Resenha - Legacy Of Gaia - Before Eden
Por Clóvis Eduardo
Postado em 08 de outubro de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dá orgulho saber que uma banda que começou no difícil mundo do metal atual consegue lançar um CD com qualidade superior a muitos trabalhos por aí. Dá mais orgulho ainda saber que partindo de Santa Catarina, o Before Eden pode certamente povoar palcos por muitos locais do Brasil e do Mundo.

E não é bairrismo não, "The Legacy Of Gaia" é bom pra caramba. Em um gênero que muitos admiram pela técnica aguçada que todos os integrantes precisam ter, o metal progressivo ganha novos aditivos de criatividade. Salienta-se a inspiração por Dream Theater e Symphony X, mas para que temer beber de boas fontes? Ainda mais, claro, quando "Nomad Soul" começa a ecoar, e as harmonias grudam na cabeça na velocidade em que o bumbo soa.

Mais teclados e solos inspirados de guitarra. É isto que Juliano Scharf e Alessandro Kotlinsky fazem respectivamente muito bem. Claro que toda a banda supera-se em canções extremamente bem compostas, a exemplo de "Essence", cheia de harmonias e a presença eficaz do vocalista Jaison Peixer que, para o gênero, tem um vocal muito bom. Lembrar-se da antiga demo dos catarinenses, com as duas partes de "Between Love And Glory" é apenas salutar o bom desenvolvimento da banda através dos anos.
Da quarta música em diante, o cd volta-se para a história de "Legacy Of Gaia" em seis partes que variam entre passagens mais agressivas e calmas. Destaque para a canção "Nova" que em oito minutos consegue ser variada e prática; uma adição de backing vocals e passagens para engrandecer ainda mais o trabalho. Os solos também, sem abuso e com muita maestria, tornam o som ainda mais vigoroso.

Seja no trabalho altamente irredutível do baixista Ricardo Tomedi ou do baterista Julio César Kühlewem, que seguram as pontas das bases, a Before Eden mostra que pode ser grande se continuar a fazer músicas boas e especiais para os fãs do gênero.
Outras resenhas de Legacy Of Gaia - Before Eden
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músico analisa Angine de Poitrine e diz que duo é "puro marketing e pouca música"
Kiko Loureiro diz que muitos motivos contribuíram para sua saída do Megadeth
Greyson Nekrutman avalia seus dois anos como baterista do Sepultura
Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
5 bandas dos anos 80 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
Dream Theater toca trecho de clássico do Van Halen em show no Panamá
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Flea conta quais são os cinco baixistas que mais influenciaram sua carreira
Anette Olzon relembra saída conturbada do Nightwish e recente e-mail enviado para Tuomas
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Chris Poland diz que vai desmentir Dave Mustaine em seu livro
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
O que aconteceu em Tabuleiro do Norte (CE) que Aquiles Priester usa de exemplo até hoje
O "Grito Silencioso": Dave Navarro Reacende Teorias sobre Chris Cornell e Chester Bennington
Agressividade: 21 caras que fizeram a história do rock pesado
Paul Stanley relembra como o Kiss tratava bandas de abertura, como o AC/DC
A fake news envolvendo o Titãs que fez os Raimundos conquistarem o Brasil

"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Ju Kosso renasce em "Sofisalma" e transforma crise em manifesto rock sobre identidade
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Pink Floyd: The Wall, análise e curiosidades sobre o filme


