AC/DC: "podem copiar o formato, mas nunca a alma da banda"
Resenha - Black Ice - AC/DC
Por Luiz Capra
Fonte: Music Radar
Postado em 21 de setembro de 2008
Segue abaixo um trecho da primeira resenha do novo álbum do AC/DC, "Black Ice", de autoria de Joe Bosso, e que foi publicada originalmente no Music Radar:
Oito anos entre dois lançamentos é uma eternidade para bandas de rock. Sente só, os BEATLES criaram toda sua estrondosa obra neste mesmo período e ainda arrumaram um tempinho para fazer alguns filmes, turnês, drogas, o guru Maharishi, Yoko Ono e por aí vai.
De certa maneira, não foi tão duro esperar todo esse tempo por um novo lançamento do AC/DC. E quando eles criam um álbum tão poderoso e consistente como o "Black Ice", parece que valeu a pena esperar.
Talvez seja porque precisamos do AC/DC agora mais do que nunca. Muitas bandas tentaram copiar o seu formato, mas nenhuma percebeu que não se pode copiar a sua alma. E a alma do AC/DC – um poder sonoro que brota das entranhas e uma absoluta insanidade cômica (como a de um marmanjo que rodopia por aí vestido de colegial, quem iria imaginar uma coisa dessas?) - possui uma alquimia que nenhuma outra banda pode copiar, simplesmente porque o AC/DC inventou a fórmula, e tomou tudo num gole só!
Você se pergunta porque alguns grupos ainda se dão ao trabalho de tentar. Tudo o que eles conseguem é deixa-lo esperando pelo original.
Um novo "Back in Black"?
Chamar o "Black Ice" de o novo "Black in Black" não seria nenhum exagero. Com exceção de uma ou outra escorregada pelo caminho, todas as músicas detonam e te fazem sentir novamente com 16 anos. Power chords correm a sua espinha de alto a baixo, a batera te sacode pela noite afora e cada solo te deixa definitivamente eletrizado. É o tipo de álbum empolgante, que te faz se sentir invencível!
O produtor Brendan O’Brien faz algo notável ao passar despercebido. Sabiamente, ele não impôs suas próprias regras ou características sonoras ao rugido assombroso da banda. Assim como Mutt Lange fez nos clássicos "Highway to Hell" e "Back in Black", O’Brien permitiu que a parede sonora do AC/DC se despedaçasse toda em cima de você. Mas não se trata de uma pilha de faixas amontoadas. São organizadas e ainda assim, poderosas.
No "Black Ice" você ouve cada golpe dos chimbais de Phill Rudd, cada dedilhada do baixo de Cliff Willims – e as duas guitarras de Angus e Malcolm Young funcionando em sintonia, tal qual pistões envenenados. Clareza e precisão nunca soaram tão deliciosamente cruas. É puro rock’n roll, sem dúvida, mas é um rock artístico também, e não há mal nenhum nisso.
Leia a matéria completa (em inglês) no link abaixo.
Outras resenhas de Black Ice - AC/DC
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Último show do Sepultura sofre mudança de local
O cantor que fazia Robert Plant pensar em "jogar a toalha" de tão bom
A banda britânica que merecia o público devoto do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A banda de metal que Slash colocou acima das demais e chamou de "obrigatória"
O disco do Megadeth que tem algumas das melhores músicas do metal, segundo Scott Ian
Epica se apresentará em São Paulo em novembro de 2027
Bangers Open Air anuncia primeiras atrações nacionais para a edição 2027
Eric Clapton abre turnê resgatando música que não tocava há mais de 50 anos
EP póstumo de John Sykes será disponibilizado em novembro
A icônica banda que Regis Tadeu não recomenda nenhum álbum sequer: "Todos horrorosos"
A frase da Roma Antiga que acabou virando um dos maiores hinos do AC/DC
O que a censura fez com a letra de "Marylou", do Ultraje a Rigor, segundo Roger
Summer Breeze vende todos os ingressos para a edição 2027 em tempo recorde
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
A opinião de Ritchie Blackmore sobre Tommy Bolin, que o substituiu no Deep Purple
A música que resume o que é o metal, na opinião do vocalista do Avenged Sevenfold
Vocalistas: belíssimos timbres de alguns cantores de rock

Vocalista original do AC/DC, Dave Evans lança novo single "Loup Garou"
O guitarrista famoso que Angus Young considerava "chato" sem seu vocalista
A função de Bon Scott no AC/DC que Brian Johnson ficou receoso de assumir
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
A música de um irmão Young que Brian Johnson colocou entre as maiores de todos os tempos
O tipo de banda que fazia Angus Young dizer que bocejaria até não aguentar mais
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



