Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
Por Bruce William
Postado em 29 de novembro de 2025
Em entrevista sobre seu novo álbum, Steve Morse não titubeou ao apontar John Petrucci como o melhor guitarrista em atividade e ainda relembrou o impacto que Eric Johnson causou quando o ouviu pela primeira vez nos anos 1970.
Quando um veterano como Steve Morse é perguntado sobre quem considera o maior guitarrista da atualidade, a resposta ganha um peso diferente. Em conversa recente com Jorge Botas, o ex-guitarrista do Deep Purple falou sobre o novo álbum da Steve Morse Band, o primeiro desde "Out Standing in Their Field" (2009), e acabou cravando o nome de John Petrucci como seu escolhido. No mesmo papo, ele também voltou algumas décadas no tempo para lembrar a primeira vez em que ouviu Eric Johnson. Os dois participam do novo disco: Petrucci na faixa-título e Johnson em "Texus".

Falando sobre Petrucci, Morse deixou claro que, na visão dele, não há ninguém acima do guitarrista do Dream Theater hoje. "Sim, o Petrucci... não vejo como alguém pode ser melhor do que ele. Não acho que isso seja possível", afirmou, conforme transcrição do Ultimate Guitar. Segundo Steve, o colega chegou a um ponto, em termos de desempenho, em que continua tocando em altíssimo nível e ainda assim segue evoluindo.
Morse reforçou que não está transformando isso em disputa formal entre guitarristas, mas descrevendo alguém que atingiu um grau de controle e constância que ele próprio acha difícil de entender. "Pra mim, ele está no topo, não que exista uma competição. Mas ele chegou a um ponto em que eu simplesmente não consigo entender como consegue fazer aquilo com tanta consistência", comentou. Ele contou que viu recentemente Petrucci ao lado de Dave LaRue e Mike Portnoy tocando o repertório do álbum solo e resumiu a impressão com uma frase direta: "Foi sensacional, de verdade. Esse cara é especial".
O respeito é tão grande que Morse leva o nome de Petrucci para dentro das clínicas e workshops de guitarra que faz. Em vez de só falar de escalas e técnicas, ele usa o exemplo do amigo para ilustrar o tipo de disciplina necessário pra se manter em alto nível. "Ele pratica e presta atenção nos detalhes. Ele cuida dos detalhes", explicou, deixando claro que, na opinião dele, não se trata apenas de talento natural.
Nas clínicas, Steve aproveita para fazer uma provocação pros alunos, usando o colega como exemplo de dedicação contínua. "Você pode aprender todo tipo de coisa diferente, mas será que tem o que é preciso pra se manter nesse nível de forma constante e continuar melhorando? Eu posso apontar um cara que eu conheço e que consegue fazer isso. Esse cara é o John Petrucci", disse, detalhando o motivo em seguida: "Ele dedica tempo e esforço, e fica o tempo todo pensando na melhor forma de fazer isso, na melhor forma de digitar aquilo, na melhor forma de resolver tecnicamente determinada parte".
Quando o assunto vira Eric Johnson, a história volta aos anos 1970. Morse contou que ouviu o guitarrista texano naquela época, enquanto fazia shows com o Dixie Dregs no Texas. Johnson tinha acabado de sair da banda The Electromagnets e começava a focar no trabalho solo. "Quando ouvi o Eric tocar nos anos 70, nós estávamos fazendo shows dos Dregs no Texas, e vi ele logo depois que saiu da banda chamada The Electromagnets e estava fazendo um trabalho solo. A gente se deu bem de cara. Eu disse: 'Esse cara tá tocando de um jeito incrivelmente impecável, simplesmente perfeito'. Todos os clichês, sabe, o timbre dele é incrível e tudo mais", lembrou Steve.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
"M*rda de cachorro": a opinião de Liam Gallagher (Oasis) sobre o heavy metal
O álbum clássico do thrash metal que foi composto no violão

Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Coletânea "Yacht Metal" traz astros do hard/heavy interpretando clássicos do soft rock
Como Eric Clapton inspirou Steve Morse a se reinventar após perdas pessoais e limites físicos
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
Para Steve Morse, do Deep Purple, "o segredo é fazer o que se gosta"


