Resenha - Octavarium - Dream Theater
Postado em 24 de julho de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Se tem uma coisa que o Dream Theater nunca fez foi repetir-se. É até difícil estabelecer conexões entre os álbuns da banda, já que, apesar da presença de alguns elementos mais ou menos freqüentes, todos eles são radicalmente diferentes. Octavarium não fugiu à regra. Oitavo disco de estúdio da banda (se não contarmos o EP A Change of Seasons), este é um trabalho que radicaliza algumas idéias desenvolvidas em A Train of Tought e aprofunda algumas influências já latentes na banda desde o seu início.
Dream Theater - Mais Novidades
Se Train of Tought ficou conhecido pelos fãs como o disco new metal do Dream Theater — sem conotações pejorativas, deixe-se bem claro —, Octavarium é o disco eletrônico da banda. É claro que esta é uma redução até certo ponto leviana. Mas traduz bem o espírito por trás do disco. O virtuosismo e os andamentos sincopados continuam lá, porém, há uma forte presença de elementos, digamos, "modernos" que em nada desvirtuaram o trabalho da banda.
Como álbum, Octavarium é tão hermético que começa onde deveria terminar. Explico-me. A primeira faixa, "The Root of All Evil" é, na verdade, o final da última, "Octavarium". É um conceito bem interessante. O álbum não traz uma temática uniforme, mas as letras estão bem próximas do álbum anterior, mais introspectivas e pessoais. "Never Enough" traz um fantástico trabalho de guitarras e é uma das mais pesadas do disco. A interpretação de James LaBrie chega a ser indefectível em alguns momentos. "These Walls" é uma bela canção, alternando peso e muito feeling. Outra que chama atenção logo na primeira audição é o petardo "Never Enough", séria candidata a uma das melhores do disco.
Não há um grande destaque, já que o disco prima pela homogeneidade. Também não há grandes destaques individuais, já que todos os membros da banda são músicos mais que proficientes em seus instrumentos e já ultrapassaram os limites de quaisquer elogios. Há apenas que se notar o brilhantismo de James LaBrie (que só vem melhorando com o passar dos anos não apenas como cantor, mas, sobretudo, como intérprete) e o mago Jordan Rudess, fazendo o impossível com seus teclados e efeitos. Mike Portnoy e John Petrucci, como sempre, dispensam comentários. John Myung continua surpreendendo com linhas de base cada vez mais complexas e instigantes. Octavarium é o que faltava para marcar a maturidade musical do Dream Theater.
Para finalizar, duas notas adicionais. Esse é provavelmente o disco mais curto da carreira do Dream Theater (8 faixas em pouco mais de 1 hora e 15). É também o que possui a arte gráfica mais impressionante da carreira da banda, lembrando algumas das capas antológicas do Rush. Resumindo, mais um trabalho perfeito dessa banda fantástica.
Banda:
James LaBrie – Voz
John Petrucci – Guitarra e voz
John Myung – Baixo
Jordan Rudess – Teclados
Mike Portnoy – Bateria, percussão, voz
Outras resenhas de Octavarium - Dream Theater
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night
Por que o Rush passou a ensaiar os próprios erros antes de voltar aos palcos
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Ator RJ Mitte, mais conhecido por "Breaking Bad", morre aos 34 anos
A música que foi escrita aos 45 do segundo tempo e virou um clássico dos anos 1970
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Max Cavalera reforça que saída do Sepultura não foi por causa de Gloria e conta motivo
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Jimmy Page
O álbum de covers que Slash considera um dos maiores de todos os tempos

Os 20 anos de "Octavarium", a obra-prima complexa e acessível do Dream Theater

As músicas do Dream Theater que "tocam profundamente" o vocalista James LaBrie
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
James LaBrie não imaginou que o Dream Theater pudesse ganhar um Grammy
A opinião de James LaBrie sobre Rob Halford, o Metal God
O álbum definitivo do Dream Theater, na opinião do vocalista James LaBrie
James LaBrie, do Dream Theater, acha que Sebastian Bach tinha uma voz incrível
Mike Portnoy relembra Cliff Burton, baixista que morreu há 40 anos
Como "Leave Home", dos Ramones, mudou a vida do guitarrista Marty Friedman
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



