Resenha - Black Utopia - Derek Sherinian
Por Thiago Sarkis
Postado em 09 de março de 2003
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Derek Sherinian (Teclados)
Yngwie J. Malmsteen (Guitarra)
Zakk Wylde (Guitarra)
Al Di Meola (Violão)
Steve Lukather (Guitarra)
Tony Franklin (Baixo)
Billy Sheehan (Baixo)
Jerry Goodman (Violino)
Simon Phillips (Bateria)
Brian Tichy (Guitarras adicionais)
Dê uma olhada no elenco que acompanha Derek Sherinian em seu novo álbum, "Black Utopia", e imagine por si só o que temos para ouvir. Não vale citar nomes, pois todos são espetaculares. Apesar disso, obviamente corríamos o risco de trombar na famosa batalha de egos. Porém, o regente e compositor da obra foi perfeito em sua atuação e o resultado é bombástico.

O ano está apenas começando, mas a possibilidade de tirarmos "Black Utopia" do topo dos lançamentos de 2003 é quase a mesma de serem revelados nos próximos nove ou oito meses, dois gênios como Pelé ou Michael Jordan atuando em seus dias mais inspirados.
Sherinian conseguiu lançar um álbum solo no qual ele, estrela principal, não ofusca os outros músicos. Na verdade o seu grande mérito está aí, no saber conduzir com maestria o brilho de cada convidado e fazê-los soar como uma banda entrosada, e de técnica e sonoridade de outro planeta.
Malmsteen é o maior exemplo do que estamos falando. O sueco exibe toda a sua técnica nos solos, contudo soando como a revelação da época do lançamento de "Rising Force" e com arranjos que poucas vezes estiveram à sua disposição. Melodias maravilhosas e riffs de intensidade e peso extraordinários, como podemos conferir bem claramente em "The Sons Of Anu". Nesta mesma música, ainda ouvimos a dinâmica arrepiante de Al Di Meola, o violino do indescritível Jerry Goodman e os baixos de Sheehan e Franklin. Um verdadeiro absurdo num encontro inimaginável!
A cacetada vem também nas composições com Zakk Wylde. Temas pesadíssimos com os harmônicos poderosos de sempre, como ouvimos em "Nightmare Cinema", no dueto (NÃO duelo) com Yngwie em "Axis Of Evil", e na faixa título.
Com tanta coisa, o ex-tecladista do Dream Theater ainda pensou em momentos mais suaves e harmonias belíssimas, impulsionando o ‘feeling’ e bom gosto de Steve Lukather, o qual vem com intervenções fora de qualquer chance de contestação, especialmente na balada "Sweet Lament" e na versão fantástica para "StarCycle" de Jeff Beck.
Dava para escrever uma história ao comentar cada passagem deste álbum que tem como congênita a palavra - e toda a potência que esta implica - clássico. Um marco para a música e com certeza, sendo bem enfático, o disco instrumental que os fãs de metal tanto esperaram. De deixar qualquer um com o queixo caído. Realmente INACREDITÁVEL.
Site Oficial – http://www.dereksherinian.com
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
O maior cantor de todos os tempos, segundo o saudoso Chris Cornell
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
O nome do rock nacional que não colocaria o próprio álbum nem no Top 20 dos anos 1980
Músicos do Angra encontram Bruce Dickinson gravando novo disco em estúdio de Dave Grohl
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Ney Matogrosso: "Cazuza queria que eu tomasse remédio de AIDS para ficar na mesma onda"
Jimmy Page relembra como Robert Plant escreveu a letra de "Stairway to Heaven"
João Gordo diz que morte de Patrícia Kisser o fez decidir parar de beber álcool

Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
Com "Brotherhood", o FM escreveu um novo capítulo do AOR
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar



