Resenha - YTK - Tom Kopyto
Por Thiago Sarkis
Postado em 14 de agosto de 2000
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dream Theater, Symphony X e outras bandas de metal progressivo estão sendo de suma importância para a geração de guitarristas virtuosos que está surgindo. Com um som bem trabalhado, esses grupos conseguiram mostrar que é possível e necessário unir técnica a boas composições. E o resultado do que eles fizeram já pode ser observado em novos conjuntos e artistas de elevado nível técnico, mas que agora estão dando mais valor a harmonias, melodias e partes rítmicas bem trabalhadas. Uma boa amostra do que estou dizendo é o début do guitarrista norte-americano Tom Kopyto.

"YTK" nos apresenta um guitarrista extremamente técnico, que tem como destaque palhetadas alternadas, precisas e rápidas. Uma técnica realmente espantosa, que para a alegria de todos é usada de maneira inteligente, em composições inspiradas, com variações rítmicas impressionantes e melodias bem compostas. Ao lado de tudo isso, aparecem riffs pesados ao extremo, coisa que não me lembro de ter ouvido em álbuns lançados nos últimos sete anos. Para falar a verdade, já ouvi muita coisa pesada em cds de guitarristas como Tom, mas riffs tão pesados como esses, eu só havia escutado em "Breakneck Speed", de Tony Fredianelli.
O álbum é instrumental e contém oito faixas. Tudo foi feito por Tom Kopyto, incluindo aí a programação de bateria, que é o ponto mais baixo do cd. Não que tenha sido mal feita, de maneira alguma. Foi muito bem feita, mas fica realmente impossível ter a mesma pegada e peso de uma bateria tocada junto com a música, por um ser humano. A produção de "YTK" também não é lá essas coisas, mas é algo considerável se tratando de um primeiro trabalho, onde o cara teve que pensar e fazer tudo. E realmente dessa forma não é fácil deixar tudo 100%. Porém, o mais importante é que Tom se preocupou em tocar sua Ibanez 7 cordas com técnica, sem deixar de lado a qualidade das harmonias/melodias e partes rítmicas. Um cd que merece ser checado.
Site Oficial - http://www.geocities.com/~kopyto
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música que o AC/DC escreveu, na opinião de Gene Simmons
O disco do Sepultura que "coloca um sorriso" no rosto de Scott Ian, guitarrista do Anthrax
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
Europe divulga "Scandinavian Eyes", novo single do próximo álbum de estúdio
42 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de setembro
A versão "errada" de clássico do Yes que fez a banda explodir
A música do Genesis que Phil Collins considera uma de suas melhores e nasceu quase por acaso
O disco do Judas Priest que "reinventou o metal", segundo Tom G. Warrior
O disco do Rush que baixista do Napalm Death considera perfeito
A crítica de Aquiles Priester à bateria do Shaman, segundo Luís Mariutti
A música que James Hetfield escolheria para entrar em cena antes de qualquer outra
Michael Sweet (Stryper) não aceitaria ser guitarrista da banda de King Diamond
Billy Gibbons explica continuidade do ZZ Top tendo apenas sua presença dos membros clássicos
O subgênero do rock que Freddie Mercury desprezava: "Montanha de besteira"
Slash, há anos sóbrio, sente falta de ficar chapado? Guitarrista do Guns responde
A icônica banda de heavy metal que recusou baterista por conta da cor da bateria

Kinetic Orbital Strike despeja treze bombas punk/crust destruidoras
Ürütaü - Trabalho de estreia, qualidade de veteranos
A Magia Ancestral do Green Lung: O Impacto Monumental de "Woodland Rites"
Resenha - Skylab VI - Cadê Meu… Álbum?
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



