Resenha - Once Upon Our Yesterdays - Cornerstone
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 26 de julho de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Hellion está soltando agora em 2004 aqui no Brasil o segundo disco do Cornerstone, banda dinamarquesa que conta com o excepcional vocalista Dougie White, que além de já ter participado de uma turnê ao lado de Yngwie Malmsteen e ter um ‘background’ de alto nível, foi um dos cotados para assumir o lugar de Bruce Dickinson no Iron Maiden na década de 90. "Once Upon our Yesterdays" mantém-se fiel às raízes do conjunto, que investe em um hard rock direto com um quê de heavy metal tradicional (NWOBHM).

Obviamente ouvindo este disco aqui o que mais se destaca mesmo é a voz de Dougie, com um timbre maravilhoso para o estilo, com influências que vão de Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Ian Gillan até David Coverdale e Gleen Hughes. O guitarrista Kasper Damgaard faz o seu trabalho de forma pouco saliente, assim como o baterista Allan Sorensen – já o baixista Steen Mongensen merece destaque – porque além de mandar bem no baixo e não passar desapercebido no teclado, ainda assina todas as composições juntamente com Dougie White.
Está certo que musicalmente não vemos nenhuma inovação no som do Cornerstone, nenhum experimentalismo e nenhuma majestosa ‘performance’ da banda. Mas pelo menos, o trabalho do quarteto é digno de uma boa nota, isto porque mesmo soando repetitivo em algumas ocasiões, acaba fazendo uma música bem agradável para se apreciar. Exemplos disto? Basta conferir "Welcome to Forever", abrindo o material com uma boa dose de velocidade, pique à heavy metal e perfeita para se ouvir com o som bem alto. A arrastada "Passion to Warfare" une climas hard rock com leves toques progressivos, um pouco parecida com "Hour of Doom", mas esta, puxada mais para algo entre o rock progressivo e o heavy tradicional. Depois da também agitada "21st Century Man", e para mim, a melhor música do disco, o trabalho dá continuidade com a também rock progressiva/hard "End of the World". O último destaque vai pra balada acústica "Some Have Dreams".
Se você tem curiosidade em conhecer melhor o trabalho do Dougie White aqui com o Cornerstone, "Once Upon our Yesterdays" é um bom disco para isso, com boas canções. Os fãs mais centrados em heavy/hard também devem procurar o trabalho e conhecer mais uma (boa) banda nesta linha.
Site oficial: www.conerstonemusic.dk
Line-up:
Dougie White (vocal);
Kasper Damgaard (guitarra);
Steen Mogensen (baixo/teclado);
Allan Sorensen (bateria).
Track-list:
01. Welcome to Forever
02. When the Hammer Falls
03. Passion to Warfare
04. Hour of Doom
05. Man Without Reason
06. 21st Century Man
07. Once Upon our Yesterdays
08. End of the World
09. Some Have Dreams
10. Scream
Material cedido por:
Hellion Records –www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo (SP). CEP: 01041-900.
Outras resenhas de Once Upon Our Yesterdays - Cornerstone
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Edu Falaschi anuncia "Mi'raj", álbum que encerra sua épica trilogia
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
A lenda da banda que foi batizada por suas músicas durarem menos do que 1 minuto
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O melhor riff da história do heavy metal, segundo Max Cavalera (ex-Sepultura)
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
O primeiro disco de heavy metal que Mikael Åkerfeldt comprou
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide



"Ritual" e o espetáculo sensorial que marcou a história do metal nacional
Blasfemador entrega speed/black agressivo e rápido no bom "Malleus Maleficarum"
Tierramystica - Um panegírico a "Trinity"
GaiaBeta - uma grata revelação da cena nacional
Before The Dawn retorna com muito death metal melódico em "Cold Flare Eternal"
CPM 22: "Suor e Sacrifício", o álbum mais Hardcore da banda
Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal


