Resenha - Pitch Black Progress - Scar Symmetry
Por Rafael Carnovale
Postado em 15 de junho de 2006
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Os suecos do Scar Symmetry estão na ativa desde 2004 e já contam com um CD ("Symmetric In Desing") lançado. A proposta da banda é simples: death metal moderno, sem frescuras e com força e pegada. A banda vem obtendo boas respostas de seu primeiro CD, sendo aclamada como um dos novos nomes do death europeu, e tem tido boas respostas em seus shows. Este é seu segundo CD, que chega a nossas mãos via Nuclear Blast neste ano. Particularmente sempre torço o nariz quando uma banda vem escorada por tanta falação, mas confesso que fiquei curioso, pois tenho ouvido muito a respeito destes suecos, e o lançamento do CD aqui mostra que eles não estão para brincadeiras.

De cara somos brindados com uma intro simples, porém direta, que nos leva a "The Illusionist", uma paulada death/heavy com mudanças de andamento e vocais ora guturais ora limpos, uma grata surpresa. "Slaves To The Subliminal" segue a fórmula citada, sendo altamente cativante e curiosa, porque a banda consegue misturar vários estilos e criar uma sonoridade única, que transita do heavy mais tradicional ao death mais brutal com facilidade. "Mind Machine" já é mais pesada e cadenciada, e poderia ser considerada uma faixa heavy tradicional com facilidade, dado o bom trabalho de guitarras.
Estamos definitivamente diante de um grande CD, uma grata revelação, com destaque para o peso de "Calculate The Apocalypse", as guitarras de "Dreaming 24/7" (uma das mais acessíveis do CD), e da pancadaria de "The Kaleidoscopic God". Uma banda entrosada, com destaque para as guitarras de Jonas Kjellgren e Per Nilsson e os vocais soberbos de Christian Alvestam (que alterna urros e vocais limpos com uma facilidade mágica). Completam o time o baterista Henrick Ohisson e o baixista Kenneth Seil.
Se você é fã de In Flames ou Children Of Bodom tem que ter esse CD, que é de longe um dos melhores já apresentados no estilo, e uma obra que merece ser conferida!
Nuclear Blast Brasil – 2006 (Nacional)
Site Oficial: http://www.scarsymmetry.com
Outras resenhas de Pitch Black Progress - Scar Symmetry
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
Kid Abelha anuncia turnê de reunião "Eu Tive Um Sonho"
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
O clipe de clássico do AC/DC em que a jovem Lady Gaga atuou como figurante
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
Rob Halford fala sobre situação atual da relação com K.K. Downing
A camiseta que Richard Fortus criou pra zoar meme famoso do Guns N' Roses
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
As duas poderosas músicas do Queen que Brian May mais gosta de tocar ao vivo
A música pop perfeita de acordo com David Gilmour, ex-guitarrista do Pink Floyd
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico

Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Iron Maiden: Leia a primeira resenha de "The Book Of Souls"



