Resenha - Tunes of Steel - Zonata
Por Haggen Kennedy
Postado em 03 de março de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Quando ouvi falar dessa banda pela primeira vez pensei "deve ser outra banda qualquer". O leitor não tem idéia do quanto eu estava enganado. Assim que tive esse petardo em mãos minha idéia mudou completamente. A começar pela capa, que é muitíssimo bem feita. Muitas vezes o produto vale mais que a embalagem, mas convenhamos que uma capa bem feita já é meio caminho andado.

Mas não fica por aí. O que impressiona mesmo é que o som desses caras não fica atrás. Pelo contrário, cola junto e dá uma aula de heavy metal. "Tunes of Steel" é simplesmente uma obra prima do heavy metal clássico. E quem diria!, os integrantes da banda têm apenas 20 anos, em média. Fazer um debute (!) desses com essa idade é digno de aplausos. Aplausos tanto por causa da ousadia e capacidade dos músicos como por terem sem dúvida alcançado seu objetivo. Sim, porque o disco é metal até não poder mais. Quem gosta da velha escola NWOBHM e ainda ouve coisas como Liége Lord, Angel Witch, Helstar e Tank não pode deixar de conferir esse grupo.
"Dream Child": é a música que abre o CD. Metal, metal, metal, como todas as outras no disco. O pequeno solo do começo termina no ponto certo pra começar a porradaria maravilhosa do bom heavy tradicional. Bateria acelerada, palhetadas idem. Perfeito.
As músicas a partir daí parecem, increvelmente, que apenas se tornam melhores. "Geronimo", com sua letra voltada para o próprio, é ótima. Se Gerônimo a ouvisse, a trilha sonora do velho-oeste seria o heavy metal.
"Thor (The Thundergod)" é a música que vem na seqüência. Acho que nem precisa dizer que os suecos do Zonata já tinham inspiração mais que suficiente pra jogar as guitarras na cara. Apesar de a canção começar com um tema épico escandinavo, o que predomina mesmo é o heavy que corre no sangue dos caras. Ê musiquinha boa!
O lance interessante é que, entre as dez músicas desse disco, uma (a quarta) é balada. "Beyond the Rainbow" é interessante pois pode-se ver com mais clareza de onde vieram as influências do vocalista Johannes Nyberg (que fundou a banda juntamente com seu irmão John Nyberg). Às vezes tem-se a nítida sensação de que é ninguém menos que Kai Hansen cantando, tamanha é a influência.
Continuando, vem "Criticized", "Welcome to this World of Fun", "The Evil Shadow", "Bring You Down To Hell", "Zonata" e "Viking". Dessas a 'menos melhor', por assim dizer é a "Welcome...", que não tem muita variação e é meio cansativa. O resto é realmente muito, muito bom, especialmente "Zonata".
No resumo, o petardo é realmente muito bom. A única coisa que precisa de alguns retoques é o vocalista, que às vezes perde a linearidade da voz. Mas isso é algo que provavelmente estará solucionado no próximo disco do grupo. E é pouca coisa frente ao poder instrumental que esse quinteto tem. É impossível não curtir o bom e velho heavy metal desse pessoal. Se fosse melhor distribuído, "Tunes of Steel" alcançaria boas posições com certeza.
Material cedido por:
Century Media Records
Departamento de Publicidade
Caixa Postal 1240
São Paulo - SP
CEP 01059-970
E-mail: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Stanley Simmons lança segunda música, "Dancing While the World is Ending"
Frontman: quando o original não é a melhor opção
A pesada música "à lá Black Sabbath" do Kiss que traz o solo preferido de Ace Frehley
O dia que Lobão e Cazuza cheiraram sobre caixão em homenagem a um grande amigo


A todo o mundo, a todos meus amigos: Megadeth se despede com seu autointitulado disco
"Old Lions Still Roar", o único álbum solo de Phil Campbell
Virgo um dos álbuns mais importantes da carreira de Andre Matos
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes



