The Quireboys: rock'n'roll acessível e regado ao blues
Resenha - Homewreckers & Heartbreakers - Quireboys
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 01 de março de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Lá pelos meados dos anos 1980 o The Quireboys foi tão bem sucedido no esforço para tornar sua música diferente do que estava em voga que acabou por se tornar uma das bandas favoritas do Guns' N 'Roses. Tiveram ainda as manhas de abrir para os Rolling Stones e foram gerenciados pela mão de ferro de Sharon Osbourne... Mas nada disso foi o suficiente para manter o grupo em evidência quando a maior parte da indústria musical resolveu apoiar incondicionalmente aquele tal grunge, e o resultado, infelizmente, foi o declínio precoce de uma carreira cheia de potencial.

Mas a partir do novo milênio o The Quireboys voltou a liberar seus sempre bons álbuns com certa regularidade e, mesmo enfrentando alguns problemas com a gestão de sua antiga gravadora, enfim chega às lojas (gringas, obviamente...) "Homewreckers & Heartbreakers", um sétimo álbum de estúdio que mostra a força que seu rock´n´roll tão acessível e regado ao blues, honestíssimo em sua proposta, continua em alta como somente estes britânicos conseguem elaborar.
Novamente Spike é o centro das atenções com sua voz tão rouca e, simultaneamente, tão suave, remetendo diretamente ao velho Rod Stuart. E a gostosa sinergia do vocalista com o guitarrista Guy Griffin agora encontra uma parceria cada vez mais profunda na segunda guitarra de Paul Guerin, que mantém presente todas as familiares características de sua música. Mas a coisa toda não termina por aí, pois instrumentos como violino, mandolim, melotron e outras coisinhas apenas aumentam a riqueza dos arranjos e o dinamismo de cada uma das canções.
A audição flui que é uma maravilha - escutá-lo ao lado de amigos ou uma garota interessante é uma experiência gratificante! - e o bom gosto atinge seu auge com a sutileza de "Mona Lisa Smiled", um belíssima balada digna do Quireboys. Mas há muitas canções que mostram o porquê de o Rock´n´Roll ser um dinossauro que dificilmente encontrará seu fim. "One For The Road" (ô guitarra grudenta!) ou todo o alto astral dançante de "Louder"... Putz, há muita coisa bacana por aqui, caro leitor!
Como o próprio vocalista orgulhosamente proclama em cada uma de suas apresentações: ‘... a Rock n´Roll band!’. Nada mais do que isso mesmo! Então merece ser conferido por aqueles que curtem Rolling Stones, The Faces, Humble Pie, Mott The Hoople, Slade e outros nomes relevantes dos velhos tempos. Velhos tempos... Nem é para tanto, afinal o The Quireboys sempre teve muita sensibilidade ao conseguir trabalhar suas influências de modo a tornar sua música relativamente atualizada para as novas gerações. Um excelente disco!
Formação:
Spike - voz
Guy Griffin - guitarra
Paul Guerin - guitarra
Jimmi Crutchley - baixo
Keith Weir - teclados
Pip Mailing - bateria
The Quireboys - Homewreckers & Heartbreakers
(2008 / Hectick Records/Jerkin' Crocus - importado)
01. I Love This Dirty Town
02. Mona Lisa Smiled
03. Louder
04. Fear Within The Lie
05. Blackwater
06. One For The Road
07. Late Nite Saturday Call
08. Hall Of Shame
09. Take A Look At Yourself
10. Hello
11. Josephine
12. Louder (Reprise)
Homepage:
http://www.quireboys.com
http://www.myspace.com/thequireboys
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Os 10 melhores álbuns do black metal, segundo o RYM
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O álbum que Eddie Kramer acha que nunca foi igualado: "Nunca houve nada gravado como ele"
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
Nazareth: um elogio à pertinácia
A reação de filha de Elvis Presley ao descobrir que Michael Jackson era virgem aos 35 anos
Paulo Ricardo sobre hit do RPM predileto de Renato Russo: "Faz sentido ele se identificar"
O álbum onde os Rolling Stones perderam sua essência, segundo Keith Richards

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



