Wilco: caminho mais simples para o futuro
Resenha - Sky Blue Sky - Wilco
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de junho de 2007
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
"Tá ouvindo Beatles?". Não foram uma, nem duas, nem três pessoas que me perguntaram isso. Bastava eu dar play no novo disco do Wilco para vários amigos lembrarem, na hora, do quarteto de Liverpool. Mas "Sky Blue Sky", sexto álbum do americanos, não é só isso (como se "só isso" fosse pouco …).
Wilco - Mais Novidades
Dizer que este novo trabalho representa uma volta às raízes da banda não é correto. Ainda que em "Sky Blue Sky" não existam resquícios dos experimentalismos presentes aos montes nos dois últimos discos do grupo ("Yankee Hotel Foxtrot", de 2002, e "A Ghost Is Born", de 2004), o caminho mais simples tomado por Jeff Tweedy e seus companheiros no novo álbum parece apontar mais para o futuro do que para uma retomada das suas raízes sonoras.
Aquele som, rotulado como "alt country", presente nos três primeiros registros da banda ("A.M.", "Beign There" e "Summerteeth"), ficou para trás, faz parte do passado. A simplicidade das canções de "Sky Blue Sky" segue outra linha. É claro que a maior influência da banda, o onipresente Neil Young, se faz notar em vários momentos, principalmente nos belos solos de guitarra, mas agora o bardo canadenses ganha novas companhias. As mais evidentes são os já citados Beatles, Steely Dan, a carreira solo de Paul McCartney e o John Lennon fase "Mind Games".
As doces melodias, grudentas e agradáveis, vêm carregadas com um forte sabor setentista. "Shake It Off" e "You Are My Face" pagam tributo a Lennon. A presença de McCartney pode ser ouvida em "Walken" e na doce "Please Be Patient With Me". A abertura do disco, com a melancólica "Either Way", faz qualquer pessoa que possui um coração sorrir.
A grande música de "Sky Blue Sky" atende pelo nome de "Impossible Germany". Como já havia feito com "Jesus etc", de "Yankee Hotel Foxtrot", e com "Hummingbird", de "A Ghost Is Born", Jeff Tweedy mostra enorme talento como compositor, construindo uma canção simples, mas mesmo assim repleta de detalhes e nuances. Linhas vocais calmas, um melodia inspiradora, e solos de guitarra que expressam amores vividos, corações partidos e olhares apaixonados.
Outros pontos altos do álbum são as lindas acústicas "Sky Blue Sky" e "What Light" (essa última totalmente Beatles), as baladaças "Hate It Here" e "Leave Me (Like You Found Me)" e o encerramento, com a emocional "On And On And On".
"Sky Blue Sky" não é, como eu já disse antes, tão experimental quanto "Yankee Hotel Foxtrot", mas isso não diminui seu valor, muito pelo contrário. Ele é um álbum muito mais audível, que resgata o sentido do termo "pop music", tão mal usado ultimamente. "Sky Blue Sky" tem um ar e uma sonoridade que nos passam a sensação de que estamos ouvindo um trabalho gravado, por exemplo, em 1971.
Um disco esplêndido, de uma das melhores bandas dos últimos dez anos, e com certeza um dos grandes álbuns de 2007.
Faixas:
1. Either Way
2. You Are My Fase
3. Impossible Germany
4. Sky Blue Sky
5. Side With The Seeds
6. Shake It Off
7. Please Be Patient With Me
8. Hate It Here
9. Leave Me (Like You Found Me)
10. Walken
11. What Light
12. On And On And On
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Rock in Rio: algumas das maiores vaias em edições nacionais
Dream Theater: os segredos do álbum Octavarium
Gil disse que Paralamas são apenas três e fazem som melhor do que os oito Titãs



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



