Resenha - Once - Nightwish
Por Fernando De Santis
Postado em 03 de julho de 2004
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Em 2002, quando o Nightwish passava pelo Brasil, o que mais comentavam era a possível saída da vocalista Tarja Turunen do grupo. Revistas especializadas mais pareciam revistas de fofocas, enquanto a banda insistia em dizer que eles fariam apenas um hiato natural de dois anos, mas que voltariam com um disco novo em 2004. Dito e feito! A espera foi grande, Tarja continuou na banda finlandesa de maior sucesso atualmente e Tuomas, nesse período, teve tempo para preparar talvez o melhor álbum do Nightwish.
Nightwish - Mais Novidades
Contando com a formação do disco anterior, Tarja Turunen (vocal), Tuomas Holopainen (teclado e piano), Marco Hietala (baixo e vocal), Jukka Nevalainen (bateria) e Emppu Vuorinen (guitarra), "Once" apresenta aos fãs 12 faixas recheadas com riffs ultrapesados, orquestra, vozes em coro e todos os demais elementos que dão a esse álbum, uma cara de trilha sonora de filme da Disney em versão heavy metal. Desde "Century Child", Tarja já não canta mais com o vocal soprano em 100% do tempo, em muitos momentos ela deixa essa característica que a marcou e canta com a voz mais "cristalina". "Dark Chest Of Wonders" é a faixa de abertura, que já chega derrubando tudo com um riff introdutório avassalador e com todos os elementos citados agora a pouco. "Wish I Had An Angel" lembra a construção da "Dead To The World", do disco anterior, com introdução vocal e com participação de Marco nos vocais. Aliás, depois que Marco entrou para o time, as composições com vocal masculino ganharam mais qualidade e o som do Nightwish ficou mais heavy.
"Nemo", uma balada pesadinha (existe isso?), é o primeiro single de "Once" e tem aquela cara mais comercial, justamente por ser a música de trabalho que, aliás, está estourada em todas as rádios e na MTV. "Planet Hell", "Romanticide" e "Dead Gardens", são três composições bem pesadas, que cairão facilmente no gosto dos fãs. "Creek Mary’s Blood" e "Higher Than Hope" são as tradicionais baladas que sempre estão presentes nos trabalhos do Nightwish. Os destaques ficam por conta de "Siren", onde Tarja dá um show de versatilidade, lembrando bem vocais femininos do Oriente Médio, a balada em finlandês "Kuolema Tekee Taiteitijan", que tem um solo de cello de emocionar e principalmente a épica, "Ghost Love Score", que é sem sombra de dúvidas o ápice do disco. Dez minutos cravados no relógio de mais uma obra-prima de Tuomas. É meio que difícil de explicar com palavras, mas foi feito um clima de filme épico, com vozes em coro, orquestra, pausas, solos melódicos, mais um show de Tarja com vocal super versátil... é aquela composição que você tem que escutar várias vezes, com o fone de ouvido para poder captar a maioria dos detalhes.
Com cinco álbuns ‘full’ lançados, os finlandeses do Nightwish já deixaram de ser uma revelação no cenário, estão cada vez mais maduros, afinados, a cada trabalho a qualidade aumenta e já estão beirando a perfeição. "Once" é aquisição obrigatória.
Outras resenhas de Once - Nightwish
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Resurrection Fest anuncia primeiras 72 atrações para edição 2027
A música do Guns N' Roses que é híbrido entre Steven Adler e Matt Sorum, segundo Frank Ferrer
O único ex-colega do Deep Purple que David Coverdale considera um irmão
Com 110 atrações já confirmadas, Graspop Metal Meeting atualiza cast para 2027
Bono (U2) explica recusa a encontro para conversa com Donald Trump
Tom Morello se manifesta sobre virada democrata nos Estados Unidos
A música que Anika Nilles gostaria de acrescentar ao setlist dos shows do Rush
De Black Sabbath a Gojira, 10 músicas que começam com riffs de guitarra inesquecíveis
Sharon Osbourne confirma que Ozzy deixou duas músicas inéditas gravadas
Marty Friedman toca "Scenes" na íntegra e revisita clássicos do Megadeth em show no Manifesto
Confira o Line-Up completo do Bangers Open Air 2027
O que Freddie Mercury detestava em sua aparência, mas tinha medo de mudar
Floor Jansen compara saída do Nightwish a fim de um relacionamento
O membro do Iron Maiden que "não aguenta mais e quer sair", segundo Regis Tadeu
A banda que Max Cavalera considerava a "versão brasileira do Iron Maiden"


As 10 melhores músicas que Floor Jansen já gravou, segundo Gustavo Maiato
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
Fã diz que Nightwish deveria aprender com erros e baterista rebate: "Floor fez essa escolha"
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter
Tuomas Holopainen já fez show para apenas uma pessoa (que foi embora após duas músicas)
Tuomas Holopainen diz que se não fosse o hiato do Nightwish, "pessoas iriam morrer"
O dia em que Steve Harris virou checador de fatos do baterista do Nightwish
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias


