Resenha - Hellion Newsletter Vol 3 - Vários
Por Bruno Coelho
Postado em 21 de dezembro de 2004
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É fantástica a iniciativa, já de longa data, da Hellion Records, de divulgar as bandas de seu catálogo através de CDs promocionais. A coletânea deveria ser até mais frequente se possível, já que não temos mais a Planet Metal, uma iniciativa fantástico e que, não sei por que cargas d'água, não foi em frente!

Nesta última Hellion Newsletter tivemos a participação do After Forever como carro chefe e a música "Sins Of Idealism" representa muito bem a proposta da banda, sendo que já dá para notar uma certa mudança no direcionamento dos vocais. Floor Janses continua cantando no melhor estilo operístico, mas também está pisando em terrenos novos no que tange técnica vocal. Além de ser muito bonita, Floor está se tornando uma das melhores e mais consistentes artistas entre as vocalistas femininas de Gothic Metal. Sem dúvida seu nome já pode ser considerado garantia de qualidade em qualquer projeto ou "Metal Opera" que participe, além, obviamente, dos trabalhos de sua banda principal.
O disco conta ainda com uma boa mistura de bandas nacionais e internacionais. Dentre os gringos, destacaria a impressionante performance da banda Hellfueled, que já ganhou minha simpatia logo de cara, sem precisar me provar mais coisa alguma! A banda, como muitos já devem saber, conta com um vocalista que possui um timbre muito parecido com o de Ozzy Osbourne. A diferença do trabalho dos caras para o da banda de Ozzy é que as guitarras são mais calcadas no trabalho de Zakk Wylde com o Black Label Society e não nos trabalhos de Zakk no Ozzy. Portanto há muito mais vigor, velocidade e agressividade no trabalho do Hellfueled. Simplesmente arrasadora a sua participação nesta coletânea.
Ainda com as participações internacionais, temos os suecos do Dimension Zero e seu Thrash/Death típico de sua terra natal. A banda também aparece muito bem aqui, destilando fúria com seus riffs modernos, porém nada tolos. Representando a onda muito bem vinda das "Metal Operas" temos o Genius e o Space Odyssey. Os dois projetos contam com músicos extremamente competentes, mas é realmente a performance vocal de Russel Allen o maior destaque nesse quesito. Cantando no estilo em que fez o Odyssey, último disco do Symphony X, Russel começa a fincar, com ainda mais força, seu nome no sagrado olimpo dos grandes vocalistas de metal da história.
Dentre as bandas nacionais, merecem destaque maior o trabalho muito profissional do Avec Tristesse, com seu gótico/doom recheado de elementos do mais puro bom gosto. É realmente gratificante ver as bandas nacionais chegando a um nível profissional tão elevado. O Khallice, divulgando seu trabalho, intitulado "The Journey", consegue driblar a feiúra da arte da capa deste seu debut e mostrar que não devemos mesmo confiar na "capa do livro" ou no "vidro do perfume". Esta banda de Brasília junta-se ao Glory Opera no rol das grandes revelações em termos de Prog Metal no Brasil, terreno devidamente adubado pelo Angra. Já o Thalion consegue mesmo emplacar um destaque dentro desta resenha, graças à participação de Michael Kiske em sua faixa. Fora isso a banda ainda não mostrou ter muito a acrescentar no cenário nacional, já recheado por estrelas em potencial como as próprias Khallice e o Avec Tristesse. Não que a banda não tenha grandes qualidades (como o excelente trabalho de estúdio e o bom gosto dos arranjos), mas passamos por uma ótima fase de bandas nacionais, o que acaba colocando o trabalho do Thalion meio que para escanteio.
Para coroar esta, como diria Bilbo Bolseiro, "muito excelente" coletânea, temos o clipe da faixa "A Touch Of Blessing" do Evergrey. Esta música pode até não ser a melhor faixa do último trabalho da banda, mas possui um clipe de arrepiar o corpo todo! Simplesmente imperdível!
Parabéns à Hellion pela iniciativa e aguardamos muitas outras Hellion Newsletter em um futuro, de preferência, muito, muito próximo!
After Forever - Sins Of Idealism
Hellfueled - Let Me Out
Avec Tristesse - A View Of The End
Sirenia - In My Darkest Hour
Dimension Zero - Amygdala
Draconian - Silent Winter
Dungeon - Stormchaser
Genius - You Won't Escape
Khallice - Vampire
Martiria - Arthur
Seventh Key - Run
Voodoo Hill - Dying To Live
Space Odyssey - Requiem For A Dream
Storyteller - Seed Of Lies
Thalion - The Encounter
Evergrey - A Touch Of Blessing (video)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
O músico que mudou o som do Scorpions; "vamos tornar essa porra pesada novamente"
Dois discos do Pink Floyd que parecem feitos por bandas diferentes - qual é o melhor?
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Os melhores álbuns de melodic death metal dos anos 90, segundo o Loudwire
A música do AC/DC que ensinou Kurt Cobain o suficiente para começar a compor
As 5 melhores músicas do AC/DC com Bon Scott, segundo Gastão Moreira
A música com andamento esquisito do Pink Floyd que todo mundo conhece
5 prisões de astros do rock que tiveram consequências muito além da cadeia
"Civil war" do Guns N' Roses, uma profunda música de protesto
Gary Holt compara James Hetfield e Dave Mustaine e diz que toque de Dave é "diferente"
Por que rock ficou pra trás e não está na mídia igual outros estilos, segundo Marcos Kleine
Matt Sorum surpreende ao revelar quem era o integrante sóbrio do Guns N' Roses



Carach Angren - Sete histórias para um inferno
Paura mira em velhos problemas humanos e entrega muito metalcore em "Primitive Chaos"
Flotsam and Jetsam entrega fúria e maturação em "Rats in the Temple"
Pride Of Lions Mantém a Tradição do AOR Clássico em "Unbridled"
Quase vinte anos do seu lançamento, "Over The Under" ainda soa vigoroso
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
30 anos de "A Tempestade" - o álbum que se tornou a despedida de Renato Russo
Os 40 anos de "Reign in Blood", obra-prima do Slayer e um dos maiores clássicos do thrash metal
Iron Maiden: Review do novo álbum publicado na revista Kerrang



