Resenha - Lennon Acoustic - John Lennon
Por Anderson Nascimento
Postado em 15 de dezembro de 2004
Existem coisas que são mesmo muito difíceis de serem entendidas. Por que lançar simultaneamente dois cds diferentes de um mesmo artista? Essa ninguém entendeu mesmo, surpreendentemente Yoko Ono lançou em dezembro dois álbuns de seu falecido marido, "John Lennon Rock’n’Roll", um relançamento com bônus do disco lançado originalmente em 1975 e o "novo" "Lennon Acoustic".
O novo lançamento de Lennon é uma espécie de coletânea de versões acústicas e demos de faixas que tornaram-se músicas conhecidas do grande público. O disco traz uma bonita capa de Lennon ao violão, além de todas as letras com as cifras e bonitas fotos no encarte. A saber, a versão japonesa do álbum traz ainda uma palheta como brinde.
Difícil avaliar um trabalho como "Acoustic", que não tem claramente um público alvo definido. Os fãs de carteirinha certamente vão torcer o nariz, pois nada menos que nove das dezesseis músicas do álbum estão na caixa "Anthology", lançada em 1998, as outras sete espalhadas pelos quase quarenta discos da coleção pirata "The Lost Lennon Tapes". Por outro lado, quem não é fã, quando comprar o disco empolgado pelo nome da moda "Acoustic" e pela linda capa, ao ouvir ficará com um imenso sinal de interrogação no semblante, pois algumas músicas não possuem nenhum valor ao ouvinte tradicional, e sim valor histórico e raro, o que não agrada a qualquer um.
Analisando esses fatos vamos pensar juntos, se o disco fosse endereçado a agradar aos fãs e colecionadores, da própria caixa Anthology tiraríamos um álbum acústico mais polido, ou melhor, por que não tornar oficiais algumas das belíssimas pérolas escondidas pela coleção "Lost Lennon Tapes"? Se o disco fosse endereçado aos simpatizantes de John Lennon, por que não colocar faixas com melhor acabamento (existem muitas) ainda que elas já tenham saído em alguns dos muitos lançamentos da obra de Lennon.
O disco acabou virando um elo perdido entre uma coletânea e um disco de raridades, e ao meu ponto de vista, estas duas coisas não se misturam. Até para não acontecerem coisas como na faixa "Cold Turkey", uma das inéditas do disco, que possui o som extremamente distorcido, o que vai chatear alguns ouvintes. E também "God", outra inédita, em uma bonita e tosca versão com qualidade de som inferior às demais.
Das inéditas, o destaque vai para "Well, well, well" em uma versão bem bacana e "Dear Yoko", também muito legal e diferente da versão original.
Quem não conhece a caixa Anthology do Lennon, certamente vai se deliciar com a versão acústica de "Real Love", usada pelos Beatles na gravação póstuma dos Beatles de 1995, a versão de "Imagine" ao vivo também agradará muito, além de outras bonitas gravações de John Lennon espalhadas pelo álbum.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
O conselho que Rodolfo recebeu de vocalista de histórica banda de hard rock brasileira
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
Luis Mariutti anuncia seu próprio podcast e Rafael Bittencourt é o primeiro convidado
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Dave Mustaine afirma que Marty Friedman é incrivelmente talentoso, mas muito misterioso
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu
Nirvana: quem é o bebê da capa de Nevermind?
O hit de Cazuza com título que levou mãe a questionar: "Filho, você é infeliz?"



John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
As 6 melhores músicas de rock presentes nas trilhas das novelas do saudoso Manoel Carlos
O único artista de rock internacional que ficou entre os mais vendidos no Brasil nos anos 80
O desconhecido cantor que teria influenciado Elvis Presley, segundo John Lennon
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



