Wolves In The Throne Room: longe de clichês satanistas
Resenha - Two Hunters - Wolves In The Throne Room
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de dezembro de 2007
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Nos dias em que o ser humano que não consome de acordo com a programação das grandes corporações é taxado de alienado ou pobretão, os norte-americanos do Wolves In The Throne Room acabam dando um exemplo inusitado, principalmente se levarmos em consideração que seu país é o representante exato da sociedade de consumo e depredação ambiental. Os caras têm as manhas de viver isolados numa região florestal, cultivar seus vegetais e criar os animais que vão consumir. Não são completamente auto-suficientes, mas os irmãos Nathan (voz e guitarra) e Aaron (bateria) dizem estar chegando lá.

E o que tem a vida particular dos músicos a ver com esta resenha? Tudo a ver, pois esta forte relação com a natureza se estende até suas composições. O Wolves In The Throne Room está chegando a seu segundo disco, "Two Hunter", mantendo a estética do Black Metal ríspido, mas com muita influência da música progressiva, folclórica e letras que retratam os mistérios e a vida selvagem nas florestas. São apenas quatro longas canções que cronometram pouco mais de 46 minutos, com talento de sobra para as experimentações e que soam de forma bem distinta do que se observa por aí.
Nesta música com tantas atmosferas viajantes, o uso de teclados é abundante – embora não excessivamente dominante – e cria as mais fantásticas ambientações em todo o álbum, com arranjos tão simples que vão tomando corpo até abranger uma grande variedade de sonoridades que oscilam do furioso ao suave e introspectivo (de beleza no sentido literal da palavra), extravasando claramente todo o conceito lírico a que a banda se propõe.
O Wolves In The Throne Room interliga instrumentos acústicos, passagens semi-acústicas e momentos extremos com ótimas guitarras que, juntamente com as vocalizações furiosas, mantém todo o aspecto opressivo do Black Metal como o conhecemos tradicionalmente. Não há temor em usar vozes femininas, onde a convidada Jessica Kinney contribui com seu soprano em "Cleansing" e "I Will Lay Down My Bones Among The Rocks And Roots". Aliás, esta última faixa é um monumento de 18 minutos, cuja estrutura combina o Black Metal com o ambiente épico com a maestria de quem optou por viver de forma mais isolada e, como tal, possui alguma dificuldade em se apegar às influências externas.
Harmonioso e violento. Sob certos pontos de vista, a inegável criatividade e o grande sentimento de originalidade apresentado neste disco remetem parcialmente a alguns trabalhos do austríaco Summoning. Mas apenas parcialmente. "Two Hunters" é uma verdadeira jornada musical, inteligente e repleta de sensibilidade, aonde a cada audição vai-se surpreendendo ainda mais ao descobrir novos detalhes ou passagens. Um trabalho totalmente anticomercial e, como tal, recomendado aos que procuram por Black Metal com sonoridades e letras que fogem dos meros clichês satanistas.
Formação:
Rick Dahlin - voz e guitarra
Nathan Weaver - voz e guitarra
Aaron Weaver - bateria
Wolves In The Throne Room - Two Hunters
(2007 / Southern Lord Records - importado)
01. Dia Artio
02. Behold the Vastness And Sorrow
03. Cleansing
04. I Will Lay Down My Bones Among The Rocks And Roots
Homepage: www.wolvesinthethroneroom.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
A música do Megadeth que se aproxima do death metal, segundo Dave Mustaine
A banda que ofereceu algo novo para o metal, segundo Andreas Kisser
Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O show que o Queen encerrou pela metade a pedido dos contratantes
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
"Passem mais tempo com a guitarra do que com mulheres", aconselha Richie Sambora a guitarristas
O melhor solo do guitarrista Eddie Van Halen, segundo a Classic Rock
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Motorhead: O conselho de Lemmy Kilmister sobre ser solteiro para sempre
Os únicos dois músicos que Humberto Gessinger poupou ao criticar geração do rock nacional
O hit dos Beatles que Paul McCartney recusou gravar por postura de Lennon, George e Ringo



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



