O único guitarrista do mundo que realmente impressionou Yngwie Malmsteen
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de novembro de 2023
Impressionar Yngwie Malmsteen não é tarefa fácil. Certamente, sempre haverá a discussão sobre sua personalidade e todas as brigas com seus colegas de banda e outros músicos, mas o virtuoso sueco deixou uma marca insubstituível no mundo da música rock moderna.
Yngwie Malmsteen - Mais Novidades
No entanto, para impressionar Malmsteen, é preciso ser um músico impressionante em todos os aspectos. E, de acordo com o que ele disse em uma entrevista há alguns anos (via Ultimate Guitar), o único que realmente o impressionou foi a lenda do fusion jazz, Allan Holdsworth.
"Se houve um guitarrista que realmente me impressionou, foi Allan Holdsworth", admitiu Malmsteen depois de dizer que suas únicas inspirações reais são violinistas e compositores clássicos.
Em particular, Malmsteen lembrou-se de ouvir a super banda de prog rock de Allan, U.K., que esteve ativa inicialmente entre 1977 e 1980. "Lembro-me de ouvir U.K. e não saber o que diabos pensar", acrescentou. "Foi simplesmente incrível... Muito foda."
Uma das coisas que realmente o impressionou foi que Allan foi inicialmente inspirado por saxofonistas, explicando: "Ele foi um dos poucos guitarristas que posso pensar que modelaram sua técnica em outro instrumento. Para ele, era o saxofone, e para mim, era o violino. Então, somos únicos nesse sentido — quase todos os outros guitarristas foram influenciados pelos mesmos tipos de sons."
"Eu penso muito em terças menores, enquanto com Allan era mais tom inteiro e cromatismos. Mas ele fez da melhor maneira... aquele cara podia tocar a lista telefônica e ainda soar bem."
Apesar da grandeza e do impacto de Holdsworth, ele não foi incluído na nova lista dos "250 Melhores Guitarristas" da Rolling Stone. Rick Beato criticou essa decisão, assim como Vernon Reid do Living Colour, que foi incluído na lista.
De Vernon, tivemos uma crítica muito direta: "Não ter Allan Holdsworth é pura ignorância." Quanto a Rick, ele compartilhou uma análise em vídeo mais detalhada. E quando se tratou da omissão de Holdsworth, ele disse:
"Se todas as pessoas vivas no topo dessa lista, quando perguntadas sobre Allan Holdsworth, disserem a mesma coisa: 'Ele é o cara'. Como você pode ter esta lista sem ele? Neil Young? Eu amo Neil como compositor, [mas] ele está lá como guitarrista — ele faz solos de uma nota! E não são como os solos de uma nota de B.B. King; ele literalmente faz solos de uma nota."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps