A banda Grunge que era a preferida de todos os headbangers, conforme Ellefson
Por Bruce William
Postado em 02 de outubro de 2024
É comum se dizer que o Grunge acabou com as bandas dos anos oitenta, pois conforme disse Kiko Loureiro durante participação no Flow Podcast: "Quando surge o Nirvana, acaba o virtuosismo na música. A música do Van Halen, do Ozzy com aqueles solos, tudo isso que vêm dos anos oitenta meio que quebra com a vinda do Nirvana (...) Estavam os caras tipo muito rockstar, ficou um negócio tipo 'estou num pedestal aqui', aqueles super shows, aqueles vídeos. E de repente corta aquilo, e eu aqui sou igual a você, uso a roupa igual a tua, o tênis igual ao teu, também não sei tocar direito, mas a letra conecta, e a melodia foda."
Há quem lembre que o impacto do Grunge realmente foi imenso, mas outras coisas também estavam em jogo, como Mille Petrozza, guitarrista e vocalista do Kreator, que declarou: "Estou muito feliz que os anos 90 tenham acabado. Há certas bandas de Metal que sempre dizem: 'O Grunge matou o Metal'. Não acho que seja isso. Acho que o que matou o Metal foi talvez certas pessoas da indústria que não queriam mais que o Metal estivesse presente. E hoje em dia, com tudo mais globalizado pela Internet, por meio de sua própria mídia social, você pode fazer muito mais."

Já David Ellefson, na época baixista do Megadeth, revelou em outra ocasião que, apesar de fazer um som diferente, ele gostou do Nirvana desde que ouviu a banda pela primeira vez: "Nirvana não era a coisa que você procurava se você fosse um banger. Eu gostei deles, achei que eram legais. Eu compreendi, entendi o que eles estavam fazendo, porque também gosto de Punk Rock. E era a voz daquela geração, era a 'música' deles. E, embora não fosse realmente a minha música, eu conseguia apreciar que era a música deles. Então, acho que é assim que eu via essas coisas."
E durante participação no X5 Podcast, Ellefson novamente falou sobre a época, a princípio falando novamente sobre o Nirvana: "Eu morava em Los Angeles. Então, saindo do [álbum do MEGADETH] Rust In Peace [isso foi em 1991; estávamos começando a escrever Countdown To Extinction], lembro de estar dirigindo pela estrada, e a KNAC era a grande estação de rock. E lembro de ouvir uma música chamada 'Breed'. E eu pensei, 'Isso é muito foda. Que música incrível.' E depois descobri que era Nirvana", disse Ellefson, conforme transcrição feita pelo Blabbermouth.
Mas conforme ele conta, havia um certo preconceito, na época, contra bangers que ouviam a banda, que ele curtiu: "Achava eles legais. Adorava o som deles. Eu entendi totalmente. E basicamente era ilegal para um cara do Metal dizer que gostava de Nirvana, você podia ser praticamente crucificado e eliminado se assumisse isso", relata Ellefson, obviamente com uma certa dose de exagero para relçar a raiva que muitos tinham das bandas Grunge, ou talvez mais especificamente do Nirvana.
Só que havia um grupo que era respeitado pelos headbangers, conforme Ellefson: "A banda com a qual todos nós concordamos, acho que qualquer um, mas especialmente os bangers e as bandas com guitarristas, foi o Alice In Chains. Eles eram legais, independente de qualquer coisa. Eles meio que conquistaram a todos", diz Ellefson, relatando ainda em seguida que ele gostava muito também do Soundgarden, citando também o Temple Of The Dog e Mother Love Bone, caindo em seguida no Pearl Jam: "Eu achei incrível o 'Ten' do Pearl Jam. Foi um daqueles grandes, grandes álbuns. Do início ao fim é um grande disco. Acho que, provavelmente para o nosso gênero, você precisa tirar o chapéu do Metal e ouvi-lo como música."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Aos 94, "Capitão Kirk" anuncia álbum de metal com Zakk Wylde e Ritchie Blackmore
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
A banda que Kurt Cobain viu ao vivo mais de 100 vezes
O que já mudou no Arch Enemy com a entrada de Lauren Hart, segundo Angela Gossow
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Journey convidou Steve Perry para a turnê de despedida
O programa com a maior audiência da MTV Brasil de todos os tempos, segundo ex-diretor
At the Gates presta homenagem a Tomas Lindberg em seu novo clipe
Michael Amott diz que nova vocalista do Arch Enemy marca um passo importante
Os 3 álbuns que são obras-primas do southern rock, segundo Regis Tadeu e Sérgio Martins
Regis Tadeu revela por que Sepultura decidiu lançar trabalho de estúdio antes de encerrar
Como foi a rápida conversa entre Kerry King e Jeff Hanneman que originou o Slayer


Megadeth toca "Let There Be Shred" pela primeira vez ao vivo
David Ellefson chama de estúpida decisão de Mustaine sobre sua exclusão de álbum do Megadeth
A melhor música do último disco do Megadeth, segundo o Loudwire
Dave Mustaine confessa que chorou enquanto escrevia "The Last Note"
A música do Megadeth que remete a Alice Cooper, na opinião de Gastão Moreira
A respeitosa opinião de James LoMenzo sobre o "patrão" Dave Mustaine
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
Marty Friedman revela o maior desafio de voltar a tocar com o Megadeth
Chris Broderick conta como conseguiu ficar tanto tempo no Megadeth sem ser demitido


