Hargos: pouca estrada mas potencial de sobra
Resenha - Shadows Of Violence - Hargos
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 22 de fevereiro de 2008
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos um nome com pouco tempo de estrada, mas com potencial de sobra para ser mais uma das referências no underground brasileiro. Formado em Minas Gerais no ano de 2004, o Hargos apresenta muitas idéias que, se não são novas, conquistam pela maneira como são apresentadas em "Shadows Of Violence", um incrível disco de Heavy Metal moderno e dificílimo de ser encaixado em algum subgênero específico.

Muito de seu cerne é composto pelo Thrash Metal, mas a forma como são exploradas as mudanças de andamento, variação de linhas vocais e, principalmente, o inteligente uso dos teclados, torna tudo tão denso, atormentador e com tal riqueza de detalhes que impressiona mesmo. E o melhor de tudo é que o Hargos não se perde nestas experimentações todas... Os mineiros provam que sabem o que querem ao deixar tudo devidamente amarrado, garantindo a importante homogeneidade que define qualquer banda.
Destaques? Praticamente todas as 10 faixas, há muita coisa boa por aqui... "Hero Betrayed" e "Carnage" são exemplos da boa variação rítmica e vozes muito bem trabalhadas; "The Beginning" prima por emocionantes vocalizações grudentas; ou ainda os verdadeiros arrasa-quarteirões "Tsunami" (que guitarras!!!) e "Chaotic City".
O Hargos não se escora somente no lado mais agressivo da música, tanto que "Silent Angel" é a típica balada metálica que vai crescendo aos poucos, onde o vocalista Breno divide as vozes com a convidada Isabela Santos num dos momentos mais bonitos do disco. E, falando em participações, o álbum também conta com a voz de Wallace Parreiras (Eminence) e o conceituado Marcus Viana, que toca violino elétrico em "Baghdad" e "Silent Angel".
Com uma produção irretocável de Stanley Soares (veterano que já trabalhou com Motorhead e Sepultura), "Shadows Of Violence" é mais uma amostra da criatividade brasileira ao moldar, com paixão e fúria, sonoridades já clássicas do Heavy Metal em algo bastante particular. Com certeza um dos grandes discos nacionais de 2007. Confira e tire suas conclusões!
Formação:
Breno Lorenzo - voz
Reinaldo Alves - guitarra
Vinicius Ligano - baixo
Victor Munhoz - teclados
Helder Nenen - bateria
Hargos - Shadows Of Violence
(2007 / Die Hard Records – nacional)
01. Dream Of Liberty
02. Hero Betrayed
03. Tsunami
04. Carnage
05. The Beginning
06. Baghdad
07. Silent Angel
08. In Metal Town (Wake Up the Mountains)
09. Chaotic City
10. Born In Hell
Homepage: www.hargos.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
A música que James Hetfield escolheria para entrar em cena antes de qualquer outra
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
O disco do Judas Priest que "reinventou o metal", segundo Tom G. Warrior
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
A crítica de Aquiles Priester à bateria do Shaman, segundo Luís Mariutti
ARTE Concert divulga vídeos de shows do Summer Breeze 2026
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
Michael Sweet (Stryper) não aceitaria ser guitarrista da banda de King Diamond
A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
O álbum dos Beatles que John Lennon curtia "porque era muito estranho"
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza
A banda que não pertence a este planeta, conforme Paul McCartney

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



