Resenha - Ehre Der Großen Krieger - Schwarzwald
Por Maurício Dehò
Postado em 09 de março de 2007
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O Schwarzwald ("Floresta Negra", em alemão) é uma banda que começou no fim de 2003, em Curitiba (PR), para se dedicar ao black metal. Na verdade, o trabalho todo é feito pelo auto-proclamado Dickbäuchig, que toca o projeto como uma "one-man-band" desde seu início. Em setembro de 2006, ele lançou seu primeiro mini CD (MCD), chamado "Ehre Der Großen Krieger" ("Honra do Grande Guerreiro", em alemão).

O multi-instrumentista e vocalista resolveu trilhar solitário para ter liberdade de composições e idéias e o resultado foram cinco faixas em pouco mais de 24 minutos, lançadas pela Hass Records. Para dar um charme ainda maior à coisa, a primeira prensagem é de 200 cópias, numeradas à mão. Todas as músicas levam o nome do trabalho, apenas numeradas em seqüência, e foram compostas e executadas pelo mentor da banda, tratando de "Honra, Ódio e Guerra".
Mas no que diz respeito à música, a coisa não é tão bonita e pomposa quanto parece à primeira vista. O MCD começa numa introdução demasiadamente longa e repetitiva, baseada num riff de guitarra simples e que poderia, numa solução fácil, ser tocado menos vezes. A intenção clara é apresentar o clima sombrio já mostrado desde a arte gráfica, também a cargo de Dickbäuchig. A capa é exatamente uma floresta negra e o encarte mostra o paranaense, um cara bem jovem, "cercado" de metralhadoras.
O black metal bem cru segue com a segunda faixa. O instrumental é bem gravado, com guitarras sobrepostas, mas um ponto muito ruim são os vocais. Como estão envolvidos pelos outros instrumentos, mal dá para falar da qualidade dos urros, tão menos entender em que língua são (claro que tudo levar a crer que, como todo o resto, é em alemão). Outro porém fica pela bateria, que é eletrônica e foi programada. Se o Schwarzwald é para ser uma "one-man-band", era de se supor que Dickbäuchig também executasse (e não programasse) as partes de bateria. A qualidade fica bastante prejudicada e as batidas pouco mudam durante todo o disco.
A próxima música, iniciada com sons de guerra, tem riffs em geral criativos, bem característicos do black metal, assim como a quarta parte de "Ehre Der Großen Krieger". Mas o vocal segue baixo. Para encerrar, um "Outro" que segue na linha da introdução: riff simples, cadenciado, repetido à exaustão. E encerrado com uma barulheira que, na verdade, não se parece com nada.
O que se percebe desta horda de um só é qualidade quando o assunto são os riffs, mas que falta em outros elementos como na composição, para enxugar repetições exageradas, e na produção dos vocais, quase inaudíveis. Falta também variar um pouco, já que as músicas são bem parecidas. Tudo bem que a idéia da "one-man-band" é legal, mas uma em que a bateria é eletrônica não é tão interessante. Mesmo assim, a intenção vale e que o próximo trabalho supere este primeiro mini CD.
Ehre Der Großen Krieger (2006) / Hass Records
1. Ehre Der Großen Krieger Teil I
2. Ehre Der Großen Krieger Teil II
3. Ehre Der Großen Krieger Teil III
4. Ehre Der Großen Krieger Teil IV
5. Ehre Der Großen Krieger Teil V
Dickbäuchig – todos os instrumentos e vocais
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A canção que tem dois dos maiores solos de guitarra de todos os tempos, conforme Tom Morello
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O megahit do Capital Inicial que, analisando bem a letra, não faz tanto sentido
Conversa com o filho fez Dave Mustaine pensar na despedida do Megadeth
Dave Mustaine não queria que Megadeth encerrasse atividades, mas reconhece dificuldades
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Fãs mostravam o dedo do meio quando o Faith No More tocava "Easy" ao vivo
Os solos de guitarra emocionantes que John Petrucci considera divertidos de tocar
A canção lançada três vezes nos anos oitenta, e que emplacou nas paradas em todas elas
As músicas de metal favoritas de James Hetfield, frontman do Metallica
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Duff McKagan do Guns N' Roses
Zakk Wylde fala sobre a música que escreveu em homenagem a Ozzy Osbourne
Dream Theater faz o seu primeiro show em 2026; confira setlist
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo
Kerry King diz que Venom é a "melhor banda de merda de todos os tempos"
A dica de Stevie Wonder que fez Eric Clapton cantar bem melhor, segundo o próprio


O fim de uma era? Insanidade e fogo nos olhos no último disparo do Megadeth
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



