Resenha - Legacy Of Gaia - Before Eden
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 15 de setembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A cena prog metal no Brasil experimenta um momento grandiosamente efervescente. Senão vejamos: Mind Flow, Eyes Of Shiva, Atlantida, Destra, Lost Forever, Dead Nature, Khallice, Akashic, VersOver, Seven Side Diamond, Zarg, Glory Opera e Narcoze, apenas das que me recordo e que possuem certa coerência entre sua sonoridade. A este time se junta o Before Eden.

Ainda que possa haver alguma desconfiança prévia dado o nome da banda, o título do trabalho e a capa do álbum, alguns poderão pensar: "pô, mais uma daquelas bandinhas prog chataças metidas a intelectuais, sem feeling e consistência." Engano. A possível falta de peso se esvanece logo nos segundos iniciais com os riffs matadores de "Nomad Soul". E o que se segue certamente superará suas expectativas.
Alessandro Kotlinsky se candidata ao hall de melhores guitarristas nacionais. Riffs que vão de Michael Romeo ("Reality", por exemplo) a Jeff Waters ("Essence"), entregando-nos bases sólidas e solos intrincados, dono duma habilidade incomum. E dois outros integrantes se sobressaem. O baterista Julio César pelas fritadas perfeitas, contratempos e viradas competentes e por usar todo o kit (fato raro) e o tecladista Juliano Scharf, quase um Rick Wakeman principiante e comedido – sendo este um elogio imensurável – ele é o responsável por aclimatações que envolvem todo o corpo das músicas e agregam um grande valor ao material, já que são poucas as bandas que se utilizam do teclado com tanta preponderância (e tão acertadamente). Jaison Peixer é um bom vocalista, de timbre bem peculiar, mas que pode evoluir muito. Por várias vezes sua voz soa demasiado forçada e além ou aquém do tom natural, sendo necessário melhorar a impostação. Ricardo Tomedi forma uma cozinha eficazmente agradável e entrosada com Julio César, não decepcionando.
O prog metal extremamente criativo, variado, de tendências eruditas e solistas (cada integrante parece solar durante as músicas) destes rapazes de Blumenau (SC) encontra grandes momentos em todos os seis atos da suíte "The Legacy Of Gaia" e "Nova" é, disparada, a melhor. Porque reúne com grande qualidade estilos e características de várias escolas do progressivo, conduzida por linhas de teclado fabulosas de Juliano. Esta é, aliás, a maior peculiaridade do Before Eden, reunir, num mesmo espaço, a progressividade absurda dos anos 70, as soluções diversificadas que o estilo sofreu nos anos 80 e a conseqüente metalizada ocorrida da década passada até hoje. Neste ponto, a maior referência atual é sem dúvida o Ayreon de Arjen Lucassen, pela exploração sem restrições criativas ao que o termo "progressivo" oferece.
Ótimo álbum. Banda de muito talento que, evoluindo como o esperado, fatalmente alcançará enorme reconhecimento nos anos vindouros. Altamente recomendado.
Formação:
Jaison Peixer (Vocal)
Alessandro Kotlinsky (Guitarra)
Ricardo Tomedi (Baixo)
Julio César Kühlewein (Bateria)
Juliano Scharf (Teclado)
Site Oficial: www.beforeeden.com
Material cedido por:
Hellion Records
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280/282/308 – Centro
São Paulo – SP – CEP: 01041-900 – Brasil
Tel: (11) 5083-2727 – 5083-9797 – 5539-7415
Fax: (11) 5549-0083
Internet: www.hellionrecords.com
Email: [email protected]
Outras resenhas de Legacy Of Gaia - Before Eden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
ZZ Top confirma três shows no Brasil em novembro
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O guitarrista que supera Eric Clapton, segundo Eddie Van Halen: "Mais suave e refinado"
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
Paul Di'Anno diz que Iron Maiden ficou pretensioso demais na fase de "Killers"
Fãs de Angra reagem ao anúncio de fim da pausa; "Foi um sabor hiato"
Aquiles Priester quebra silêncio e revela por que aceitou reunião com Angra
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Em documentário, Rodolfo Abrantes afirma que "o Raimundos era o Canisso"
Jimmy Page sobre a pior capa do Led Zeppelin: "Eu assumo a responsabilidade por ela"
A bronca que Oswaldo Montenegro deu em Rafael Bittencourt ao descobrir sobre o Angra
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



