A bebedeira que pode ter originado título de álbum clássico dos anos 80
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de fevereiro de 2025
Fundado na longínqua década de 1960, o Scorpions é uma verdadeira entidade da música pesada. O grupo, que influenciou grandes nomes do heavy metal, possui uma discografia respeitável, composta por álbuns marcantes. Um desses trabalhos é o maravilhoso "Blackout" (1982).
Oitavo álbum de estúdio do Scorpions, "Blackout" traz em seu tracklist a excelente "No One Like You", uma das canções mais populares da banda alemã. Outro ponto alto do disco fica por conta de sua faixa-título, que tem um riff memorável.
Scorpions - Mais Novidades
Em português, "Blackout" significa algo como "apagão". E de acordo com o guitarrista Rudolf Schenker (via Songfacts), o título do play tem a ver com uma manhã em que ele esqueceu o que havia feito na noite anterior.
Segundo o relato de Schenker, tudo começou quando ele estava festejando ao lado de K.K. Downing e Glenn Tipton, na época, guitarristas do Judas Priest. O álcool entrou na jogada, e aí a coisa desandou.
"Eles me deram uma bebida, que era cerveja, e eu disse: 'Não, não, vocês precisam fazer a mistura certa: uísque, cerveja e vinho por cima' (...). Estávamos ficando muito bêbados e nos divertíamos muito. Acho que K.K. teve a ideia: 'Ei, vamos falar com os caras do Def Leppard.
Fomos até os caras do Def Leppard e, de alguma forma, eles estavam assistindo à televisão. Eles eram muito jovens naquela época. Acho que foi em 1980, porque estávamos tocando juntos, Def Leppard, Judas Priest e Scorpions em Cleveland [EUA]. Então, eu os vi assistindo à TV e derramei minha bebida na televisão. A televisão inteira fez ‘puf!’. Essa foi a situação e eu disse: ‘OK, temos que ir embora, temos que ir agora’".
Aparentemente, a festa não parou no incidente da televisão. Acontece que no dia seguinte, Rudolf havia esquecido boa parte do que havia feito.
"A coisa ficou muito louca e, na manhã seguinte, acordei no meu quarto de hotel e me perguntei: ‘O que está acontecendo?’ Fui até Herman [Rarebell, ex-baterista do Scorpions], ele não estava na festa, e eu disse: 'Ei, vou lhe dizer uma coisa, foi uma loucura a noite passada. Eu me lembro disso e daquilo’, e ele respondeu: ‘Sabe o que você teve? Você teve um apagão’. E eu disse: ‘Apagão?’. Então, ele falou: ‘Ei, você sabe, esse é um ótimo título para um álbum'.
Por causa dessa festa especial, voltei para casa e disse que achei que tinha que escrever uma música (...). Fiz a música, depois falei com o Klaus [Meine, vocalista], ele criou a letra, e então a fizemos."
Em uma entrevista concedida ao site Scorpions Brasil, Klaus Meine relembrou a história que pode ter originado o título de um dos álbuns mais celebrados do Scorpions. O frontman disse:
"Eu acho que o título ‘Blackout’, não tenho certeza, foi o Rudolf que disse, era Judas Priest ou Def Leppard. Quando eles fizeram uma festa depois do show em algum lugar da América [Estados Unidos], a festa estava meio chata. Quando Rudolf se juntou a eles, ele pegou sua cerveja e a jogou na TV, a TV explodiu, ou algo assim. No dia seguinte, o Herman perguntou o que tinha acontecido na noite anterior e o Rudolf disse: ‘Eu esqueci tudo. Acho que tive um apagão’. E isso virou o título do álbum ‘Blackout’."
"Blackout" foi lançado em março de 1982. A sua faixa-título é a terceira música que o Scorpions mais tocou em suas apresentações ao vivo. Segundo o site Setlist.FM, a canção foi executada em mais de 1400 shows do grupo germânico.
Histórias de Músicas - Scorpions
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Jon busca inspiração no Metallica para shows de reunião do Bon Jovi
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Gus G explica por que Ozzy ignorava fase com Jake E. Lee na guitarra
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Quando Lemmy destruiu uma mesa de som de 2 milhões de dólares com um cheeseburguer
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Pede música no Fantástico! Morrissey cancela show no Brasil pela terceira vez

De festival na Rússia à mudança na letra, a história de "Wind Of Change", do Scorpions
A balada que agradou crianças e vovós, mas fez truezão torcer nariz; "Não é a minha banda"
O disco que poderia ter causado o fim de grande banda, mas emplacou hit imortal
Baterista Mikkey Dee (Scorpions, Motörhead) fará turnê tocando Kiss com orquestra
Klaus Meine explica porque a "música do assobio" do Scorpions continua importante até hoje
O guitarrista que poucos dão atenção, mas James Hetfield chamou de "o melhor" na guitarra base
7 bandas que voltaram atrás menos de 5 anos depois da despedida
A bebedeira que pode ter originado título de álbum clássico dos anos 80


