Resenha - Legacy Of Gaia - Before Eden

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Maurício Gomes Angelo
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 9


A cena prog metal no Brasil experimenta um momento grandiosamente efervescente. Senão vejamos: Mind Flow, Eyes Of Shiva, Atlantida, Destra, Lost Forever, Dead Nature, Khallice, Akashic, VersOver, Seven Side Diamond, Zarg, Glory Opera e Narcoze, apenas das que me recordo e que possuem certa coerência entre sua sonoridade. A este time se junta o Before Eden.

Semelhança: vocalistas de rock com vozes quase iguaisVeja SP: show do Iron Maiden eleito como "pior de 2009"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ainda que possa haver alguma desconfiança prévia dado o nome da banda, o título do trabalho e a capa do álbum, alguns poderão pensar: "pô, mais uma daquelas bandinhas prog chataças metidas a intelectuais, sem feeling e consistência." Engano. A possível falta de peso se esvanece logo nos segundos iniciais com os riffs matadores de "Nomad Soul". E o que se segue certamente superará suas expectativas.

Alessandro Kotlinsky se candidata ao hall de melhores guitarristas nacionais. Riffs que vão de Michael Romeo ("Reality", por exemplo) a Jeff Waters ("Essence"), entregando-nos bases sólidas e solos intrincados, dono duma habilidade incomum. E dois outros integrantes se sobressaem. O baterista Julio César pelas fritadas perfeitas, contratempos e viradas competentes e por usar todo o kit (fato raro) e o tecladista Juliano Scharf, quase um Rick Wakeman principiante e comedido - sendo este um elogio imensurável - ele é o responsável por aclimatações que envolvem todo o corpo das músicas e agregam um grande valor ao material, já que são poucas as bandas que se utilizam do teclado com tanta preponderância (e tão acertadamente). Jaison Peixer é um bom vocalista, de timbre bem peculiar, mas que pode evoluir muito. Por várias vezes sua voz soa demasiado forçada e além ou aquém do tom natural, sendo necessário melhorar a impostação. Ricardo Tomedi forma uma cozinha eficazmente agradável e entrosada com Julio César, não decepcionando.

O prog metal extremamente criativo, variado, de tendências eruditas e solistas (cada integrante parece solar durante as músicas) destes rapazes de Blumenau (SC) encontra grandes momentos em todos os seis atos da suíte "The Legacy Of Gaia" e "Nova" é, disparada, a melhor. Porque reúne com grande qualidade estilos e características de várias escolas do progressivo, conduzida por linhas de teclado fabulosas de Juliano. Esta é, aliás, a maior peculiaridade do Before Eden, reunir, num mesmo espaço, a progressividade absurda dos anos 70, as soluções diversificadas que o estilo sofreu nos anos 80 e a conseqüente metalizada ocorrida da década passada até hoje. Neste ponto, a maior referência atual é sem dúvida o Ayreon de Arjen Lucassen, pela exploração sem restrições criativas ao que o termo "progressivo" oferece.

Ótimo álbum. Banda de muito talento que, evoluindo como o esperado, fatalmente alcançará enorme reconhecimento nos anos vindouros. Altamente recomendado.

Formação:
Jaison Peixer (Vocal)
Alessandro Kotlinsky (Guitarra)
Ricardo Tomedi (Baixo)
Julio César Kühlewein (Bateria)
Juliano Scharf (Teclado)

Site Oficial: www.beforeeden.com

Material cedido por:
Hellion Records
Rua 24 de Maio, 62 - Lojas 280/282/308 - Centro
São Paulo - SP - CEP: 01041-900 - Brasil
Tel: (11) 5083-2727 - 5083-9797 - 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Internet: www.hellionrecords.com
Email: hellion@hellionrecords.com


Outras resenhas de Legacy Of Gaia - Before Eden

Resenha - Legacy Of Gaia - Before EdenResenha - Legacy Of Gaia - Before Eden



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Before Eden"


Metal Catarinense: 10 bandas para se conhecer [Parte 1]Metal Catarinense
10 bandas para se conhecer [Parte 1]


Semelhança: vocalistas de rock com vozes quase iguaisSemelhança
Vocalistas de rock com vozes quase iguais

Veja SP: show do Iron Maiden eleito como pior de 2009Veja SP
Show do Iron Maiden eleito como "pior de 2009"


Sobre Maurício Gomes Angelo

Jornalista. Escreve sobre cultura pop (e não pop), política, economia, literatura e artigos em várias áreas desde 2003. Fundador da Revista Movin' Up (www.revistamovinup.com) e da revrbr (www.revrbr.com), agência de comunicação digital. Começou a escrever para o Whiplash! em 2004 e passou também pela revista Roadie Crew.

Mais matérias de Maurício Gomes Angelo no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL