Resenha - 90125 - Yes
Por Emanuel Júnior
Postado em 13 de outubro de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o fim da banda em 1980 (ao final da turnê do álbum "Drama"), o baixista Chris Squire e o baterista Allan White gravaram uma música-demo chamada "Run with the fox".
Yes - Mais Novidades
Em 1982, os dois conheceram o guitarrista/vocalista sul-africano Trevor Rabin e resolveram montar uma nova banda, batizada de CINEMA. Porém, faltava um tecladista. Com isso, Chris Squire chamou um velho conhecido: Tony Kaye, que havia tocado no Yes do início da banda até 1970.
Banda formada, os músicos entraram em estúdio e gravaram as bases do que viria a ser o álbum de estréia do CINEMA. Ocorre que um dia o vocalista Jon Anderson apareceu no estúdio durante as gravações e gostou do novo material. Então, Chris o chamou para cantar na banda. Inicialmente, o nome seria CINEMA mesmo. Mas, Jon insistiu em ressuscitar o YES e foi o que ocorreu.
Lançado em 1983, o álbum foi um sucesso mundial, sendo até hoje o disco mais vendido na história da banda, alavancado pelo hit-single "Owner of a lonely heart", o único a alcançar o nº1 nas paradas. Devido a isso, banda adquiriu milhares de novos fãs e até veio ao Brasil no Rock in Rio I.
Muitos fãs antigos torceram o nariz para o disco dizendo que aquilo não era Yes, que era muito Pop. A culpa foi atribuída a Trevor Rabin que, para os fãs, nunca chegaria aos pés do "mestre" Steve Howe.
Inclusive, Steve Howe malha até hoje esse disco, dizendo que a banda fez um disco pop descartável (o que não dá pra entender já que nessa época ele tocava no Asia, que fazia um som infinitamente mais pop do que o Yes). Na verdade, Howe sente inveja do sucesso nunca alcançado quando ele tocava na banda. Tanto que na turnê "Union", em 1991, ele saía do palco quando a banda tocava "Owner of a lonely heart". Hoje é visível o descontentamento quando ele é obrigado a tocar as músicas da era-Rabin.
Quanto ao álbum, podemos classificar como ótimo, com boas linhas de teclado de Kaye, o baixo característico de Squire, o vocal angelical de Jon Anderson, a bateria pesada de White e os excelentes licks e riffs de Trevor Rabin, que ainda canta em várias músicas juntamente com Anderson.
Os pontos altos do disco são: "Changes", a instrumental "Cinema", a quase-balada "Hearts", além de "Hold On".
1 - Owner of a lonely heart: o que dizer dessa música? Qualquer um conhece o riff inicial. É bem elaborada para que a rotula de pop. 8,0
2 - Hold On: linha vocal muito boa, uma levada quase blues. Boa. 8,0
3. It Can Happen: a guitarra imita o som de cítara. Muito bonita. Um refrão marcante. 8,5
4. Changes: a melhor do disco! Uma quebradeira de ritmos na introdução, um belo refrão e ótimos fraseados de guitarra. Destaque para o lindo vocal de Trevor Rabin. 10,0
5. Cinema: instrumental, revela-se bem pesada e progressiva, apesar de ser muito curta. 9,0
6. Leave It: nessa aqui o vocal e os backings funcionam como os instrumentos. No meio da música, uma parte quase country. 8,0
7. Our Song: uma boa balada na linha anos 80. O destaque novamente fica para o vocal de Anderson 7,0
8. City Of Love: a mais rock do disco. Um certo peso na guitarra e baixo. 7,0
9. Hearts: outra grande canção. Não deve nada aos clássicos do Yes como "Roundabout". Uma melodia muito linda e até uma surpreendente performance de Tony Kaye nos teclados. 9,5
Formação:
Jon Anderson - vocais;
Tony Kaye - teclados;
Trevor Rabin - guitarras, vocais, teclados, backing vocals;
Chris Squire - baixo, backing vocals;
Alan White - bateria, backing vocals
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Como "Under Pressure" foi criada, nas palavras de Roger Taylor
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
A música que o U2 considerou impossível cantar depois dos ataques de 11 de setembro
Anthrax divulga vídeo de "Everybody's Got a Plan", faixa de seu próximo álbum
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Kurt Cobain recusou turnê com lenda do rock após vê-lo completamente bêbado
Slash revela os culpados por briga histórica com Axl Rose; "superficiais e idiotas"
Vocalista do Flotsam and Jetsam detalha dificuldades em turnês nos Estados Unidos
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
Bruce Dickinson: O significado oculto de "Tears Of The Dragon" (vídeo)
O clássico do Rock Brasileiro com erro gramatical que foi parar em curso pré-vestibular
Os hits que Cazuza compôs com esperança: "É minha trilogia de Sarney ao PT no poder"

A música que tirou o Yes do esquecimento e atingiu o topo das paradas
5 clássicos do rock que acabaram virando vítimas do próprio sucesso
5 discos essenciais para iniciantes no rock progressivo, segundo a Classic Rock
As bandas que foram satirizadas por Ian Anderson em um dos discos do Jethro Tull
A lição que o rock progressivo dos anos 1970 ensinou ao Mastodon, segundo Brann Dailor
Steve Howe (Yes) conta como foi tocar em "Innuendo", do Queen
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
RHCP: O monstro saiu da jaula com um de seus melhores trabalhos



