Resenha - Hellion Newsletter Vol 3 - Vários
Por Bruno Coelho
Postado em 21 de dezembro de 2004
Nota: 6 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
É fantástica a iniciativa, já de longa data, da Hellion Records, de divulgar as bandas de seu catálogo através de CDs promocionais. A coletânea deveria ser até mais frequente se possível, já que não temos mais a Planet Metal, uma iniciativa fantástico e que, não sei por que cargas d'água, não foi em frente!

Nesta última Hellion Newsletter tivemos a participação do After Forever como carro chefe e a música "Sins Of Idealism" representa muito bem a proposta da banda, sendo que já dá para notar uma certa mudança no direcionamento dos vocais. Floor Janses continua cantando no melhor estilo operístico, mas também está pisando em terrenos novos no que tange técnica vocal. Além de ser muito bonita, Floor está se tornando uma das melhores e mais consistentes artistas entre as vocalistas femininas de Gothic Metal. Sem dúvida seu nome já pode ser considerado garantia de qualidade em qualquer projeto ou "Metal Opera" que participe, além, obviamente, dos trabalhos de sua banda principal.
O disco conta ainda com uma boa mistura de bandas nacionais e internacionais. Dentre os gringos, destacaria a impressionante performance da banda Hellfueled, que já ganhou minha simpatia logo de cara, sem precisar me provar mais coisa alguma! A banda, como muitos já devem saber, conta com um vocalista que possui um timbre muito parecido com o de Ozzy Osbourne. A diferença do trabalho dos caras para o da banda de Ozzy é que as guitarras são mais calcadas no trabalho de Zakk Wylde com o Black Label Society e não nos trabalhos de Zakk no Ozzy. Portanto há muito mais vigor, velocidade e agressividade no trabalho do Hellfueled. Simplesmente arrasadora a sua participação nesta coletânea.
Ainda com as participações internacionais, temos os suecos do Dimension Zero e seu Thrash/Death típico de sua terra natal. A banda também aparece muito bem aqui, destilando fúria com seus riffs modernos, porém nada tolos. Representando a onda muito bem vinda das "Metal Operas" temos o Genius e o Space Odyssey. Os dois projetos contam com músicos extremamente competentes, mas é realmente a performance vocal de Russel Allen o maior destaque nesse quesito. Cantando no estilo em que fez o Odyssey, último disco do Symphony X, Russel começa a fincar, com ainda mais força, seu nome no sagrado olimpo dos grandes vocalistas de metal da história.
Dentre as bandas nacionais, merecem destaque maior o trabalho muito profissional do Avec Tristesse, com seu gótico/doom recheado de elementos do mais puro bom gosto. É realmente gratificante ver as bandas nacionais chegando a um nível profissional tão elevado. O Khallice, divulgando seu trabalho, intitulado "The Journey", consegue driblar a feiúra da arte da capa deste seu debut e mostrar que não devemos mesmo confiar na "capa do livro" ou no "vidro do perfume". Esta banda de Brasília junta-se ao Glory Opera no rol das grandes revelações em termos de Prog Metal no Brasil, terreno devidamente adubado pelo Angra. Já o Thalion consegue mesmo emplacar um destaque dentro desta resenha, graças à participação de Michael Kiske em sua faixa. Fora isso a banda ainda não mostrou ter muito a acrescentar no cenário nacional, já recheado por estrelas em potencial como as próprias Khallice e o Avec Tristesse. Não que a banda não tenha grandes qualidades (como o excelente trabalho de estúdio e o bom gosto dos arranjos), mas passamos por uma ótima fase de bandas nacionais, o que acaba colocando o trabalho do Thalion meio que para escanteio.
Para coroar esta, como diria Bilbo Bolseiro, "muito excelente" coletânea, temos o clipe da faixa "A Touch Of Blessing" do Evergrey. Esta música pode até não ser a melhor faixa do último trabalho da banda, mas possui um clipe de arrepiar o corpo todo! Simplesmente imperdível!
Parabéns à Hellion pela iniciativa e aguardamos muitas outras Hellion Newsletter em um futuro, de preferência, muito, muito próximo!
After Forever - Sins Of Idealism
Hellfueled - Let Me Out
Avec Tristesse - A View Of The End
Sirenia - In My Darkest Hour
Dimension Zero - Amygdala
Draconian - Silent Winter
Dungeon - Stormchaser
Genius - You Won't Escape
Khallice - Vampire
Martiria - Arthur
Seventh Key - Run
Voodoo Hill - Dying To Live
Space Odyssey - Requiem For A Dream
Storyteller - Seed Of Lies
Thalion - The Encounter
Evergrey - A Touch Of Blessing (video)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
O baterista que humilhou John Bonham, mas era idolatrado pelo músico do Led Zeppelin
A corretíssima exigência que Frejat impôs para gravar álbum do Barão Vermelho
A surpreendente opinião do lendário Jimmy Page sobre a banda Cidade Negra

Relevante como nunca, Totalitär retorna após vinte anos com EP furioso
Herman Frank - O motor barulhento, rápido e construído para rodar
Entre nostalgia, legado e recomeços, Beseech apresenta seu 7º álbum de estúdio
Veterano Sacrifice mostra que continua afiado como nunca no ótimo "Volume Six"
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



