Resenha - Once - Nightwish
Por Raphael Crespo
Postado em 19 de julho de 2004
Enquanto o bom Evanescence ainda engatinhava, de forma milimetricamente planejada, é claro, rumo ao sucesso no mundo pop, uma fantástica banda da Finlândia já figurava entre as melhores do mundo dentro do heavy metal. Com a fórmula de guitarras pesadas e vocal feminino, elevada à enésima potência, tanto no peso quanto na qualidade da cantora, o Nightwish estourou no gueto do metal com seu segundo álbum, Oceanborn (1998), e hoje, ironicamente, na cola dos colegas americanos - que apenas no ano passado estrearam em CD, com o bem-sucedido Fallen - chega ao auge de sua carreira, para deixar de vez o underground, com seu quinto álbum: Once.

No exato dia de seu lançamento, o novo CD do Nightwish alcançou o topo das paradas finlandesas, chegando ao disco de ouro, marca igualmente obtida após duas semanas de vendas na Alemanha, onde 100 mil cópias desapareceram das lojas de forma impressionante. Enquanto o Evanescence, da boa cantora Amy Lee, vende milhões com seu som um pouco mais voltado para o pop, os finlandeses usaram de artifícios mais mercadológicos no novo álbum, principalmente no single Nemo, música um pouco mais comercial que o normal, que anda tocando aos borbotões nas rádios rock e já chegou, inclusive, ao primeiro lugar da parada de clipes da MTV Brasil.
Uma coisa é certa: aqueles que comprarem o álbum Once esperando tudo na linha da música Nemo, que mesmo mais comercial é mil vezes mais pesada que um disco inteiro do Evanescence, podem levar um susto. Em seu novo lançamento, o Nightwish aparece extremamente pesado e com as guitarras mais ''na cara'' do que nunca, além das intervenções para lá de agressivas do baixista Marco Hietala nos vocais. Mas, o disco tem seus atrativos para os ouvidos mais sensíveis, como a doce voz de Tarja Turunem, um coral e a participação da orquestra The Academy of St.Martins in the Field, cujos músicos gravaram a trilha sonora da trilogia 'O senhor dos Anéis', escrita por Howard Shore.
Dono da banda e responsável por praticamente toda a composição das músicas, o tecladista Tuomas Holopainen dá um show de criatividade. Nemo, apesar de ser a faixa mais pop, é uma das melhores do álbum. Mas, o grande destaque fica para as músicas mais pesadas, quando fica evidente o contraste das guitarras com a voz de Tarja.
Dark chest of wonders abre o disco com um riff pesadíssimo, lembrando um pouco a introdução de Fuel - única música realmente pesada que o Metallica fez no período dos fracos álbuns Load e Reload -, antes da entrada do coral, que abre passagem para a evolução de Tarja. Wish I had an angel, igualmente heavy, vem na seqüência e já marca o primeiro duelo vocal entre a musa e o baixista. No quesito peso, as melhores faixas de Once são as duas primeiras, além de Planet Hell, Dead Gardens e Romanticide.
O álbum também tem faixas que causam uma certa estranheza, como na longa e belíssima Creek Mary's blood, que seria perfeita se não tivessem algumas chatas intervenções de um indígena norte-americano balbuciando cânticos em sua língua nativa. Em The Siren, Tarja experimenta um novo estilo de cantar inspirado na música da Índia.
As presenças do coral e da orquestra dão um toque grandioso à maioria das músicas, em especial à épica Ghost love score, de 10 minutos de duração, e a Higher than hope, uma linda balada, não tão longa, mas igualmente progressiva. O álbum conta ainda com Kuolema Tekee Taiteilijan, que, apesar de cantada em finlandês, encanta, pela beleza da voz de Tarja.
Outras resenhas de Once - Nightwish
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Bruce Dickinson grava novo álbum solo em estúdio de Dave Grohl
O guitarrista americano que sozinho ofuscou todos os britânicos, segundo Carlos Santana
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir

A música do Motörhead que marcou a vida de Marko Hietala, ex-baixista do Nightwish
A reação da "diva" Tarja Turunen ao ouvir o Within Temptation pela primeira vez
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Uma foto que une Nightwish, Daiane dos Santos, Sorriso Maroto e Sérvia
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


