Resenha - Lennon Acoustic - John Lennon
Por Anderson Nascimento
Postado em 15 de dezembro de 2004
Existem coisas que são mesmo muito difíceis de serem entendidas. Por que lançar simultaneamente dois cds diferentes de um mesmo artista? Essa ninguém entendeu mesmo, surpreendentemente Yoko Ono lançou em dezembro dois álbuns de seu falecido marido, "John Lennon Rock’n’Roll", um relançamento com bônus do disco lançado originalmente em 1975 e o "novo" "Lennon Acoustic".
O novo lançamento de Lennon é uma espécie de coletânea de versões acústicas e demos de faixas que tornaram-se músicas conhecidas do grande público. O disco traz uma bonita capa de Lennon ao violão, além de todas as letras com as cifras e bonitas fotos no encarte. A saber, a versão japonesa do álbum traz ainda uma palheta como brinde.
Difícil avaliar um trabalho como "Acoustic", que não tem claramente um público alvo definido. Os fãs de carteirinha certamente vão torcer o nariz, pois nada menos que nove das dezesseis músicas do álbum estão na caixa "Anthology", lançada em 1998, as outras sete espalhadas pelos quase quarenta discos da coleção pirata "The Lost Lennon Tapes". Por outro lado, quem não é fã, quando comprar o disco empolgado pelo nome da moda "Acoustic" e pela linda capa, ao ouvir ficará com um imenso sinal de interrogação no semblante, pois algumas músicas não possuem nenhum valor ao ouvinte tradicional, e sim valor histórico e raro, o que não agrada a qualquer um.
Analisando esses fatos vamos pensar juntos, se o disco fosse endereçado a agradar aos fãs e colecionadores, da própria caixa Anthology tiraríamos um álbum acústico mais polido, ou melhor, por que não tornar oficiais algumas das belíssimas pérolas escondidas pela coleção "Lost Lennon Tapes"? Se o disco fosse endereçado aos simpatizantes de John Lennon, por que não colocar faixas com melhor acabamento (existem muitas) ainda que elas já tenham saído em alguns dos muitos lançamentos da obra de Lennon.
O disco acabou virando um elo perdido entre uma coletânea e um disco de raridades, e ao meu ponto de vista, estas duas coisas não se misturam. Até para não acontecerem coisas como na faixa "Cold Turkey", uma das inéditas do disco, que possui o som extremamente distorcido, o que vai chatear alguns ouvintes. E também "God", outra inédita, em uma bonita e tosca versão com qualidade de som inferior às demais.
Das inéditas, o destaque vai para "Well, well, well" em uma versão bem bacana e "Dear Yoko", também muito legal e diferente da versão original.
Quem não conhece a caixa Anthology do Lennon, certamente vai se deliciar com a versão acústica de "Real Love", usada pelos Beatles na gravação póstuma dos Beatles de 1995, a versão de "Imagine" ao vivo também agradará muito, além de outras bonitas gravações de John Lennon espalhadas pelo álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Site About.com elege os 5 melhores álbuns do Black Sabbath
A surpreendente banda que vocalista do Offspring considera a "número 1" do Punk Rock
A banda em que Lars Ulrich se ofereceu para tocar bateria: "ele tem meu número"



O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"
O maior músico que já pisou no planeta Terra, segundo John Lennon
John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
A banda de progressivo que era os "filhos dos Beatles", segundo John Lennon
Metallica: "72 Seasons" é tão empolgante quanto uma partida de beach tennis
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal



