colher os merecidos frutos, tendo inclusive alcançado em 2006 o mercado norte-americano com seu debut, "Gloria Diaboli".

Em 2008 o Blackmass liberou seu segundo álbum, agora pelo selo Free Mind Records. "Nemesis" possui um acabamento ainda superior ao mencionado antecessor e novamente evidencia todo o esforço de seus criadores em proporcionar o melhor produto final possível para o público. Seu Black Metal, apesar de toda a velocidade e agressividade inerentes ao estilo, não segue aquela linha mais tosca, pois é grande a preocupação com a definição dos instrumentos e com as linhas vocais de Adramelech, bastante compreensíveis dentro de sua rispidez.
Importante mencionar que, ainda sem um baterista oficial e em função do prazo para a entrega do CD, o duo fez uso de uma bateria eletrônica que é executada com a habilidade necessária para honrar a fúria dos instrumentos convencionais. De qualquer forma, tudo flui muito bem com a funcionalidade dos arranjos, que contam com o devido respaldo de uma ótima produção. O resultado é honestíssimo e se sobressaem principalmente torpedos como "Bleeding Heaven's Angels", "Midnight Bloody Skies" e "Burn It Down", todos com riffs muito bem sacados.
O Blackmass é tão apegado às amargas raízes do estilo que não abre espaço para acrescentar nada que traga alguma distinção para sua música – o que não será necessariamente um problema ao público blackbanger, em especial aos que tem apreço pelas feras européias na linha de Dark Funeral, Marduk e afins. Assim, "Nemesis" é um álbum profissional ao extremo (literalmente!), que terá grandes chances de influir de forma positiva para que os paranaenses subam mais alguns degraus no cenário underground brasileiro.
Contato:
http://www.myspace.com/blackmass
Blackmass - Nemesis
(2008 / Free Mind Records - nacional)
01. Wondrous Hell's Flames
02. Phantoms
03. Long Knives Rain
04. Diavolul
05. Bleeding Heaven's Angels
06. Midnight Bloody Skies
07. Nemesis
08. Burn It Down
09. Armoured Legions
10. Fierce Plague
11. Torve Morte
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green abre o jogo sobre motivos para o fim do Sepultura
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Os cinco maiores compositores de todos os tempos para Roger Waters
Mötley Crüe toca música do primeiro disco pela primeira vez em 42 anos
Dave Mustaine cita seus guitarristas preferidos de todos os tempos
Mick Jagger projeta shows e novas músicas para os Rolling Stones
A música em que Jimi Hendrix diz preferir a música às mulheres
Tobias Sammet trabalha em novo álbum do Avantasia e relançamento de "The Scarecrow"
O melhor disco do Iron Maiden, de acordo com o Ultimate Classic Rock
O guitarrista que fez Kirk Hammett se sentir culpado por ter comprado guitarra muito barata
"Acordo toda manhã e penso: 'Meu Deus, isso ainda continua'", diz Roger Glover
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Ex-guitarrista confessa que tinha dificuldades em compor para o Deicide
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
O álbum de 1978 que "mudou o rock para sempre", segundo Slash
Por que David Gilmour, do Pink Floyd,se recusa a voltar a tocar "Echoes" em shows solo
A música triste do Iron Maiden que tem o mesmo título de música do Marillion
Jason Newsted, ex-Metallica, explica o baixo apagado de "...And Justice For All"

Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês
A Arquitetura da Fé e da Melodia - Michael Sweet Transmite Paz em "The Master Plan"
Headhunter DC - Death Metal como arma, identidade e resistência
Black Swan - Quando a experiência se transforma em poder de fogo
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
"Break The Silence" prova que o mainstream precisa do Beyond The Black
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



