Resenha - Coldness - Kotipelto
Por Rafael Carnovale
Postado em 02 de agosto de 2004
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Timo Kotipelto é (ou foi, ou vai voltar a ser... só Tolkki sabe) o vocalista do Stratovarius. Sua capacidade e competência já foram consagradas em vários shows e cd’s da banda que ocupa (ocupou, ou vai voltar a ocupar, só Tolkki sabe), mas seu projeto solo chega ao segundo registro, que nitidamente é superior a seu primeiro cd-solo ("Waiting For the Dawn"). O mesmo demonstra a competência de Kotipelto como compositor, e explora lados musicais que o vocalista não poderia mexer enquanto parte integrante do Stratovarius.

Apesar de tudo "Seeds of Sorrow" soa bem Stratovarius, com a boa guitarra de Michael Romeo (Symphony X) e os teclados de Janne Wirman (Children of Bodom), aliados ao vocal sempre competente de Timo. "Reasons", o primeiro single, é uma pérola hard aonde Timo despeja toda sua voz. De longe é uma das melhores coisas que o cara já escreveu. Já "Around" e "Snowbound" soam mais obscuras, mais agressivas, com Timo usando tons mais baixos em sua voz, mas sempre com a competência ISO Kotipelto. O mesmo se repete na bela "Evening’s Fall" (que tem um que de metal gótico, mas bem de leve).
O cd todo demonstra uma certa tendência a músicas mais "dark" e soturnas, como a pesada "Coldness in My Mind", fugindo um pouco do heavy alegre do Stratovarius e explorando outras fronteiras musicais além do mesmo. "Take Me Away" (com sua levada hard e a guitarra de Juhani Malmberg dando show) e a lenta e pesada "Here We Are" (com um "que" de Black Sabbath) mostram que o cd carrega uma atmosfera pesada, consequência das turbulências que Timo passou no Stratovarius, visto que o cd foi gerado bem antes das confusões que vieram a tona ao final da turnê de "Elements Pt.1", mas cujo início (das mesmas) se dera bem antes.... desde a época de "Dynasty".
Não se sabe se Timo Kotipelto voltará (ou deixou de ser, só Tolkki sabe....) vocalista do Stratovarius, mas este petardo solo mostra que Mr. Timo Tolkki precisa rever seus conceitos, pois Mr. Kotipelto é um cantor de primeira, e agora nitidamente um compositor de mão cheia também. Compre!
Site Oficial: Http://www.kotipelto.com
Material Cedido Por:
Century Media Brasil
Http://www.centurymedia.com.br
São Paulo (SP)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O guitarrista desconhecido idolatrado por Frank Zappa e John Frusciante
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
O álbum clássico do Soundgarden que Chris Cornell chamou de "um grande erro"
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
O curioso significado de "5150", título de álbum clássico do Van Halen
O sucesso do Paralamas onde Herbert admite uma inspiração externa: "Na verdade é um roubo"
Jason Newsted diz que os outros caras do Metallica eram "milionários mimados"

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
"Opus Mortis", do Outlaw, é um dos melhores discos de black metal lançados este ano
Antrvm: reivindicando sua posição de destaque no cenário nacional
"Fuck The System", último disco de inéditas do Exploited relançado no Brasil
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
"Live And Electric", do veterano Diamond Head, é um discaço ao vivo
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.
Com seu segundo disco, The Damnnation vira nome referência do metal feminino nacional



