RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Nikki Sixx (Mötley Crüe) anuncia estar passando por terapia EMDR

A habilidade de Ozzy na música que espanta Zakk Wylde; "ele domina como ninguém"

"Era um pecado mortal você dizer que gostava de Led Zeppelin nos anos oitenta", diz Lobão

O que mapa astral de Eloy Casagrande pode dizer sobre ida ao Slipknot, segundo astróloga

A participação do Barão Vermelho na campanha de vacinação contra o sarampo

Robert Trujillo, do Metallica, descreve a "coisa mais importante" para tocar em uma banda.

A banda de hard rock que nos anos 80 disputou quem ficava mais tempo sem tomar banho

Como era conviver com o precoce Eloy Casagrande na época da escola, segundo astróloga

O elemento que fez a diferença no álbum mais bem-sucedido no Mötley Crüe

Como era trabalhar com Dave Mustaine no Megadeth, segundo o lendário Chris Poland

O gênero onde Ellefson teria ganho muito dinheiro; "Dane-se. Eu toco Rock 'N' Roll de graça"

O melhor solo do saudoso Dimebag Darrell no Pantera, segundo Rex Brown

Regis Tadeu explica os erros na ida de Eloy Casagrande do Sepultura para o Slipknot

O clássico álbum dos Beatles que teve seu lado B rejeitado por John Lennon; "lixo"

Por que Barão Vermelho fez mais sucesso que Skid Row no Hollywood Rock, segundo Frejat


Stamp

Pedra: consolidação e maior elaboração da fórmula

Resenha - Pedra II - Pedra

Por Rodrigo Werneck
Postado em 19 de agosto de 2008

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

O desafio do segundo disco... Para a maioria das bandas e artistas solo, o segundo disco é muitas vezes o mais importante de sua carreira. Se o primeiro foi um sucesso, o segundo tem que ser a reafirmação de sua força, caso contrário há o risco de se ser atropelado pela "concorrência" (ainda mais nos dias de hoje, onde se descarta tudo ao menor piscar de olhos). Se o primeiro foi uma decepção, o segundo é a chance da redenção. Em qual caso se enquadra o Pedra? No primeiro, sem sombra de dúvidas!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Mesmo dentro do espírito independente que permeia o trabalho do conjunto, pode-se facilmente dizer que o primeiro álbum foi um sucesso. E este "Pedra II" é uma evolução clara, em todos os sentidos, uma consolidação, reafirmação e maior elaboração da fórmula. Quem gostou do primeiro, vai se deliciar com o segundo. A formação é uma verdadeira seleção: Xando Zupo na guitarra e vocal, Rodrigo Hid nos teclados, guitarra e vocal, Luiz Domingues no baixo e vocal, e Ivan Scartezini na bateria.

Sem trocadilhos infames, a bolacha abre logo de cara com uma pedrada: o cover de "Filme de Terror", ótima escolha para tal, pois soa como uma música composta pelo próprio Pedra. A versão original, do falecido Sérgio Sampaio, saiu em seu cultuado disco "Eu quero é botar meu bloco na rua" (1973). Seguem com "Rock’n’Não", um hardão que inclui guitarra insinuante, solos de sintetizador e órgão Hammond, e um baixo roncado no melhor espírito dos anos 70. A pegada "ao vivo" se torna presente, algo que muitas bandas tentam ao gravar um disco, mas não conseguem...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Uma das melhores vem a seguir, "Longe do Chão". Começa meio devagar, climática, sem mostrar a princípio se é balada ou rockão, mas depois vai engrenando, solo de Hammond, bateria variada, e lá pelos 3 minutos descamba para um momento totalmente Rainbow, com direito a solos blackmoreanos de Zupo, tecladeiras viajantes, bateria descontrolada, efeitos especiais, simplesmente demais. O delírio só acaba lá pelos 7 minutos, mas mesmo assim fica o "gostinho de quero mais"... Ainda bem que a banda cresce ao vivo, pois essa certamente terá efeito catártico em seus shows.

"Tô Indo A Mil" é uma mais acessível, provendo o necessário relaxamento após a intensidade da faixa anterior. Violões dobrados abrem "Projeções", ótima composição com letra instigante, que inclui ainda uma cítara, num momento meio zeppeliano. Abre parêntese: vale citar (mais uma vez, sem trocadilhos!) que o instrumento foi tocado pelo convidado Diogo Oliveira, por sua vez também responsável pela revista em quadrinhos que acompanha este lançamento. Sim, o disco foge do padrão tradicional, e em vez de caixinha e encarte, o CD vem dentro de uma HQ!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

A instrumental "Megalópole" cria o momento para todos brilharem em seus instrumentos, sem ser despropositadamente virtuosística. Boa escolha para o meio do álbum. Tudo feito com muito bom gosto, beirando o fusion, mas mantendo as raízes hard rock firmes no chão. Lá pelos 2 minutos de duração há uma leve alteração de andamento que nos remete ao som do (ótimo) conjunto Colosseum II (que apresentava ninguém menos que Gary Moore, Don Airey e Jon Hiseman em sua formação), mas similaridades com grupos tão distintos quanto Happy The Man e Wishbone Ash podem ser notadas. Sutileza e agressividade em doses balanceadas, tudo reunido com muito bom gosto.

"Nossos Dias" é outra mais acessível, numa linha mesclando pop rock com uns toques meio soul, que talvez abra algumas portas de rádios para o grupo. É bom frisar, tudo feito com carisma e mantendo a identidade da banda intacta. "Se Você For A Fim" traz a distorção de volta, mas com muito groove e bem sacados flertes com música regional brasileira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Uma inusitada parceria com Cézar de Mercês, ex-integrante da lendária banda O Terço, aparece na forma de "Jefferson Messias". Logo de cara, o timbre de órgão totalmente "vintage" (à la Farfisa e afins) dá mostras de que a brilhante mescla de passado e presente mais uma vez dá as caras no trabalho do Pedra. O meio da música é pontuado por climas pesados, solos selvagens de guitarra, nos transportando a seguir por momentos psicodélicos; mais anos 60, impossível. Chega a lembrar o saudoso Módulo 1000. Do nada, retorna o órgão, e com ele o andamento normal da música. Uma nova pérola do rock brasileiro nasceu... Méritos também para o baterista Ivan Scartezini, que não se prende à marcação pura e simples, e nos faz lembrar de mestres do instrumento como Ginger Baker, Carmine Appice e Mitch Mitchell.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Outro rockão vem a seguir em "Saiu de Férias", que tem boa participação de Hid no piano e no órgão Hammond, e mais um bom solo de guitarra de Xando. A contagiante "Letras Miúdas" é a próxima, com sua incrível linha de baixo. Impressionante como os anos se passam e Luiz "Tigueis" Domingues continua tirando da cartola todas essas "bases". É certamente um dos grandes nomes do rock nacional, vide seus trabalhos prévios n’A Chave do Sol e na Patrulha do Espaço, entre outros grupos. O trabalho de guitarras está também primoroso, com um slide muito bem inserido.

A bela balada "Meu Mundo É Seu" fecha o álbum. Violões dobrados se juntam à bateria e ao baixo, à percussão do convidado San, e ao bem colocado Mellotron, que aumenta a carga emotiva. Fecho de ouro para um disco irretocável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Ao se ouvir "Pedra II", fica na cara que a banda havia apenas mostrado a ponta do iceberg no primeiro lançamento. A evolução é gritante. Composições e arranjos primorosos, gravação e produção idem, esmero na parte gráfica. Há toda a sorte de casos de sucesso e de fracasso na música, mas uma coisa é inegável: o Pedra veio pra ficar e não vai ser por falta de talento e química entre seus integrantes que não atingirão outros patamares.

O disco/revista pode ser adquirido em lojas, mas o download gratuito das músicas, em alta qualidade (MP3, 320k), está também disponível no próprio site do Pedra (cuidado: o link funciona bem no Internet Explorer, mas não no Firefox).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Tracklist:
1. Filme de Terror
2. Rock’n’Não
3. Longe do Chão
4. Tô Indo A Mil
5. Projeções
6. Megalópole
7. Nossos Dias
8. Se Você For A Fim
9. Jefferson Messias
10. Saiu de Férias
11. Letras Miúdas
12. Meu Mundo É Seu

Sites:
http://www.pedraonline.com.br
http://www.myspace.com/pedrapedra

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D'Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.
Mais matérias de Rodrigo Werneck.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS