Resenha - Flames Of Fate - Meltdown
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 26 de maio de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Minas Gerais sempre ocupou lugar de destaque no heavy metal brasileiro, seja com bandas calejadas e seminais como Sepultura, Sarcófago e Chakal, seja com revelações mais recentes como Thespian, Betrayer e Thuatha de Dannan, dentre tantas outras. O fortíssimo underground mineiro faz justiça à sua história e dá seqüência a esta maravilhosa geração na forma da banda Meltdown.

Com seu primeiro núcleo formado em meados de 1996, e com a criação da Meltdown propriamente dita ocorrida no inicio de 2003 por Thales e Júlio, é fácil reconhecer as influências de heavy tradicional e power metal na banda. Seu som pode ser considerado uma fusão desses dois estilos aliada a uma pegada mais hard, o que garante belos e convincentes riffs, guitarras velozes e bem trabalhadas que ganham força na atuação segura e competente da vocalista Simone. Apesar da garota ter uma óbvia trilha evolutiva pela frente, seu vocal agrada por não apostar tanto em tons agudos (que talvez seja o ponto onde ela mais precise melhorar, mas que quando aparecem não são ruins e irritantes). De resto ela encontrou um ponto interessante entre os tons graves e agudos. Aprimorar a técnica e potência com linhas vocais mais consistentes e dar uma melhorada no inglês, seria um bom caminho a ser seguido. O tempo – sem esquecer do empenho e dedicação - se encarregará de melhorar este vocal.
A dupla de guitarristas acerta em colocar um riff central em cada música, que se desdobram em bases seguras e solos com boa técnica encaixados na harmonia da canção, estrutura clássica que levou ao estrelato várias bandas e que sempre causa uma sensação agradável ao ouvinte, uma fórmula prazerosa e praticamente infalível.
O baterista Júlio, se quiser obter destaque realmente, precisa tomar cuidado e se empenhar em sair destes clichês consagrados que o estilo têm, trabalhar a criatividade, estudar outros estilos, estruturar melhor as músicas usando tudo que o kit oferece e injetar sua própria pegada e força. Potencial não falta, basta trabalhá-lo.
Outra característica da banda são os refrões, que sempre tem seu lugarzinho reservado e as músicas oferecem qualidade para isso.
Falando sobre as faixas em si, "Flames Of Fate" convence como cartão de visitas e gera boa expectativa para o que vem a seguir, "Breaking The Time" (com ecos de Judas Priest), confirma a desconfiança e trás boa dose de peso e velocidade, sendo a mais pegajosa do cd, a oitentista "In The Heart Of The Storm" vem em seguida, com uma interessante mudança de ritmo e um bom solo. Por fim a responsável por ser o hino da banda – que teve sua estrutura trabalhada para isso - "Meltdown" cumpre bem o seu papel, e deve agitar muito os shows, dando espaço para a participação do público.
A produção está muito boa para um cd demo (e até os backing vocals tiveram um efeito positivo, artifício em que as bandas iniciantes sempre se atrapalham). Dentro das óbvias limitações em que trabalharam, devem se orgulhar do resultado final. O encarte trás todas as letras, é simples, funcional e com papel de qualidade.
Boa banda, boa demo, compre, vá aos shows, divulgue e incentive, dê valor ao produto nacional, não por pena ou patriotismo barato, mas porque ele é de qualidade e faz por merecer.
Formação:
Simone (Vocal)
T. Wildness (Guitarra)
Bruno "Wolf" (Guitarra)
Felipe (Baixista Convidado)
Júlio (Bateria)
Site Oficial: www.meltdownband.cjb.net
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
O riff do Black Sabbath que Geezer Butler disse ser o mais pesado que já tinha ouvido
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
A atitude teimosa de Erasmo Carlos no Rock in Rio 1985 que prejudicou sua carreira depois
Slayer: "Não sei improvisar", diz Kerry King


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



