O famoso álbum dos Rolling Stones que Jagger acha uma bobagem; "só tem duas músicas boas"
Por Bruce William
Postado em 05 de janeiro de 2025
Não teria como uma banda com sessenta anos de estrada não produzir alguns trabalhos "menores". E como é de se imaginar, até seus próprios integrantes tem noção de que nem sempre sua produção foi top de linha.
Em 1967, os Rolling Stones já haviam consolidado seu nome no cenário musical com seu estilo marcante baseado no Blues e no Rock e com canções como "(I Can't Get No) Satisfaction", lançada pela banda em seu quarto álbum, "Out of Our Heads", que de acordo com Keith Richards, traz em seu marcante riff principal uma ideia que ele teve através de um sonho: "Eu acordei no meio da noite. Tinha um gravador de [fitas] cassette ao lado da cama e um violão, na manhã seguinte, eu acordei e a fita estava lá no final. Então eu a rebobinei e lá estava 30 segundos daquele riff - 'Da-da da-da-da, I can't get no satisfaction' - e o resto da fita era eu roncando."
Rolling Stones - Mais Novidades

Contudo, com a efervescência psicodélica daquele ano, marcada pelo lançamento de álbuns como "Sgt. Pepper's" dos Beatles, a banda decidiu explorar novos territórios musicais. E foi nesse contexto que nasceu "Their Satanic Majesties Request", uma tentativa dos Stones de abraçar o experimentalismo da época, com a banda se afastando do som bluesy/rocker e seguindo um direcionamento psicodélico, o que dividiu opiniões tanto entre fãs quanto entre os próprios membros.
Mick Jagger, em particular, não tem boas memórias dessa fase. Segundo ele, o álbum foi produzido sob forte influência de drogas e com o objetivo de desafiar seu empresário na época, Andrew Loog Oldham, cuja relação com a banda estava desgastada. As tensões foram tantas que Oldham acabou deixando de trabalhar com os Stones.
"Fizemos a foto da capa banhados em ácido, sempre lembro disso", disse Jagger em 1995, em fala resgatada pela Far Out. Era como estar na escola, sabem, colando pedaços de papel colorido e coisas assim. Era uma coisa realmente boba, mas a gente se divertia", prossegue Mick, que logo adiante ainda comenta: "Além disso, fizemos isso para irritar Andrew, porque ele era um pé no saco."
"Tudo que os Beatles faziam os Rolling Stones faziam igual", chegou a declarar John Lennon. "Eu queria listar tudo que fizemos nos Beatles e o que os Rolling Stones fizeram igual dois meses depois - e isso era em todo disco! Tudo que a gente fazia, Mick ia e fazia exatamente a mesma coisa. Ele imita a gente. Eu queria que um de vocês jornalistas musicais levantasse isso, sabe? 'Let it Bleed' era 'Abbey Road'; 'Their Satanic Majesties Requests' era 'Sgt. Pepper's'; 'We Love You' era 'All You Need Is Love'..."
Jagger não endossa diretamente a dura crítica de Lennon, mas admite que não considera o trabalho como um dos melhores dos Stones. "Bem, não é muito bom. Tem coisas interessantes, mas não acho que nenhuma das músicas seja muito boa. É um pouco como 'Between the Buttons'. É uma experiência sonora, na verdade, em vez de uma experiência de música. Há duas boas músicas nele: 'She’s a Rainbow', que não fizemos na última turnê, embora quase tenhamos feito, e '2000 Light Years From Home', que fizemos. O resto é bobagem."
Embora até Jagger considere o álbum aquém da produção da banda, "Their Satanic Majesties Request" representa uma fase importante para os Rolling Stones, e reflete o espírito da época, além de comprovar que até mesmo as obras menos celebradas do grupo têm um lugar na história do Rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
O melhor disco do Kiss, de acordo com a Classic Rock
PETA pede que Robert Plant mude de nome para promover causa animal
3 bandas clássicas que felizmente mudaram de nome antes de fazer sucesso
Site americano elege melhores guitarristas do metal progressivo de todos os tempos
Iron Maiden anuncia turnê norte-americana com Megadeth e Anthrax
O pior disco do Sepultura, segundo a Metal Hammer
O álbum brasileiro que é "a maior gravação de metal" de todos os tempos para Dave Grohl
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
A melhor música dos Titãs, na opinião de Mateus Ribeiro
Novo disco do Soulfly tem música dedicada a falecido ícone do metal extremo
Guns N' Roses explica por que Axl Rose deu chilique em show na Argentina
Novo álbum do Blind Guardian será mais "melódico das antigas", diz Hansi Kürsch

O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
As duas lendas do rock contracultural que Keith Richards considera "músicos puros"
A maior cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards; "não tem só a ver com cantar"
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
A melhor cantora de todos os tempos, segundo Keith Richards do Rolling Stones
O lendário guitarrista que Jimmy Page considera como seu igual: "Paralelo a mim"
Quando Frank Zappa se rendeu ao rock britânico por causa de uma linha de baixo
O guitarrista "mais único" de todos os tempos, segundo Keith Richards
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock
A resposta de Mick Jagger a quem diz que os Rolling Stones já tinham que ter acabado


