Resenha - Ki - StereoKimono
Por Thiago Sarkis
Postado em 10 de novembro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Entre King Crimson e Pink Floyd. É precisamente nesta área que os italianos do StereoKimono se situam através de seu debute.

O lançamento – sabe-se lá porque cargas d’água - ganhou pouca atenção dos meios especializados, exceto pelo país dos músicos. Lá o conjunto venceu o renomado concurso "Stratosferica", que homenageia o vocalista do Area, Demetrio Stratos. As razões para a vitória tornam-se bem óbvias desde a primeira faixa de "Ki", intitulada "Eh! Ah!", a qual figura entre as melhores e mais pesadas músicas do disco e nos mostra um rock progressivo bem criativo, com constantes variações nos compassos, ótimas quebradas no ritmo. Um som melhor denominado por "Apoteotico", composição que vem logo a seguir. Contudo, não imagine os extremos das levadas de Robert Fripp & cia., já que a incidência floydiana é também forte e suaviza o que poderia, e às vezes realmente se torna, uma excentricidade crimsoniana.
O CD, todo instrumental, contando apenas com algumas partes ‘faladas’, é repleto de excelentes momentos, e duas faixas se destacam: "Phileas Fogg" pela atmosfera fantástica e consistência; e "Istanbul Di Giorno", terminantemente o destaque absoluto do álbum. Um incrível entrecorte de elementos folclóricos turcos, e também fusion, jazz, sempre tocados com bastante gabarito e técnica por parte dos músicos, especialmente o baixista Alex Vittorio. Trabalho bem postado e que pode ser escutado tanto com atenção metodológica quanto numa profunda viagem.
Site Oficial: http://www.stereokimono.com
Lançado pela Sublime Label - Itália
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Richie Sambora faz show com seu substituto no Bon Jovi, Phil X
O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O rockstar que puxou uma faca para Malcolm Young nos anos setenta
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
O álbum do Judas Priest que não fez sucesso no lançamento, mas virou um clássico
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Wacken Open Air confirma 50 primeiras atrações para 2027
Austrália: da terra do AC/DC, 3 bandas que você precisa ouvir
Serj Tankian diz que John Dolmayan não é mais um apoiador de Trump
Fernando Anitelli, do Teatro Mágico, é anunciado como convidado de Edu Falaschi em São Paulo
Metallica: a regressão técnica de Lars Ulrich
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
David Bowie: conheça 60 fatos da vida do camaleão



Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco
"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



