Resenha - Pitch Black Progress - Scar Symmetry
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 02 de agosto de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em que arte bonita o heavy metal se transformou. O Scar Symmetry foi formado na Suécia em 2004 e traz em sua formação Christian Älvestam (voz), Jonas Kjellgren (guitarra), Per Nilsson (guitarra), Kenneth Seil (baixo) e Henrik Ohlsson (bateria), e chamaram muito a atenção da crítica e público com seu debut "Symmetric In Design".

Agora está chegando no mercado brasileiro seu novo disco, "Pitch Black Progress", que traz faixas do chamado Death Metal Melódico com uma distorção e precisão de cair o queixo e, entre o lado mais agressivo e o mais melódico, há inúmeros momentos em que enveredam pelo metal tradicional, garantindo grande variedade entre as canções. A versatilidade e técnica que o Scar Symmetry expõe em suas canções são facilmente percebidas ao longo das 12 faixas, repletas de melodias dramáticas e arranjos complexos, alguns incluídos de forma bastante sutil e que acabam por fazer tudo soar bem direto.
Os músicos são realmente incríveis, mas a habilidade com que Christian domina sua voz é espantosa, ficando a impressão de que são pessoas completamente distintas que cantam as partes guturais e limpas. Com certeza um dos grandes vocalistas do gênero, e seu desempenho cheio de paixão na multifacetada canção "The Kaleidoscopic God" é a grande prova de sua ótima atuação. Aliás, ótima atuação de toda a banda, pois esta é uma música quase épica, praticamente uma síntese de tudo o que é apresentado no CD.
A faixa mais pesada é a própria "Pitch Black Progress", 100% rosnada de forma primitiva, que se contrapõe com "Mind Machine", cheia de linhas de vozes limpas e, como conseqüência, com grande carga de emoção. Há momentos inusitados, como em "Dreaming 24/7", que se caracteriza por possuir mais melodias que o usual e acaba por ser a mais amena canção do disco.
Em "Pitch Black Progress" tudo soa brutal, melodioso e belo, não existindo canções nem ao menos medianas em quase uma hora de audição. A produção de Jonas Kjellgren ficou perfeita, garantindo uma definição e modernidade como poucas. Em suma: o Scar Symmetry empolga muito e conseguiu sacudir a cena metálica de seu país, liberando um dos melhores álbuns que foram lançados em 2006. Indispensável aos amantes do estilo!
Scar Symmetry - Pitch Black Progress
(2006 - Nuclear Blast / Rock Brigade Records – nacional)
01. The Illusionist
02. Slaves To The Subliminal
03. Mind Machine
04. Pitch Black Progress
05. Calculating The Apocalypse
06. Dreaming 24/7
07. Abstracted
08. The Kaleidoscopic God
09. Retaliator
10. Oscilliation Point
11. The Path Of Least Resistance
12. Carved In Stone (bônus)
13. Deviate From The Norm (bônus)
Homepage: www.scarsymmetry.com
Outras resenhas de Pitch Black Progress - Scar Symmetry
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"
Motörhead "salvou" baterista do Faith No More de ter que ouvir Ted Nugent
O maior cantor de todos os tempos para Steven Tyler; "Eles já tinham o melhor"
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
O que Max Cavalera não gostava sobre os mineiros, segundo ex-roadie do Sepultura
Os trabalhos do Guns N' Roses que Slash evita rever; "nem sei o que tem ali"
O maior cantor da geração do rock nacional dos anos 1980, segundo Roberto Frejat
Askmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana
A única música brasileira que Renato Russo incluiu na lista de maiores lançamentos de 1988

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



