Resenha - Hellion Newsletter Vol 3 - Vários
Por Bruno Coelho
Postado em 21 de dezembro de 2004
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É fantástica a iniciativa, já de longa data, da Hellion Records, de divulgar as bandas de seu catálogo através de CDs promocionais. A coletânea deveria ser até mais frequente se possível, já que não temos mais a Planet Metal, uma iniciativa fantástico e que, não sei por que cargas d'água, não foi em frente!

Nesta última Hellion Newsletter tivemos a participação do After Forever como carro chefe e a música "Sins Of Idealism" representa muito bem a proposta da banda, sendo que já dá para notar uma certa mudança no direcionamento dos vocais. Floor Janses continua cantando no melhor estilo operístico, mas também está pisando em terrenos novos no que tange técnica vocal. Além de ser muito bonita, Floor está se tornando uma das melhores e mais consistentes artistas entre as vocalistas femininas de Gothic Metal. Sem dúvida seu nome já pode ser considerado garantia de qualidade em qualquer projeto ou "Metal Opera" que participe, além, obviamente, dos trabalhos de sua banda principal.
O disco conta ainda com uma boa mistura de bandas nacionais e internacionais. Dentre os gringos, destacaria a impressionante performance da banda Hellfueled, que já ganhou minha simpatia logo de cara, sem precisar me provar mais coisa alguma! A banda, como muitos já devem saber, conta com um vocalista que possui um timbre muito parecido com o de Ozzy Osbourne. A diferença do trabalho dos caras para o da banda de Ozzy é que as guitarras são mais calcadas no trabalho de Zakk Wylde com o Black Label Society e não nos trabalhos de Zakk no Ozzy. Portanto há muito mais vigor, velocidade e agressividade no trabalho do Hellfueled. Simplesmente arrasadora a sua participação nesta coletânea.
Ainda com as participações internacionais, temos os suecos do Dimension Zero e seu Thrash/Death típico de sua terra natal. A banda também aparece muito bem aqui, destilando fúria com seus riffs modernos, porém nada tolos. Representando a onda muito bem vinda das "Metal Operas" temos o Genius e o Space Odyssey. Os dois projetos contam com músicos extremamente competentes, mas é realmente a performance vocal de Russel Allen o maior destaque nesse quesito. Cantando no estilo em que fez o Odyssey, último disco do Symphony X, Russel começa a fincar, com ainda mais força, seu nome no sagrado olimpo dos grandes vocalistas de metal da história.
Dentre as bandas nacionais, merecem destaque maior o trabalho muito profissional do Avec Tristesse, com seu gótico/doom recheado de elementos do mais puro bom gosto. É realmente gratificante ver as bandas nacionais chegando a um nível profissional tão elevado. O Khallice, divulgando seu trabalho, intitulado "The Journey", consegue driblar a feiúra da arte da capa deste seu debut e mostrar que não devemos mesmo confiar na "capa do livro" ou no "vidro do perfume". Esta banda de Brasília junta-se ao Glory Opera no rol das grandes revelações em termos de Prog Metal no Brasil, terreno devidamente adubado pelo Angra. Já o Thalion consegue mesmo emplacar um destaque dentro desta resenha, graças à participação de Michael Kiske em sua faixa. Fora isso a banda ainda não mostrou ter muito a acrescentar no cenário nacional, já recheado por estrelas em potencial como as próprias Khallice e o Avec Tristesse. Não que a banda não tenha grandes qualidades (como o excelente trabalho de estúdio e o bom gosto dos arranjos), mas passamos por uma ótima fase de bandas nacionais, o que acaba colocando o trabalho do Thalion meio que para escanteio.
Para coroar esta, como diria Bilbo Bolseiro, "muito excelente" coletânea, temos o clipe da faixa "A Touch Of Blessing" do Evergrey. Esta música pode até não ser a melhor faixa do último trabalho da banda, mas possui um clipe de arrepiar o corpo todo! Simplesmente imperdível!
Parabéns à Hellion pela iniciativa e aguardamos muitas outras Hellion Newsletter em um futuro, de preferência, muito, muito próximo!
After Forever - Sins Of Idealism
Hellfueled - Let Me Out
Avec Tristesse - A View Of The End
Sirenia - In My Darkest Hour
Dimension Zero - Amygdala
Draconian - Silent Winter
Dungeon - Stormchaser
Genius - You Won't Escape
Khallice - Vampire
Martiria - Arthur
Seventh Key - Run
Voodoo Hill - Dying To Live
Space Odyssey - Requiem For A Dream
Storyteller - Seed Of Lies
Thalion - The Encounter
Evergrey - A Touch Of Blessing (video)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Pede música no Fantástico! Morrissey cancela show no Brasil pela terceira vez
Candidata a Miss Mundo Chile leva death metal ao concurso de beleza
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Pra convencer: dez álbuns de metal para quem não gosta de metal
O clássico que é "O hino" do Rock para Lars Ulrich, baterista do Metallica
O álbum do Genesis considerado por Phil Collins o auge da banda


Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
Quando o Megadeth deixou o thrash metal de lado e assumiu um risco muito alto



