Resenha - Material Sanctuary - Veni Domine
Por Maurício Gomes Angelo
Postado em 21 de setembro de 2003
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Ano: 1994
Tentar classificar o Veni Domine é a mesma coisa que esperar que o conflito na Palestina se resolva. Ou seja, quase impossível. São góticos, melódicos e clássicos. Isso resulta em músicas longas, no uso abusivo de teclados e numa música atmosférica, por vezes densa. Alternância de vocal melódico e grave por parte de Fredrik Ohlsson. Também se tem bons riffs e solos de Torbjörn Weinesjö, que colocam progressividade e sinfonia em suas músicas, mudam drasticamente a harmonia, o ritmo e o tempo. Vai-se do mais sutil ao mais pesado, e trabalham para elevar a carga emocional e o drama.

Tudo isso parece bem interessante, se o ritmo não fosse tão lento e incômodo, levando ao rápido cansaço do ouvinte. Apesar da clara competência técnica e criativa do grupo, isso atrapalha, e muito. As músicas extremamente longas (média de sete minutos) também não ajudam. Poderiam ser mais sucintas e diretas.
As três primeiras ("The Meeting", "Ecclesiastes" e "Material Sanctuary") agradam, são ótimas dentro do estilo. A partir daí a coisa começa a ficar sacal. A última música, a instrumental "Baroque Moderne", mostra-se muito interessante. Bem diferente de todo o CD, e com um clima muito mais limpo, é uma bela amostra de músicas dos países nórdicos, visto que a banda é da Suécia. Este país tem se especializado em fornecer muitas e excelentes bandas de metal.
Se você gosta de coisas mais arrastadas e climáticas, e se identifica com a proposta do grupo, o Veni Domine vai ser uma delícia para você. Já para quem não vive nove meses por ano cercado de gelo e gosta de heavy mais puro e sem tanta carga atmosférica (como eu) é bom passar longe, ou então aproximar-se apenas como curiosidade.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Após 36 edições, MTV exclui categoria "Melhor Videoclipe de Rock" do VMAs
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
O álbum que Andreas Kisser já confirmou que vai lançar após o Sepultura
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
A reação do atual guitarrista do Deep Purple ao ver Ritchie Blackmore com a banda
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
A principal divergência criativa que Ozzy Osbourne tinha com Tony Iommi no Black Sabbath
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
A música do Cream que fez Jimi Hendrix dizer que gostaria de ter escrito algo assim
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
O melhor vocalista de rock da geração dos anos 1990, segundo Bruce Dickinson
A música em que Bob Dylan copiou acordes de clássico dos Beatles, mas inverteu a letra
Kiss: Um motorista de táxi conhece um professor de inglês e...



A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



