Resenha - Madrigal of Sorrow - Sad Theory
Por Raphael Crespo
Postado em 18 de julho de 2004
O heavy metal é perfeito para um moleque pré-adolescente que, ainda no período de formação de sua personalidade, quer chocar parentes e amigos mais caretas e convencionais. Nada mais ''rebelde sem causa'' do que, aos 13 anos de idade, por exemplo, chegar em casa com o disco The number of the beast, do Iron Maiden, e mostrar para a vovó enquanto ela reza o terço. Falar sobre o ''capeta'' em letras quase infantis é algo recorrente em milhares de ótimas bandas do estilo. Mas há outras que se preocupam mais na elaboração de suas letras, tanto quanto no som. O Sad Theory, uma banda relativamente nova, de Curitiba, é uma delas, chegando ao ponto de fazer seu novo álbum, A madrigal of sorrow, de forma conceitual e totalmente baseado no livro As flores do mal, do maldito poeta francês Charles Baudelaire.

A madrigal of sorrow é o segundo álbum da banda curitibana, que surgiu em 1998, pelas mãos baixista Carlos Machado e pelo guitarrista Juan Viacava. Formado em letras, Carlos sempre buscou levar as letras da banda para um lado erudito, sob influência de autores como Lord Byron, Victor Hugo, Augusto dos Anjos e o próprio Baudelaire. Além do background literário de Carlos, a banda ainda conta com dois graduados na Universidade Federal do Paraná (UFPR): Juan e o vocalista Claudio Rovel, ambos formados em história.
Em pouco tempo, o Sad Theory - que tem ainda em sua formação Alison Schlichting na bateria e o convidado Alysson Irala na segunda guitarra - ganhou nome e abriu shows em Curitiba de grandes bandas do metal atual, como Nevermore, Blaze Bayley (ex-vocalista do Iron Maiden) e os nacionais do Krisiun, antes mesmo do lançamento de seu primeiro álbum completo, A madrigal of sorrowThe lady & the torch, de 2002.
O estilo de som da banda pode ser enquadrado em diversos nichos do heavy metal. Ao mesmo tempo em que Juan Viacava e Alysson Irala dão um toque mais tradicional com as guitarras, a voz gutural de Claudio deixa a banda próxima do death metal. Na maior parte do tempo, as músicas têm uma levada mais puxada para o doom metal, mais arrastado, e extremamente pesado.
A banda já diz a que veio logo faixa-título, que abre o CD, com uma bela introdução de piano antes do início da pancadaria. O bom gosto nas composições e nas letras é a principal qualidade deste disco. Há sempre algum piano ou um violão intercalados com o peso das guitarras e da bateria de bumbo duplo. O álbum tem uma bela faixa interativa, com o clipe da pesadíssima Pain poisons soul, que conta, no meio, com o baixista Carlos Machado declamando o poema Madrigal, de sua autoria. Ele assume os vocais também na bela balada Blinding sun, que fecha um grande trabalho de mais uma boa promessa do metal nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Queen considera retornar aos palcos com show de hologramas no estilo "ABBA Voyage"
Kiko Loureiro diz o que o levou a aceitar convite para reunião do Angra no Bangers Open Air
Fabio Lione se despede do Angra e Alirio Netto assume os vocais em momento histórico
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
A opinião de Mikkey Dee sobre o saudoso Lemmy Kilmister do Motörhead
As músicas do Kiss com letras safadinhas que Paul Stanley acha que ficaram datadas
Para George Lynch, Dokken poderia ter sido tão grande quanto Mötley Crüe e Bon Jovi
Maior canal de crítica musical do mundo se pergunta: "Onde estão os metaleiros?"
O hit da Legião que Renato fez para sua 1ª paixão e título tem erro conceitual
A importância de Malu Mader na reconciliação entre Nando Reis e Titãs após anos
A música dos Beatles que "inventou Jimi Hendrix", conforme George Harrison
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva



