Resenha - Octavarium - Dream Theater
Postado em 24 de julho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se tem uma coisa que o Dream Theater nunca fez foi repetir-se. É até difícil estabelecer conexões entre os álbuns da banda, já que, apesar da presença de alguns elementos mais ou menos freqüentes, todos eles são radicalmente diferentes. Octavarium não fugiu à regra. Oitavo disco de estúdio da banda (se não contarmos o EP A Change of Seasons), este é um trabalho que radicaliza algumas idéias desenvolvidas em A Train of Tought e aprofunda algumas influências já latentes na banda desde o seu início.
Dream Theater - Mais Novidades
Se Train of Tought ficou conhecido pelos fãs como o disco new metal do Dream Theater — sem conotações pejorativas, deixe-se bem claro —, Octavarium é o disco eletrônico da banda. É claro que esta é uma redução até certo ponto leviana. Mas traduz bem o espírito por trás do disco. O virtuosismo e os andamentos sincopados continuam lá, porém, há uma forte presença de elementos, digamos, "modernos" que em nada desvirtuaram o trabalho da banda.
Como álbum, Octavarium é tão hermético que começa onde deveria terminar. Explico-me. A primeira faixa, "The Root of All Evil" é, na verdade, o final da última, "Octavarium". É um conceito bem interessante. O álbum não traz uma temática uniforme, mas as letras estão bem próximas do álbum anterior, mais introspectivas e pessoais. "Never Enough" traz um fantástico trabalho de guitarras e é uma das mais pesadas do disco. A interpretação de James LaBrie chega a ser indefectível em alguns momentos. "These Walls" é uma bela canção, alternando peso e muito feeling. Outra que chama atenção logo na primeira audição é o petardo "Never Enough", séria candidata a uma das melhores do disco.
Não há um grande destaque, já que o disco prima pela homogeneidade. Também não há grandes destaques individuais, já que todos os membros da banda são músicos mais que proficientes em seus instrumentos e já ultrapassaram os limites de quaisquer elogios. Há apenas que se notar o brilhantismo de James LaBrie (que só vem melhorando com o passar dos anos não apenas como cantor, mas, sobretudo, como intérprete) e o mago Jordan Rudess, fazendo o impossível com seus teclados e efeitos. Mike Portnoy e John Petrucci, como sempre, dispensam comentários. John Myung continua surpreendendo com linhas de base cada vez mais complexas e instigantes. Octavarium é o que faltava para marcar a maturidade musical do Dream Theater.
Para finalizar, duas notas adicionais. Esse é provavelmente o disco mais curto da carreira do Dream Theater (8 faixas em pouco mais de 1 hora e 15). É também o que possui a arte gráfica mais impressionante da carreira da banda, lembrando algumas das capas antológicas do Rush. Resumindo, mais um trabalho perfeito dessa banda fantástica.
Banda:
James LaBrie – Voz
John Petrucci – Guitarra e voz
John Myung – Baixo
Jordan Rudess – Teclados
Mike Portnoy – Bateria, percussão, voz
Outras resenhas de Octavarium - Dream Theater
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Laguna quebra silêncio e fala sobre não ter sido convidado pelo Angra para reunião
Jimmy Page celebra 25 anos de show do Iron Maiden no Rock in Rio III
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Guitarrista da banda solo de Bret Michaels sai em sua defesa
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
A banda inglesa de rock que Regis Tadeu passou parte da vida pronunciando o nome errado
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Regis Tadeu explica por que Roger Waters continua um imbecil
O hit do Angra que Rafael Bittencourt fez para namorada: "Me apaixonei e fiquei triste"
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Shawn "Clown" Crahan fala sobre o próximo álbum do Slipknot: pausa agora, criação em andamento
Dave Mustaine diz que integrantes reagiram bem ao anúncio do fim do Megadeth
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O artista novo que impressionou Paulo Ricardo: "Não adianta eu querer brincar com isso"
Askmen.com: site elege as dez melhores músicas do Nirvana
O músico da Legião Urbana que Renato Russo considerava "excepcional, mas sem cultura musical"

Os 20 anos de "Octavarium", a obra-prima complexa e acessível do Dream Theater
Os baixistas que influenciaram John Myung, do Dream Theater
O integrante do Dream Theater que quase participou de um álbum seminal do Pink Floyd
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
A resposta que James LaBrie gostaria de dar para quem critica sua voz
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A melhor faixa de cada disco do Dream Theater, de acordo com o Loudwire
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai



