Resenha - Tunes of Steel - Zonata
Por Haggen Kennedy
Postado em 03 de março de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando ouvi falar dessa banda pela primeira vez pensei "deve ser outra banda qualquer". O leitor não tem idéia do quanto eu estava enganado. Assim que tive esse petardo em mãos minha idéia mudou completamente. A começar pela capa, que é muitíssimo bem feita. Muitas vezes o produto vale mais que a embalagem, mas convenhamos que uma capa bem feita já é meio caminho andado.

Mas não fica por aí. O que impressiona mesmo é que o som desses caras não fica atrás. Pelo contrário, cola junto e dá uma aula de heavy metal. "Tunes of Steel" é simplesmente uma obra prima do heavy metal clássico. E quem diria!, os integrantes da banda têm apenas 20 anos, em média. Fazer um debute (!) desses com essa idade é digno de aplausos. Aplausos tanto por causa da ousadia e capacidade dos músicos como por terem sem dúvida alcançado seu objetivo. Sim, porque o disco é metal até não poder mais. Quem gosta da velha escola NWOBHM e ainda ouve coisas como Liége Lord, Angel Witch, Helstar e Tank não pode deixar de conferir esse grupo.
"Dream Child": é a música que abre o CD. Metal, metal, metal, como todas as outras no disco. O pequeno solo do começo termina no ponto certo pra começar a porradaria maravilhosa do bom heavy tradicional. Bateria acelerada, palhetadas idem. Perfeito.
As músicas a partir daí parecem, increvelmente, que apenas se tornam melhores. "Geronimo", com sua letra voltada para o próprio, é ótima. Se Gerônimo a ouvisse, a trilha sonora do velho-oeste seria o heavy metal.
"Thor (The Thundergod)" é a música que vem na seqüência. Acho que nem precisa dizer que os suecos do Zonata já tinham inspiração mais que suficiente pra jogar as guitarras na cara. Apesar de a canção começar com um tema épico escandinavo, o que predomina mesmo é o heavy que corre no sangue dos caras. Ê musiquinha boa!
O lance interessante é que, entre as dez músicas desse disco, uma (a quarta) é balada. "Beyond the Rainbow" é interessante pois pode-se ver com mais clareza de onde vieram as influências do vocalista Johannes Nyberg (que fundou a banda juntamente com seu irmão John Nyberg). Às vezes tem-se a nítida sensação de que é ninguém menos que Kai Hansen cantando, tamanha é a influência.
Continuando, vem "Criticized", "Welcome to this World of Fun", "The Evil Shadow", "Bring You Down To Hell", "Zonata" e "Viking". Dessas a 'menos melhor', por assim dizer é a "Welcome...", que não tem muita variação e é meio cansativa. O resto é realmente muito, muito bom, especialmente "Zonata".
No resumo, o petardo é realmente muito bom. A única coisa que precisa de alguns retoques é o vocalista, que às vezes perde a linearidade da voz. Mas isso é algo que provavelmente estará solucionado no próximo disco do grupo. E é pouca coisa frente ao poder instrumental que esse quinteto tem. É impossível não curtir o bom e velho heavy metal desse pessoal. Se fosse melhor distribuído, "Tunes of Steel" alcançaria boas posições com certeza.
Material cedido por:
Century Media Records
Departamento de Publicidade
Caixa Postal 1240
São Paulo - SP
CEP 01059-970
E-mail: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os acertos e os erros que o Iron Maiden levou a Curitiba na turnê de 50 anos
A Riqueza da maturidade - Yes entrega elegância e musicalidade em "Aurora"
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
A melhor música do Iron Maiden de todos os tempos, segundo Nicko McBrain
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
Deep Purple suspende restante da tour europeia após Ian Gillan ser hospitalizado
Judas Priest e Pantera farão turnê juntos na América Latina, segundo Summa Inferno
Nicko McBrain expõe o clima do Iron Maiden no show de adeus de Bruce Dickinson
Quem era o homem que provocou o incêndio eternizado pelo Deep Purple em "Smoke on the Water"
64 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de novembro
Por que Bruce Dickinson nem sempre entende as letras das músicas que escreve
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Iron Maiden pode continuar com músicos mais jovens? Nicko McBrain dá sua opinião
Após anunciar turnê de despedida do Journey, tecladista muda de ideia
A banda pouco lembrada que é a verdadeira pioneira do rock anos 1980 no Brasil
Lars Ulrich: "Eu era o maior fã do Iron Maiden"
O hit dos Beatles que produtor odiou: "Lennon, o que você espera que eu faça com isso?"

Gladenfold aposta no Power Metal em "Soulbound"
Raimundos - há 26 anos, o "MTV Ao Vivo" registrava uma das fases mais intensas da banda
Lorna Shore cria obra que desafia os limites do ouvinte
Wings of Steel novamente acerta com "Winds of Time"
Queens of The Stone Age volta com álbum longe de ser "Perfecth"
Corrosion of Conformity encara perdas e mudanças em "Good God / Baad Man"
O melhor disco lançado em 2026, segundo Mateus Ribeiro
Voivod - Música mutante para um futuro mutante
Legião Urbana: O discurso de tristeza e morte no álbum A Tempestade



