Resenha - Ki - StereoKimono
Por Thiago Sarkis
Postado em 10 de novembro de 2003
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Entre King Crimson e Pink Floyd. É precisamente nesta área que os italianos do StereoKimono se situam através de seu debute.

O lançamento – sabe-se lá porque cargas d’água - ganhou pouca atenção dos meios especializados, exceto pelo país dos músicos. Lá o conjunto venceu o renomado concurso "Stratosferica", que homenageia o vocalista do Area, Demetrio Stratos. As razões para a vitória tornam-se bem óbvias desde a primeira faixa de "Ki", intitulada "Eh! Ah!", a qual figura entre as melhores e mais pesadas músicas do disco e nos mostra um rock progressivo bem criativo, com constantes variações nos compassos, ótimas quebradas no ritmo. Um som melhor denominado por "Apoteotico", composição que vem logo a seguir. Contudo, não imagine os extremos das levadas de Robert Fripp & cia., já que a incidência floydiana é também forte e suaviza o que poderia, e às vezes realmente se torna, uma excentricidade crimsoniana.
O CD, todo instrumental, contando apenas com algumas partes ‘faladas’, é repleto de excelentes momentos, e duas faixas se destacam: "Phileas Fogg" pela atmosfera fantástica e consistência; e "Istanbul Di Giorno", terminantemente o destaque absoluto do álbum. Um incrível entrecorte de elementos folclóricos turcos, e também fusion, jazz, sempre tocados com bastante gabarito e técnica por parte dos músicos, especialmente o baixista Alex Vittorio. Trabalho bem postado e que pode ser escutado tanto com atenção metodológica quanto numa profunda viagem.
Site Oficial: http://www.stereokimono.com
Lançado pela Sublime Label - Itália
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
Peter Criss não escreveu "Beth" e bateria não é instrumento musical, diz Gene Simmons
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
Fã de treinos de perna, Nita Strauss fala sobre sua dificuldade com a barra fixa
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A banda que era "maior do que Jimi Hendrix" para Ritchie Blackmore, e que hoje poucos conhecem
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
As capas de Iron Maiden e Nevermore que foram feitas pela mesma pessoa e são semelhantes
O hit da Legião Urbana que traz crítica contra "Escolinha do Professor Raimundo"
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask", do Slayer

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo



