A bebedeira que pode ter originado título de álbum clássico dos anos 80
Por Mateus Ribeiro
Postado em 22 de fevereiro de 2025
Fundado na longínqua década de 1960, o Scorpions é uma verdadeira entidade da música pesada. O grupo, que influenciou grandes nomes do heavy metal, possui uma discografia respeitável, composta por álbuns marcantes. Um desses trabalhos é o maravilhoso "Blackout" (1982).
Oitavo álbum de estúdio do Scorpions, "Blackout" traz em seu tracklist a excelente "No One Like You", uma das canções mais populares da banda alemã. Outro ponto alto do disco fica por conta de sua faixa-título, que tem um riff memorável.
Scorpions - Mais Novidades
Em português, "Blackout" significa algo como "apagão". E de acordo com o guitarrista Rudolf Schenker (via Songfacts), o título do play tem a ver com uma manhã em que ele esqueceu o que havia feito na noite anterior.
Segundo o relato de Schenker, tudo começou quando ele estava festejando ao lado de K.K. Downing e Glenn Tipton, na época, guitarristas do Judas Priest. O álcool entrou na jogada, e aí a coisa desandou.
"Eles me deram uma bebida, que era cerveja, e eu disse: 'Não, não, vocês precisam fazer a mistura certa: uísque, cerveja e vinho por cima' (...). Estávamos ficando muito bêbados e nos divertíamos muito. Acho que K.K. teve a ideia: 'Ei, vamos falar com os caras do Def Leppard.
Fomos até os caras do Def Leppard e, de alguma forma, eles estavam assistindo à televisão. Eles eram muito jovens naquela época. Acho que foi em 1980, porque estávamos tocando juntos, Def Leppard, Judas Priest e Scorpions em Cleveland [EUA]. Então, eu os vi assistindo à TV e derramei minha bebida na televisão. A televisão inteira fez ‘puf!’. Essa foi a situação e eu disse: ‘OK, temos que ir embora, temos que ir agora’".
Aparentemente, a festa não parou no incidente da televisão. Acontece que no dia seguinte, Rudolf havia esquecido boa parte do que havia feito.
"A coisa ficou muito louca e, na manhã seguinte, acordei no meu quarto de hotel e me perguntei: ‘O que está acontecendo?’ Fui até Herman [Rarebell, ex-baterista do Scorpions], ele não estava na festa, e eu disse: 'Ei, vou lhe dizer uma coisa, foi uma loucura a noite passada. Eu me lembro disso e daquilo’, e ele respondeu: ‘Sabe o que você teve? Você teve um apagão’. E eu disse: ‘Apagão?’. Então, ele falou: ‘Ei, você sabe, esse é um ótimo título para um álbum'.
Por causa dessa festa especial, voltei para casa e disse que achei que tinha que escrever uma música (...). Fiz a música, depois falei com o Klaus [Meine, vocalista], ele criou a letra, e então a fizemos."
Em uma entrevista concedida ao site Scorpions Brasil, Klaus Meine relembrou a história que pode ter originado o título de um dos álbuns mais celebrados do Scorpions. O frontman disse:
"Eu acho que o título ‘Blackout’, não tenho certeza, foi o Rudolf que disse, era Judas Priest ou Def Leppard. Quando eles fizeram uma festa depois do show em algum lugar da América [Estados Unidos], a festa estava meio chata. Quando Rudolf se juntou a eles, ele pegou sua cerveja e a jogou na TV, a TV explodiu, ou algo assim. No dia seguinte, o Herman perguntou o que tinha acontecido na noite anterior e o Rudolf disse: ‘Eu esqueci tudo. Acho que tive um apagão’. E isso virou o título do álbum ‘Blackout’."
"Blackout" foi lançado em março de 1982. A sua faixa-título é a terceira música que o Scorpions mais tocou em suas apresentações ao vivo. Segundo o site Setlist.FM, a canção foi executada em mais de 1400 shows do grupo germânico.
Histórias de Músicas - Scorpions
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Como é a estrutura empresarial e societária do Iron Maiden, segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
Tony Iommi tem 70 guitarras - mas utiliza apenas algumas
Matt Sorum admite que esperava mais do Velvet Revolver
A respeitosa opinião de Tony Iommi sobre o guitarrista Jeff Beck
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"

De festival na Rússia à mudança na letra, a história de "Wind Of Change", do Scorpions
A balada que agradou crianças e vovós, mas fez truezão torcer nariz; "Não é a minha banda"
O disco que poderia ter causado o fim de grande banda, mas emplacou hit imortal
Dave Mustaine cutuca bandas que retomaram atividade após turnês de despedida
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"
Mikkey Dee revela gravidade de doença que quase o matou um ano atrás
O momento que melhor representa o Scorpions na história, segundo Rudolf Schenker


