Resenha - Once Upon Our Yesterdays - Cornerstone
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 26 de julho de 2004
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A Hellion está soltando agora em 2004 aqui no Brasil o segundo disco do Cornerstone, banda dinamarquesa que conta com o excepcional vocalista Dougie White, que além de já ter participado de uma turnê ao lado de Yngwie Malmsteen e ter um ‘background’ de alto nível, foi um dos cotados para assumir o lugar de Bruce Dickinson no Iron Maiden na década de 90. "Once Upon our Yesterdays" mantém-se fiel às raízes do conjunto, que investe em um hard rock direto com um quê de heavy metal tradicional (NWOBHM).

Obviamente ouvindo este disco aqui o que mais se destaca mesmo é a voz de Dougie, com um timbre maravilhoso para o estilo, com influências que vão de Bruce Dickinson, Ronnie James Dio, Ian Gillan até David Coverdale e Gleen Hughes. O guitarrista Kasper Damgaard faz o seu trabalho de forma pouco saliente, assim como o baterista Allan Sorensen – já o baixista Steen Mongensen merece destaque – porque além de mandar bem no baixo e não passar desapercebido no teclado, ainda assina todas as composições juntamente com Dougie White.
Está certo que musicalmente não vemos nenhuma inovação no som do Cornerstone, nenhum experimentalismo e nenhuma majestosa ‘performance’ da banda. Mas pelo menos, o trabalho do quarteto é digno de uma boa nota, isto porque mesmo soando repetitivo em algumas ocasiões, acaba fazendo uma música bem agradável para se apreciar. Exemplos disto? Basta conferir "Welcome to Forever", abrindo o material com uma boa dose de velocidade, pique à heavy metal e perfeita para se ouvir com o som bem alto. A arrastada "Passion to Warfare" une climas hard rock com leves toques progressivos, um pouco parecida com "Hour of Doom", mas esta, puxada mais para algo entre o rock progressivo e o heavy tradicional. Depois da também agitada "21st Century Man", e para mim, a melhor música do disco, o trabalho dá continuidade com a também rock progressiva/hard "End of the World". O último destaque vai pra balada acústica "Some Have Dreams".
Se você tem curiosidade em conhecer melhor o trabalho do Dougie White aqui com o Cornerstone, "Once Upon our Yesterdays" é um bom disco para isso, com boas canções. Os fãs mais centrados em heavy/hard também devem procurar o trabalho e conhecer mais uma (boa) banda nesta linha.
Site oficial: www.conerstonemusic.dk
Line-up:
Dougie White (vocal);
Kasper Damgaard (guitarra);
Steen Mogensen (baixo/teclado);
Allan Sorensen (bateria).
Track-list:
01. Welcome to Forever
02. When the Hammer Falls
03. Passion to Warfare
04. Hour of Doom
05. Man Without Reason
06. 21st Century Man
07. Once Upon our Yesterdays
08. End of the World
09. Some Have Dreams
10. Scream
Material cedido por:
Hellion Records –www.hellionrecords.com
Rua 24 de Maio, 62 – Lojas 280 / 282 / 308 – Centro.
São Paulo (SP). CEP: 01041-900.
Outras resenhas de Once Upon Our Yesterdays - Cornerstone
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
"Odeio esse termo": Amy Lee (Evanescence) não gosta de ser chamada de gótica
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Para Carmine Appice, o Metallica foi a primeira banda verdadeiramente heavy metal
Turnê Verão do Caos traz duas atrações internacionais a dez cidades brasileiras em dezembro
Os 10 melhores álbuns do metal sinfônico, segundo o RYM, incluindo um nome brasileiro
Os 10 melhores álbuns de rock nacional lançados após o ano 2000
Filhinha de Tarja Turunen se junta à mãe e toca hit do Nightwish na bateria


Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Draconian - "In Somnolent Ruin" reafirma seu espaço de referência na música melancólica
Espera de quinze anos vale cada minuto de "Born To Kill", o novo disco do Social Distortion
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR
"Operation Mindcrime III" - Geoff Tate revela a mente por trás do caos
O Ápice de uma Era: Battle Beast e a Forja Implacável de "Steelbound"
"Acústico MTV" do Capital Inicial: o álbum que redefiniu uma carreira e ampliou o alcance do rock
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



