David Gilmour revela seu letrista favorito de todos os tempos — não é Roger Waters
Por André Garcia
Postado em 21 de abril de 2023
Comprovando que em casa de ferreiro o espeto é de pau, David Gilmour revelou que seu letrista preferido não é seu ex-colega de Pink Floyd Roger Waters, e sim o lendário cantor Leonard Cohen.
Pink Floyd - Mais Novidades
Em entrevista para a Rolling Stone, Gilmour disse:
"Uma coisa que descobri é que ele é incrivelmente bom no violão. Normalmente, tendemos a pensar em cantores como pessoas que usam o acompanhamento o violão para transportar as palavras que estão cantando. Mas Leonard era absolutamente brilhante e habilidoso em estilos de dedilhado que eu simplesmente não consigo fazer. E, claro, ele é um dos melhores letristas que eu conheço."
Além disso, o guitarrista do Pink Floyd em um webcast do MSN no final dos anos 90 respondeu a perguntas de fãs, entre elas, qual era seu single favorito daquela década. Sua resposta foi "Closing Time", de Leonard Cohen: "Eu já passei muito tempo tentando decifrar aquela letra", disse ele. A faixa é a quarta do álbum "Future" (1992).
Como se não bastasse, em 2002, durante uma sessão de perguntas e respostas com fãs para o Dotmusic, ele reiterou seu amor pelo "Future": "Aquele foi um ótimo álbum de Leonard Cohen. Eu realmente gostei de todo o álbum, [especialmente] dessa música ['Closing Time']. Passei muito tempo tentando entender o que as letras significavam."
Nascido no Canadá em 1934, Leonard Cohen lançou 14 álbuns de estúdio ao longo de sua carreira — o primeiro "Songs of Leonard Cohen" (1967), e o último "You Want It Darker" (2016). No total, ele vendeu mais de 20 milhões de álbuns em todo o mundo, e teve suas músicas regravadas por artistas como Jeff Buckley, que fez uma soberba versão de "Hallelujah" nos anos 90.
Kurt Cobain, outro de seus muitos ilustres fãs, o mencionou na letra de "Penny Royal Tea". Ele foi introduzido ao Rock and Roll Hall of Fame em 2008 por ninguém menos que Lou Reed, e morreu em 7 de novembro de 2017, aos 82 anos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
A única banda de hard rock que Keith Richards sempre elogiou: "Sempre impressionante"
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
A banda de hard rock que irritava Tony Iommi, mas que vendeu mais que o Black Sabbath
O cantor que Dave Grohl e Axl Rose colocam no topo da história do rock
Palco de show histórico do Black Sabbath em SP passa por reforma e será modernizado para 2026
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Megadeth tentou um guitarrista mas ele não sabia solar, então contrataram o professor dele
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Como o tempo provou que o desapego do Lynyrd Skynyrd fazia todo o sentido
Quem é Perry Mason, que dá nome a um dos grandes clássicos de Ozzy Osbourne
Quando Kiss e Queen decepcionaram, mas o AC/DC salvou a lavoura

O guitarrista que ninguém conseguia decifrar, conforme Roger Waters; "coisas meio mágicas"
Corey Feldman especula sobre a saúde mental de Roger Waters; "acho que ele é um pouco bipolar"
Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com "Wish You Were Here"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
A banda que nunca fez um álbum ruim, de acordo com Ozzy Osbourne; "grandes e profissionais"
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
A semelhança entre Brent Hinds e David Gilmour, segundo baixista do Slipknot
O guitarrista que uniu David Gilmour e Jimmy Page na mesma admiração; "ficamos de queixo caído"
David Gilmour elege os dois piores álbuns do Pink Floyd


