Resenha - Sideshow Symphonies - Arcturus
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 08 de janeiro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado na Noruega em 1987 e chamando-se inicialmente Morten, a dupla que conta com o tecladista Steiner "Sverd" Johnsen e o baterista Jan Axel Von Blomberg (Hellhammer) mostraram que possuíam imenso potencial e se estabeleceram com certa consistência no cenário black metal europeu.

Em 1990 passam a se chamar Arcturus e, mesmo havendo uma freqüente mudança de integrantes em sua formação, nunca deixam de liberar bons LPs, 7" EPs e CDs. "Sideshow Symphonies" é seu décimo registro e agora conta, além do já citado núcleo fundador, com a presença do excelente vocalista Simen "Vortex" Hestnaes (Dimmu Borgir e Borknagar), os guitarristas Knut Magne Valle e Tore Moren, além do baixista Hugh S. J. Mingay.
E a espera de três anos e duas trocas de vocalistas realmente compensou as expectativas... Seus registros anteriores sempre se diferiam um pouco entre si e aqui a coisa não poderia ser diferente, em especial pela entrada de Vortex, que possui uma voz realmente agradável e canta de maneira mais limpa que seus antecessores. As composições de Sverd e Axel são praticamente heavy metal progressivo, cadenciado, obscuro e com algumas sugestões do black metal de outrora.
Num primeiro momento haverá a possibilidade de ser uma audição difícil, mas com o passar do tempo vamos entendendo a proposta do Arcturus, observando a grande criatividade e o desempenho de seus músicos, em especial a alucinação de Sverd com seus teclados atmosféricos, sinfônicos e cósmicos. E por fim acabamos por nos afeiçoar em muito com "Sideshow Symphonies".
O Arcturus manda muito bem desde "Hibernation Sickness Complete", que possui uma presença de teclados mais contida. A insanidade que a banda passa com "Evacuation Code Deciphered" consegue perturbar o ouvinte; e até mesmo a estranhamente lisérgica "Nocturnal Vision Revisited" são meros aperitivos para a obra que realmente é este disco.
Musicalmente bem estruturado e coeso, o Arcturus é uma banda que realmente sabe escrever canções delirantes. Uma típica arte do underground europeu e um trabalho realmente admirável para quem aprecia músicas intrincadas e imprevisíveis.
Arcturus - Sideshow Symphonies
(2005 / Season Mist America – importado)
1. Hibernation Sickness Complete
2. Shipwrecked Frontier Pioneer
3. Demon Painter
4. Nocturnal Vision Revisited
5. Evacuation Code Deciphered
6. Moonshine Delirium
7. White Noise Monster
8. Reflections
9. Hufsa
Homepage: www.arcturus.no
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
A banda que serviu de inspiração para o Eagles: "Até os Beatles curtiam o som deles"
Glenn Hughes passa mal e precisa encerrar show mais cedo em Belo Horizonte
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
Riki Rockett acusa Bret Michaels de ter sabotado turnê de 40 anos do Poison
O clássico do metal oitentista inspirado em Toto, desastre do Titanic e Monsters of Rock
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
Sharon Osbourne revela o valor real arrecadado pelo Back to the Beginning
Megadeth lança "I Don't Care", faixa de seu próximo - e último - disco de estúdio
O guitarrista americano que fez a cabeça de Jéssica Falchi: "Eu adorava!"
As 5 melhores músicas de progressivo com menos de 3 minutos, segundo a Loudwire
A poderosa mensagem passada pelo Arch Enemy em "Nemesis", clássico escrito em ônibus de turnê
A opinião de Ozzy Osbourne a respeito de seus parceiros do Black Sabbath
Religião: Top 10 citações sobre Deus e o Diabo
O álbum clássico do AC/DC que para Malcolm Young só tem uma única música boa

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman



