Resenha - Lennon Acoustic - John Lennon
Por Anderson Nascimento
Postado em 15 de dezembro de 2004
Existem coisas que são mesmo muito difíceis de serem entendidas. Por que lançar simultaneamente dois cds diferentes de um mesmo artista? Essa ninguém entendeu mesmo, surpreendentemente Yoko Ono lançou em dezembro dois álbuns de seu falecido marido, "John Lennon Rock’n’Roll", um relançamento com bônus do disco lançado originalmente em 1975 e o "novo" "Lennon Acoustic".
O novo lançamento de Lennon é uma espécie de coletânea de versões acústicas e demos de faixas que tornaram-se músicas conhecidas do grande público. O disco traz uma bonita capa de Lennon ao violão, além de todas as letras com as cifras e bonitas fotos no encarte. A saber, a versão japonesa do álbum traz ainda uma palheta como brinde.
Difícil avaliar um trabalho como "Acoustic", que não tem claramente um público alvo definido. Os fãs de carteirinha certamente vão torcer o nariz, pois nada menos que nove das dezesseis músicas do álbum estão na caixa "Anthology", lançada em 1998, as outras sete espalhadas pelos quase quarenta discos da coleção pirata "The Lost Lennon Tapes". Por outro lado, quem não é fã, quando comprar o disco empolgado pelo nome da moda "Acoustic" e pela linda capa, ao ouvir ficará com um imenso sinal de interrogação no semblante, pois algumas músicas não possuem nenhum valor ao ouvinte tradicional, e sim valor histórico e raro, o que não agrada a qualquer um.
Analisando esses fatos vamos pensar juntos, se o disco fosse endereçado a agradar aos fãs e colecionadores, da própria caixa Anthology tiraríamos um álbum acústico mais polido, ou melhor, por que não tornar oficiais algumas das belíssimas pérolas escondidas pela coleção "Lost Lennon Tapes"? Se o disco fosse endereçado aos simpatizantes de John Lennon, por que não colocar faixas com melhor acabamento (existem muitas) ainda que elas já tenham saído em alguns dos muitos lançamentos da obra de Lennon.
O disco acabou virando um elo perdido entre uma coletânea e um disco de raridades, e ao meu ponto de vista, estas duas coisas não se misturam. Até para não acontecerem coisas como na faixa "Cold Turkey", uma das inéditas do disco, que possui o som extremamente distorcido, o que vai chatear alguns ouvintes. E também "God", outra inédita, em uma bonita e tosca versão com qualidade de som inferior às demais.
Das inéditas, o destaque vai para "Well, well, well" em uma versão bem bacana e "Dear Yoko", também muito legal e diferente da versão original.
Quem não conhece a caixa Anthology do Lennon, certamente vai se deliciar com a versão acústica de "Real Love", usada pelos Beatles na gravação póstuma dos Beatles de 1995, a versão de "Imagine" ao vivo também agradará muito, além de outras bonitas gravações de John Lennon espalhadas pelo álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-esposa detona pedido de casamento de James Hetfield: "Ele abandonou sua família"
A canção clássica do Rush que foi gravada com um erro de Neil Peart
Festival terá Angra tocando "Holy Land" e Stratovarius com set só de músicas dos anos 1990
Filhos imploraram para que Dee Snider não fizesse mais shows com o Twisted Sister
Quando Frank Zappa interrompeu um show para elogiar um músico; "Nada mal, garoto"
Gary Holt "cobra" do Metallica "cheque gordo" por sua participação em letra de mega clássico
Dirk Verbeuren, do Megadeth, diz que Dave Mustaine "praticamente inventou" o thrash metal
O estilo de filme que Frejat se recusa a assistir: "Nem me põe pra ver, não gosto"
Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
As dez maiores bandas de metal do Brasil, de acordo com a Metal Hammer
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Andi Deris entende ser o momento certo para o Helloween lançar um novo "Keepers"
A reação de Lemmy Kilmister quando gravadora sugeriu que Motörhead gravasse um rap
A brutal diferença de tocar com Paul Stanley, Pink e Christina Aguilera, segundo brasileiro
O arrependimento que David Bowie carregava em relação a Elvis Presley
Gavin diz que Paulo Ricardo descobriu sua saída do RPM e entrada nos Titãs pela TV



Filme com os últimos shows de John Lennon chega aos cinemas em abril
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
A melhor música que Paul McCartney escreveu em todos os tempos, segundo John Lennon
A canção dos Beatles que foi inspirada pela música negra dos EUA, segundo John Lennon
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?



