A bebedeira que pode ter originado título de álbum clássico dos anos 80
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de fevereiro de 2025
Fundado na longínqua década de 1960, o Scorpions é uma verdadeira entidade da música pesada. O grupo, que influenciou grandes nomes do heavy metal, possui uma discografia respeitável, composta por álbuns marcantes. Um desses trabalhos é o maravilhoso "Blackout" (1982).
Oitavo álbum de estúdio do Scorpions, "Blackout" traz em seu tracklist a excelente "No One Like You", uma das canções mais populares da banda alemã. Outro ponto alto do disco fica por conta de sua faixa-título, que tem um riff memorável.
Scorpions - Mais Novidades
Em português, "Blackout" significa algo como "apagão". E de acordo com o guitarrista Rudolf Schenker (via Songfacts), o título do play tem a ver com uma manhã em que ele esqueceu o que havia feito na noite anterior.
Segundo o relato de Schenker, tudo começou quando ele estava festejando ao lado de K.K. Downing e Glenn Tipton, na época, guitarristas do Judas Priest. O álcool entrou na jogada, e aí a coisa desandou.
"Eles me deram uma bebida, que era cerveja, e eu disse: 'Não, não, vocês precisam fazer a mistura certa: uísque, cerveja e vinho por cima' (...). Estávamos ficando muito bêbados e nos divertíamos muito. Acho que K.K. teve a ideia: 'Ei, vamos falar com os caras do Def Leppard.
Fomos até os caras do Def Leppard e, de alguma forma, eles estavam assistindo à televisão. Eles eram muito jovens naquela época. Acho que foi em 1980, porque estávamos tocando juntos, Def Leppard, Judas Priest e Scorpions em Cleveland [EUA]. Então, eu os vi assistindo à TV e derramei minha bebida na televisão. A televisão inteira fez ‘puf!’. Essa foi a situação e eu disse: ‘OK, temos que ir embora, temos que ir agora’".
Aparentemente, a festa não parou no incidente da televisão. Acontece que no dia seguinte, Rudolf havia esquecido boa parte do que havia feito.
"A coisa ficou muito louca e, na manhã seguinte, acordei no meu quarto de hotel e me perguntei: ‘O que está acontecendo?’ Fui até Herman [Rarebell, ex-baterista do Scorpions], ele não estava na festa, e eu disse: 'Ei, vou lhe dizer uma coisa, foi uma loucura a noite passada. Eu me lembro disso e daquilo’, e ele respondeu: ‘Sabe o que você teve? Você teve um apagão’. E eu disse: ‘Apagão?’. Então, ele falou: ‘Ei, você sabe, esse é um ótimo título para um álbum'.
Por causa dessa festa especial, voltei para casa e disse que achei que tinha que escrever uma música (...). Fiz a música, depois falei com o Klaus [Meine, vocalista], ele criou a letra, e então a fizemos."
Em uma entrevista concedida ao site Scorpions Brasil, Klaus Meine relembrou a história que pode ter originado o título de um dos álbuns mais celebrados do Scorpions. O frontman disse:
"Eu acho que o título ‘Blackout’, não tenho certeza, foi o Rudolf que disse, era Judas Priest ou Def Leppard. Quando eles fizeram uma festa depois do show em algum lugar da América [Estados Unidos], a festa estava meio chata. Quando Rudolf se juntou a eles, ele pegou sua cerveja e a jogou na TV, a TV explodiu, ou algo assim. No dia seguinte, o Herman perguntou o que tinha acontecido na noite anterior e o Rudolf disse: ‘Eu esqueci tudo. Acho que tive um apagão’. E isso virou o título do álbum ‘Blackout’."
"Blackout" foi lançado em março de 1982. A sua faixa-título é a terceira música que o Scorpions mais tocou em suas apresentações ao vivo. Segundo o site Setlist.FM, a canção foi executada em mais de 1400 shows do grupo germânico.
Histórias de Músicas - Scorpions
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Vocalista do Godsmack defende opção por Mike Mangini como novo baterista
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Mille Petrozzza (Kreator) sobe ao palco com o Arch Enemy na Alemanha
5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
Wolf Hoffmann admite não ter tanto orgulho de discos do Accept nos anos 1990
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
O ícone do rock que ficou "horrorizado" ao ver show de Elvis Presley
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
A balada que agradou crianças e vovós, mas fez truezão torcer nariz; "Não é a minha banda"
O disco que poderia ter causado o fim de grande banda, mas emplacou hit imortal
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Accept lança versão de "Balls to the Wall" com Rob Halford, Matthias Jabs e Rex Brown


