Resenha - Shadows - Final Tour

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Thiago Sarkis
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Há quarenta e seis anos atrás o The Shadows lançava seu primeiro single, "Saturday Dance". Falamos aqui do grupo a partir da adoção deste nome, pois se considerarmos a época de formação, a história começa um pouco antes, em 1958, quando se chamavam The Drifters. Esse simples dado já impressiona por si só, sem comparações. Contudo, vale lembrar que a existência da banda já supera a expectativa de vida de homens e mulheres em países como Angola, Etiópia, Ruanda, Namíbia e Zimbábue!

Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioAxl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance

Essenciais para o desenvolvimento do rock, Hank Marvin, Bruce Welch e Brian Bennett arrebatavam sucesso em cima de sucesso nos anos sessenta. "Apache", "Please Don't Tease", "Kon Tiki", "FBI", entre outros, impulsionavam uma geração que incluía os então jovens de Black Sabbath, Deep Purple, Queen.

Enfatizando o instrumental, o trio segue encantando pelas interpretações de músicas de outrem, e é claro, por suas próprias composições. Criatividade, transparência sonora, humor, e inspiração que são ouvidos claramente tantas décadas depois em "The Final Tour", primeiro álbum da história do The Shadows a ganhar versão nacional.

O CD duplo ao vivo contendo quarenta e duas faixas registra exatamente o que o título suscita, a turnê de despedida do conjunto. Mais bacana que as performances individuais - exemplares -, são as sensações e climas dos transcendentais arranjos. Em pleno século XXI, eles tocam pra casa cheia e fazem com que você se sinta movido pelos balanços dos sábados de cinqüenta verões passados ou pelos filmes da época que através dessas seis mãos, e do suporte dos teclados de Cliff Hall e do baixo de Mark Griffith, enchem-se de cores.

Nada de ataques de ego, ou barulhos incompreensíveis. Pelo contrário, um musical comedido e deleitoso, mesmo em seqüências instrumentais longas e "paradas" se confrontadas ao padrão de frenesi atual. "The Final Tour" é ousado ainda hoje... um choque térmico que reescreve o rock e nos faz pensar.

Site Oficial - http://www.theshadowsofficial.com

Hank Marvin (Guitarra solo)
Bruce Welch (Guitarra base)
Brian Bennett (Bateria - Percussão)

Material cedido por:
ST2 Music - http://www.st2.com.br
Rua Conselheiro Brotero, 1086 - Térreo
Higienopólis - São Paulo - SP
BRASIL
Tel / Fax: +55 11 3665-8199 / +55 11 3668-7079
Email: st2@st2.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Shadows"


Rafael Serrante: Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In RioRafael Serrante
Ele invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

Axl Rose: Um dos vocalistas com maior alcanceAxl Rose
Um dos vocalistas com maior alcance

Serguei a Morrison: Os estranhos relacionamentos de Janis JoplinSerguei a Morrison
Os estranhos relacionamentos de Janis Joplin

Slash: Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?Slash
Um dia Michael Jackson ficou puto com ele?

Metal Extremo: algumas bandas que você precisa ouvirMetal Extremo
Algumas bandas que você precisa ouvir

Fotos de Infância: Kurt Cobain, do NirvanaFotos de Infância
Kurt Cobain, do Nirvana

Roger Daltrey: fãs de rock, usem protetores de ouvido nos showsRoger Daltrey
"fãs de rock, usem protetores de ouvido nos shows"


Sobre Thiago Sarkis

Thiago Sarkis: Colaborador do Whiplash!, iniciou sua trajetória no Rock ainda novo, convivendo com a explosão da cena nacional. Partiu então para Van Halen, Metallica, Dire Straits, Megadeth. Começou a redigir no próprio Whiplash! e tornou-se, posteriormente, correspondente internacional das revistas RSJ (Índia - foto ao lado), Popular 1 (Espanha), Spark (República Tcheca), PainKiller (China), Rock Hard (Grécia), Rock Express (ex-Iugoslávia), entre outras. Teve seus textos veiculados em 35 países e, no Brasil, escreveu para Comando Rock, Disconnected, [] Zero, Roadie Crew, Valhalla.

Mais matérias de Thiago Sarkis no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336