Resenha - Once - Nightwish

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Clóvis Eduardo
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


(Universal - nacional)
4001 acessosFinlândia: as dez melhores bandas de Heavy Metal do país5000 acessosKiss FM: as 500 mais tocadas pela rádio em 2008

O novo álbum do Nightwish vinha gerando uma grande expectativa desde o fim de 2003. Não à toa, pois a banda finlandesa caiu no gosto da galera, há algum é sensação no heavy metal e precisava mostrar mais serviço para agradar aos fãs. O tecladista, líder e principal compositor Tuomas Holopainen apresenta um trabalho muito bem feito e, apesar de os discos anteriores - principalmente Wishmaster (2000) e Century Child (2002) - possuírem boas músicas, o que faz a diferença em Once é um instrumental ainda mais elaborado e a participação de uma orquestra sinfônica em todas as músicas.

O resultado final é muito agradável. Com os teclados em cima das usuais bases, o grande mérito de Holopainen é mesmo no campo das composições. Tarja Turunen, por sua vez, mantém o alto nível e é encantadora a maneira como emposta sua voz em alguns momentos, como em Dark Chest of Wonders, faixa que abre o CD. Outros momentos em que a linda vocalista rouba a cena são Creek Mary's Blood e Ghost Love Score, nesta com a ajuda de um coral que faz da música de dez minutos a mais bonita de Once.

Além dos destaques óbvios, Emmpu Vuorinen está mais notável no novo trabalho. Seus solos estão ficando melhores e o som da guitarra ficou mais à frente e, diga-se de passagem, com uma afinação muito mais agressiva. Siren é um belo exemplo da performance perfeita de Vuorinen. O batera Jukka Nevalainen continua firme, apesar de limitado, e a maneira como usa a caixa, erguendo bastante o braço, é uma marca inconfundível, podendo ser conferida no vídeo clipe de Nemo.

Once apresenta um repertório bem variado. Kuolema Tekee Taiteilijan é uma balada em finlandês, daquelas de sentar e ficar ouvindo Tarja em seus belos momentos líricos, mas é totalmente adversa a Planet Hell, uma música forte na qual quem mais se destaca é o baixista Marco Hientala, com um timbre de voz mais grave e forte. Seu trabalho vocal é muito bom.

Wish I Had an Angel talvez seja a faixa mais delicada de ser analisada, já que sua base eletrônica não engana até mesmo o mais ignorante no quesito percussão - eu mesmo, por exemplo. Qualquer um saca de primeira que não se trata de bateria e, para os mais puristas, certamente caiu muito mal. Sem contar, é claro, de que estamos diante de um ponto baixo num álbum de muitas qualidades.

Resumindo, em Once percebemos que o Nightwish está com mais feeling, principalmente nos momentos em que orquestra e banda estão a todo vapor. Quer uma amostra: ao fim da faixa Nemo, primeiro single do disco, aumente o volume e perceba quão poderosa ficou a sonoridade do novo álbum do quinteto finlandês. Vale a pena conferir.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Outras resenhas de Once - Nightwish

2953 acessosNightwish: O fim de uma era com o "Once"1797 acessosResenha - Once - Nightwish2590 acessosResenha - Once - Nightwish3993 acessosResenha - Once - Nightwish5000 acessosTradução - Once - Nightwish

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

FinlândiaFinlândia
As dez melhores bandas de Heavy Metal do país

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nightwish"

NightwishNightwish
Tuomas Holopainen escolhe suas vocalistas favoritas

20072007
15 discos de rock/metal que completam 10 anos de lançamento

Arch Enemy e NightwishArch Enemy e Nightwish
Muito além das diferenças

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Nightwish"

Kiss FmKiss Fm
As 500 mais pedidas na programação em 2008

Iron MaidenIron Maiden
Banda cai no riso em show nos EUA de 2008

MetallicaMetallica
A capa do "Death Magnetic" lembra uma vagina?

5000 acessosOverkill: mandando recado ao Avenged Sevenfold5000 acessosMetallica: banda pensou em demitir Lars Ulrich?5000 acessosMetallica: garoto de 10 anos destrói com Enter Sandman em programa de TV1984 acessosMotorhead: uma versão Lego de "Ace Of Spades"5000 acessosRock e Religião: por que raios existe rock cristão?5000 acessosIron Maiden: Bruce e banda se emocionam em show na Suécia

Sobre Clóvis Eduardo

Clóvis Eduardo Cuco é catarinense, jornalista e metaleiro.

Mais matérias de Clóvis Eduardo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online