RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A atração do Bangers Open Air cujo vocalista recusou o Metallica nos anos 80

O álbum do Metallica com as melhores guitarras de todos os tempos, segundo Kirk Hammett

A canção do Led Zeppelin que tem vários erros, de acordo com Jimmy Page

O significado de "se hoje sou estrela, amanhã já se apagou" em "Metamorfose Ambulante"

O single do Queen que fez seus integrantes brigarem por causa de dinheiro; "Uma injustiça"

O importante álbum do Pearl Jam que Eddie Vedder admite que não consegue mais ouvir

A forte mensagem passada por Kai Hansen em um dos maiores clássicos do Helloween

Vocalista do Saxon relembra o pior show de sua carreira; "não tinha ninguém"

A sincera crítica de Taylor Hawkins do Foo Fighters à voz de Freddie Mercury do Queen

Dave Mustaine entrando em briga para defender Lars Ulrich? Acredite, isso já aconteceu

Após ter sido pai aos 73 anos, Mick Jagger está noivo aos 81

Kirk Hammett revela quais foram os álbuns do Metallica em que sua guitarra soa melhor

A curiosa opinião de Kerry King a respeito dos fãs de heavy metal

AC/DC faz primeiro show de 2025; confira setlist e vídeo de "If You Want Blood (You've Got It)"

Bobos nos bastidores; Regis Tadeu conta como o Black Sabbath quase faliu no auge


Linkin Park
Stamp

Resenha - Tributo ao Rata Blanca, La Legenda Continua - Vários

Por André Toral
Postado em 11 de abril de 2002

Nota: 9 starstarstarstarstarstarstarstarstar

Ninguém pode duvidar da importância do Rata Blanca para o metal na América do Sul, mesmo sendo uma banda argentina que tem como preferência e prioridade o idioma castelhano para proferir sua mensagem através da música. Por falar nisso, é curioso: algumas pessoas sequer prestam atenção nas bandas que cantam em outro idioma que não o inglês. No caso de bandas brasileiras de heavy metal que cantam em português, poucas - muito poucas - se salvam, mas as que cantam em idioma castelhano conseguem um resultado fabuloso - inclua-se o conteúdo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Bem, mas retornando, vamos aos fatos: o Rata Blanca voltou à atividade com um single recém lançado chamado "Teatro Gran Rex", onde toca duas músicas legais, mas diferenciadas do seu estilo antigo baseado em metal com fortes influências de Rainbow, Deep-Purple e algo de Malmsteen. O ano em que se separaram foi em 1997, após o pior álbum de sua carreira, auto-intitulado; de lá para cá, os músicos seguiram seus caminhos, e para esta volta nem todos eles aderiram. Neste meio tempo, o guitarrista e líder, Walter Giardino, montou a banda Temple e no fim dos dias, Adrian Barilari e Hugo Bistolfi (respectivamente, vocalista e tecladista da formação clássica do Rata Blanca) se uniram a esta empreitada. Assim sendo, qual era o sentido de continuar excursionando sob o nome "Temple"? Porém, um pouco antes disso acontecer, um dos empresários teve uma idéia fantástica: criar um tributo ao Rata Blanca envolvendo bandas argentinas e poucos convidados internacionais; certamente os brasileiros sequer conhecem determinadas bandas presentes no trabalho, mas o fato é que "La Leyenda Continua" acaba por ser o melhor tributo dos tempos, após o do Judas Priest, considerando o gênero heavy metal e na opinião deste que vos escreve.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Começando pela capa, que é maravilhosa, temos uma ilustração que reflete alguns momentos da banda que foram imortalizados em clássicos. Igualmente o encarte, todo em idioma espanhol, traz um resumo completo da história do Rata Blanca, falando sobre todos os momentos, ex-integrantes, depoimento das bandas argentinas que tocaram no tributo, fotos e muito mais. Quanto à produção, contou-se com a atuação perfeita de Piet Sielck (músico do Iron Savior) no Power Houses Studios, Alemanha. Enfim, sonoridade fantástica!!

No campo musical, tivemos clássicos que foram do primeiro ao penúltimo álbum do Rata Blanca, como os caros leitores acompanharão neste momento:

Música: "Rompe El Hechizo"
Álbum: Rata Blanca (o primeiro) - 1988

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

A banda que abre esta porrada a lá Accept com chave de ouro é o Azeroth. Incrível o vocal rouco, agudo e forte de Diego Valdez. O instrumental é perfeito e o som ficou tão rápido, pesado e melódico quanto o original. Sem dúvidas um cover de primeiríssima qualidade, que trouxe, sim, toques pessoais do Azeroth, porém nada escandaloso.

Música: "Los Ojos del Dragón"
Álbum: Gerreros del Arco Iris - 1991

Tocada pelo Humanimal, este petardo foi modificado em sua introdução de uma forma cavalgada e esplêndida. A banda deu uma cara de heavy neo-clássico do início ao fim, além de terem um vocalista afinadíssimo e instrumental potente. Existem mais teclados que o original, mas de nenhuma forma isso fez com que o som ficasse menos pesado, pelo contrário!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Música: "La Misma Mujer"
Álbum: Rata Blanca (o primeiro) - 1988

Excelente resultado obtido por JAF (Juan Antonio Ferreyra) e sua banda, neste que é um rock and roll sujo e marginal, do qual se aborda o tema do amor de uma forma totalmente doce e ao mesmo tempo furiosa. Isso sem contar que o original, à época, foi um clássico em toda a Argentina. Sem dúvidas é um momento fortíssimo de "La Leyenda Continua".

Música: "Guerrero del Arco Iris"
Álbum: Gerrero del Arco Iris - 1991

A banda Beto Vazquez Infinity vem tendo alguma repercussão no Brasil, pois seu primeiro CD vem sendo distribuído no país. E no tributo ao Rata Blanca, tratou de tocar algo na cola do Malmsteen, já que o álbum "Guerrero del Arco Iris" tem muita influência do mago sueco, bem como o próprio guitarrista Walter Giardino (ele teima que só tem como influência Ritchie Blackmore, mas...). A faixa-título, a qual foi escolhida por Beto Vazquez, ficou mais lenta e cavalgada do que a original, sendo esta mais rápida. Mesmo assim, a mudança não descaracterizou o som, e o vocalista também é muito bom, embora tenha cantado em um ou dois tons abaixo de Adrian Barilari.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5

Música: "Herderos de La Fé"
Álbum: Entre el Cielo y El Infierno - 1994

A banda que executou o que era para ser algo tão bom quanto o original foi o Devenir. Ah, esta banda tem como vocalista/guitarrista Mario Ian, ex-vocalista do Rata Blanca no álbum "Entre el Cielo y El Infierno", o mesmo que possibilitou a sua vinda ao Brasil em 1995 quando do Monsters of Rock. Bem, mas o fato é que fizeram de um heavy/hard sujo e pesado, algo rock and roll, e não ficou satisfatório. O próprio vocalista Maio Ian, agressivo como Rob Halford, sequer pôs metade de sua força e potência vocal neste cover, em comparação com o original.

Música: "Asesinos"
Álbum: El Livro Oculto - 1993

Clássico! Clássico! Clássico! Tanto o original quanto o cover do Lörihen que, mesmo possuindo uns efeitos de vozes dobradas não característicos, arrepiou; o vocalista beira a perfeição absoluta, tal é sua garra e agressividade ao cantar uma porrada cheia de melodia, peso e fúria. Se todos aqueles que não conhecem o Rata Blanca pudessem começar a conhecer a banda através de "Asesinos", certamente não veriam a hora de obter toda a coleção de álbuns, tal é a maravilha sonora!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 6

Música: "El Sueño de la Gitana"
Álbum: o primeiro da história - 1988

Novamente: clássico! Aqui, coverizada pela banda do vocalista original do Rata Blanca, Saúl Blanch, que fez um trabalho a altura e sem grandes diferenças entre sua voz atual e da época. O instrumental também é outro destaque, bem como a melodia vocal que rege este momento mágico de "La Leyenda Continua".

Música: "Agord, La Bruja"
Álbum: El Livro Oculto - 1993

Coverizada pelo Jeriko, tanto o riff potente quanto sua base sólida se mantiveram inalteradas, sendo que a maior diferença foi o vocal, passando a ser bem agressivo. Definitivamente se trata de um momento fortíssimo deste tributo! E para aqueles que não conhecem a versão original, tenham certeza de que se trata de uma música excepcional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

Música: "Jerusalem"
Álbum: Entre el Cielo y El Infierno - 1994

Nesta que deveria ser uma cacetada característica do álbum mais pesado e duro do Rata Blanca, tivemos uma atuação pobre da banda Presto Vivace. Simplesmente transformaram o instrumental em algo complexo a la Dream Theater. Nos dá vontade de perguntar: "-para que isso?" É claro que se nunca tivéssemos escutado a versão original, este cover até soaria legal, mas...

Música: "Abrazando El Rock and Roll"
Álbum: Gerrero del Arco Iris - 1991

Puta rock and roll! Tanto a versão original quanto neste cover que foi uma cópia perfeita, sem sequer uma alteração instrumental por parte do Rosa Cruz. Bem, o vocal de Javier Barilari é bem pop, mas não compromete. Se bem que ninguém quer correr o risco de alterar uma nota de um clássico, tal o desrespeito que pode-se causar à história do Rata Blanca, incluindo seus fãs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |

Música: "Chico Callejero"
Álbum: Rata Blanca (o primeiro) - 1988

Outro momento inesquecível na história do Rata Blanca, imortalizado em seu primeiro álbum. Aqui, tocada por Selidor e participação do ex-vocalista do Rata, Mario Ian, o peso ficou evidente, mas a melodia vocal em relação ao original ficou bem diferente, o que não agradou tanto, porém também não decepcionou. O que pode causar algum descontentamento são os vocais dobrados, meio que desnecessários.

Música: "Mujer Amante"
Álbum: Magos, Espadas y Rosas - 1990

Aqui está a maior surpresa do tributo, com uma reestruturação sonora geral feita por uma empreitada que reuniu os músicos Javier Barrozo (vocal), Nicolás Takara (guitarra), Jorge Petrini (bateria), Daniel Leonetti (baixo) e Hugo Bistolfi (tecladista do Rata Blanca). Conseguiram transformar uma linda balada e uma rock and roll pesado e rápido. Fabuloso! De todas as alterações contidas no tributo, esta é a mais significativa. É difícil mexer num clássico, mudar qualquer nota que seja, e aqui a transformação foi completa. O resultado foi ótimo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Música: "Solo Para Amarte"
Álbum: Rata Blanca (o primeiro) - 1988

Tocada pela banda do ex-vocalista do Rata Blanca (o último antes de a banda terminar em 1997), Gabriel Marian, este clássico ficou idêntico ao original: rápida e pesada. E não é que Marian se mostra muito bem? Nem parece, pois o último álbum do Rata antes do fim era muito fraco e com um fraco desempenho do vocalista.

Música: "La Leyenda del Hada y el Mago"
Álbum: Magos, Espadas y Rosas - 1990

Está bem que o caro leitor já deve estar se perguntando o que não é um clássico, mas considerando-se que esta é a canção oficial para se fechar um show do Rata Blanca, deduz-se que seja o maior dos clássicos. A verdade é que tempos um time internacional de primeira linha, com Adrian Barilari (vocalista do Rata Blanca), Walter Giardino (guitarrista do Rata Blanca), Emppu Vuorinen (guitarrista do Nightwish), Jukka Nevalainen (baterista do Nightwish), Sami Vänskä (baixista) e Jens Johansson (tecladista do Stratovarius). A versão ficou muito boa, e Jens modificou bastante os teclados, adicionando seu toque pessoal, o resto ficou quase idêntico ao original.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Enfim, um resultado obtido de maior grandeza. Não pense o caro amigo que, como o tributo em mãos, não há necessidade de conhecer os álbuns oficiais do Rata Blanca, porque estarão cometendo um grave erro. Existem inúmeros outros clássicos que também deveriam entrar em "La Leyenda Continua". De qualquer forma, foi uma ótima iniciativa a de montar este trabalho, o qual leva ao mundo todo o poderio das bandas argentinas de heavy metal. E diga-se de passagem: como é bom o heavy argentino!! Vocalistas agressivos, metal peso pesado e músicos fantásticos!! De meu ponto de vista, eles tem mais raça do que as bandas brasileiras. E o tributo em questão pode acabar convencendo mais pessoas por aí. Vale a pena! Não percam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Como consegui viver de Rock e Heavy Metal

Para contato com o empresário do Rata Blanca: [email protected]
Site oficial da banda: www.rataweb.com.ar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bangers Open Air


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre André Toral

Formado em Administração de Empresas. Curte Hard clássico dos anos 70 e início dos 80; Heavy Metal é sua religião.
Mais matérias de André Toral.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS