Theodore Ziras: guitarrista grego com time de primeira
Resenha - HyperpyrexiA - Theodore Ziras
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 13 de fevereiro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Theodore Ziras é um conceituado guitarrista grego não muito conhecido em terras brasileiras, e que, embora com algum atraso, mandou seu terceiro álbum instrumental ao Whiplash!. Liberado no finalzinho de 2007, "HyperpyrexiA" conta com, além do óbvio Ziras na guitarra, a participação de Derek Sherinian (teclados, ex-Dream Theater), Manos Markopoulos (baixo) e Brian Tichy (bateria, ex-Zakk Wylde). Ou seja, um time realmente de primeira!

Seja em função da tendência de tantos guitarristas priorizarem a exibição da velocidade ou arranjos realmente complicados, é fato consumado que boa parcela do grande público considere álbuns instrumentais um tanto quanto cansativos. Mas não é isso o que acontece em "HyperpyrexiA"... Um dos grandes trunfos das 10 faixas do disco é que, mesmo tendo como foco a guitarra, há amplo espaço para os outros instrumentos, em especial ao criativo trabalho dos teclados de Sherinian.
O repertório é bastante diversificado e passeia por vários dos subgêneros metálicos, desde o mais tradicional, algo do progressivo e até mesmo encarando o fusion. Ou seja, há mostras de arranjos simples ao lado de outros bem virtuosos, mas sempre com sinuosas melodias enriquecendo cada minuto da audição.
Os ‘hits’ (isso existe em álbuns instrumentais???) mais evidentes poderiam ser encontrados na faixa-título e principalmente em "Salvation", mas várias outras canções se sobressaem. Há influência de Yngwie Malmsteen em "Rapid Eye Movement"; o jeitão de Satriani aparece de forma declarada na bonita "Such And Such" e os momentos mais agressivos podem ser conferidos em "Number One" e "Night Of The Dead", esta com certos riffs inesperados bem na linha dos primórdios do Metallica.
"HyperpyrexiA" foi gravado em Los Angeles pelo próprio Derek Sherinian e provavelmente só não é ainda melhor pelo fato de Theodore Ziras não apresentar um estilo mais particular em seus arranjos – o que não é necessariamente algo que comprometa a audição, pois esta flui de forma muito agradável e a qualidade de sua proposta é altíssima. Merece uma cuidadosa conferida!
Theodore Ziras - HyperpyrexiA
(2007 / Sleaszy Rider Records - importado)
01. Child Of Scotland
02. Such And Such
03. Rapid Eye Movement
04. Solitude
05. Seven Courses
06. Salvation
07. Number One
08. Night Of The Dead
09. Hyperpyrexia
10. Go East
Homepage:
http://www.theodoreziras.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após cancelamento de turnê do Deep Purple, Ian Gillan passa por procedimento
A pergunta de Nicko McBrain sobre os Beatles que nem Ringo Starr soube responder
O álbum clássico do Metallica que não trazia as melhores músicas da banda e sim as únicas
Tarja descobre fenômeno de "Então é Natal" no Brasil e reage: "Você me deu um desafio"
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Sepultura se aproxima do último show - banda prepara despedida após mais de 40 anos de história
Baterista John Tempesta anuncia sua saída do The Cult
Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
Os três melhores discos do Black Sabbath, de acordo com a Classic Rock
Namorada de Vince Neil é presa sob acusação de agressão ao vocalista do Mötley Crüe
O hábito que custou o lugar de Clive Burr no Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
Cinco shows imperdíveis que rolarão no Bangers Open Air 2027, por Mateus Ribeiro
Músicos falam sobre emoção de retornar aos palcos com o Nevermore
Richard Lloyd, icônico guitarrista do Television, morre aos 75 anos
O álbum onde os Rolling Stones perderam sua essência, segundo Keith Richards
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982
As capas de Iron Maiden e Nevermore que foram feitas pela mesma pessoa e são semelhantes


Lost Society conclui sua transformação em "Hell Is a State of Mind"
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



